Fala da Presidência durante a 166ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração ao Dia Mundial do Turismo.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TURISMO.:
  • Comemoração ao Dia Mundial do Turismo.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2007 - Página 33233
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TURISMO.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, TURISMO, SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, IMPORTANCIA, ATIVIDADE ECONOMICA, PROMOÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, NECESSIDADE, PLANEJAMENTO, PROFISSIONALISMO, ATRAÇÃO, TURISTA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA, PUBLICIDADE, SEGURANÇA PUBLICA, QUALIFICAÇÃO, MÃO DE OBRA, REGISTRO, DADOS, ELOGIO, TRABALHO, COMISSÃO, SENADO, MINISTERIO DO TURISMO.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

     A presente sessão destina-se a comemorar o Dia Mundial do Turismo, de acordo com o Requerimento nº 544, de 2007, da nobre Senadora Lúcia Vânia e outros Srs. Senadores.

     Peço que todos tomem seus lugares.

     Tenho a honra de convidar, para compor a Mesa, a Exma Srª Ministra de Estado do Turismo, Marta Suplicy. (Palmas.)

     Já contamos, na Mesa, com a honrosa presença da Senadora Lúcia Vânia, autora do requerimento que proporcionou esta sessão especial.

     Convido, com muita satisfação, a Srª Jeanine Pires, Presidente da Embratur, para compor a Mesa. (Palmas.) Convido, com muita honra também, para compor a Mesa, a Deputada Lídice da Mata, Presidente da Comissão de Turismo e Desporto. (Palmas.)

     Convido também, para compor a Mesa, o Sr. Norton Luiz Lenhart, Presidente da Câmara Empresarial de Turismo. (Palmas.)

     Convido, para compor a Mesa também, com muita satisfação, o Sr. Fábio Lenza, Vice-Presidente da Caixa Econômica Federal. (Palmas)

     Senadora Lúcia Vânia, Ministra Marta Suplicy, Dr. Norton Luiz, Srª Jeanine Pires, Dr. Fábio Lenza, Deputada Lídice da Mata, Srªs e Srs. Convidados, gostaria de, em saudando a Ministra Marta Suplicy, saudar todos os representantes de entidades que fazem presenças honrosas nesta sessão especial. Quero também aproveitar a oportunidade para homenagear a volta a esta Casa desse querido amigo, ex-Ministro de Estado Henrique Hargreaves. (Palmas.)

     Srªs e Srs. Senadores, é com imensa satisfação que participo desta sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. Com efeito, venho de Alagoas - e Jeanine sabe muito bem, porque é minha querida conterrânea -, Estado com uma inegável vocação turística. Por isso, sempre tive a exata noção da importância dessa atividade para o crescimento econômico e para o desenvolvimento nacional sustentável.

     Não podemos, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, esquecer também o turismo ecológico, que desperta um sentimento ainda mais forte de preservação e consciência ambiental em seus praticantes.

     Nosso País, sem dúvida alguma, tem tudo para ser uma grande potência no setor. Temos um conjunto único de atrativos para os visitantes de todo o mundo. São mais de 8 mil quilômetros de litoral e ecossistemas fabulosos, como a Amazônia e o Pantanal, e um patrimônio histórico e cultural de riqueza incalculável.

     Por muito tempo, imaginamos que os turistas aportariam em nossas terras de forma natural e irreversível, magnetizados irresistivelmente pela beleza natural da nossa Pátria. Tínhamos, então, poucas iniciativas para planejamento e para profissionalização também do setor. Ao mesmo tempo, nações como a Espanha transformavam o turismo na grande locomotiva de suas economias.

     Felizmente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, já percebemos que não bastam uma paisagem bonita e um povo alegre e acolhedor para testemunharmos uma profusão de turistas em nosso País. Hoje, já nos parece óbvio que precisamos investir pesadamente em infra-estrutura, marketing, segurança e qualificação de mão-de-obra se quisermos, verdadeiramente, entrar para o seleto clube dos grandes destinos turísticos da atualidade.

     Não é por outro motivo que o Brasil pleiteia um assento no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo.

     Ministra Marta Suplicy, Senadora Lúcia Vânia, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens, a atividade turística movimenta R$24,5 bilhões, ou seja, 5% do nosso Produto Interno Bruto. Desse total, R$16 bilhões, isto é, dois terços, correspondem a turismo de negócios e a viagens corporativas.

     O Senado Federal, por sua vez, tem estado atento às mudanças.

     Assim, logo que assumi a Presidência desta Casa, criamos a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, a CDR, hoje tão bem presidida por esta querida Senadora Lucia Vânia, que tem atuado com muita liderança, zelo, senso público, à frente dessa grande questão nacional.

     Senhoras e Senhores, muito nos orgulha que, hoje, as reuniões e audiências públicas da nossa Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo já se firmaram como um dos mais qualificados palco dos debates do Senado Federal ligados à atividade turística. A presente sessão, assim como a realização da Semana Nacional do Turismo no Congresso Nacional são provas cabais do continuado esmero da Comissão e da Casa para com o tema.

     Ministra Marta Suplicy, todos sabemos do grande e valoroso trabalho que V. Exª está empreendendo frente à Pasta do Turismo, coordenando tarefas que dizem respeito a muitas frentes, que vão desde infra-estrutura até políticas de emprego e formação profissional. Tenha absoluta certeza de que o Senado Federal, no que depender de seu Presidente, no que depender da sua Comissão presidida pela Senadora Lúcia Vânia, continuará sendo o fórum qualificado para o debate e a construção de políticas públicas de apoio, fomento e desenvolvimento do turismo no Brasil.

     Destaco, antes de conceder a palavra à Senadora Lúcia Vânia, a presença honrosa entre nós desse querido amigo e eterno Senador Maguito Vilela. É um prazer muito grande tê-lo aqui.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2007 - Página 33233