Discurso durante a 175ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Avaliação sobre a crise que paira no Senado e a conseqüente necessidade de afastamento de seu Presidente.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Avaliação sobre a crise que paira no Senado e a conseqüente necessidade de afastamento de seu Presidente.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2007 - Página 34671
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • AVALIAÇÃO, CRISE, SENADO, DEFESA, NECESSIDADE, URGENCIA, AFASTAMENTO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENCIA, AGILIZAÇÃO, PROCESSO, CONSELHO, ETICA, DECORO PARLAMENTAR.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço essa atitude porque, sem diálogo e sem respeito nesta Casa, dificilmente vamos conseguir cumprir o papel que o País espera.

            É exatamente em função do sentimento que a Casa vive - este tensionamento - que vou, mais uma vez, expressar, de forma transparente e pública, minha avaliação.

Se V. Exª tivesse lido a decisão daquela sessão de uma forma mais generosa para com o Senado e tivesse se licenciado desse cargo, para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pudesse apurar todas as representações, com V. Exª tendo todo o direito de defesa, acho que o Senado Federal estaria vivendo um outro processo político.

            A Presidência tem de ser o equilíbrio. A Presidência tem de ser a isenção. A Presidência tem de ser a imagem institucional do coletivo, desse pluralismo, dos embates. Em nenhuma oportunidade, a Presidência pode ser utilizada para a defesa de um mandato específico.

Mesmo que V. Exª não o patrocine, este exemplo que estamos discutindo talvez seja parte desse processo. Ninguém aqui pode afirmar que V. Exª deliberou que um funcionário tivesse qualquer atitude, mas, pelo fato de estar na Presidência, recai sobre a Presidência a responsabilidade do que aconteceu.

            Senador Renan, saiba que sempre fui absolutamente transparente nas minhas posições. Eu não me omito nas questões que são essenciais à vida do País.

O sentimento da Bancada, o sentimento de cada um dos Senadores e Senadoras é de que o melhor para esta Casa seria o afastamento. E esse é o sentimento amplamente majoritário neste plenário.

Alguns, pela amizade, têm dificuldade em expressar isso. Para mim, não é fácil falar aqui o que estou falando. É muito difícil e muito doloroso, mas acho que é o melhor para esta Casa, para a democracia e para a República. E é o melhor para a defesa de V. Exª: afastar-se da Presidência para se dedicar aos processos do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Queria dizer isso de viva-voz, com transparência, com respeito parlamentar, que acho que é o caminho do relacionamento que devemos preservar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2007 - Página 34671