Pronunciamento de Arthur Virgílio em 25/09/2007
Questão de Ordem durante a 164ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicita providência energética para impedir a coação, que seguranças do Senado estão impondo a uma militante da juventude do PSDB, por estar usando uma camiseta que pede o afastamento do Presidente Renan Calheiros.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Solicita providência energética para impedir a coação, que seguranças do Senado estão impondo a uma militante da juventude do PSDB, por estar usando uma camiseta que pede o afastamento do Presidente Renan Calheiros.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/09/2007 - Página 32737
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, MESA DIRETORA, URGENCIA, PROVIDENCIA, IMPEDIMENTO, COAÇÃO, SEGURANÇA, SENADO, CIDADÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), UTILIZAÇÃO, VESTUARIO, DEFESA, AFASTAMENTO.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aconteceu algo bastante desagradável, e é fundamental fazer o registro, até para se manter o clima proposto pelo Líder Romero Jucá e aceito por nós, já que vamos conseguir essa coisa simbólica, que é acabar com a votação secreta e marchar para o fim do voto secreto. Aconteceu algo grave. Uma militante da juventude do PSDB, exercitando seu direito natural de rebeldia, está com uma camisa - não estou com essa camisa, mas ela está - que pede o afastamento do Presidente Renan Calheiros.
Aconselhei a assessoria da Liderança do Partido a não colocá-la na tribuna de honra, precisamente porque eu não queria fazer cena para fotógrafo, eu não queria fazer cena factóide. Eu não queria isso. Mas soube que a moça estaria sendo, neste momento, coagida pela Casa, pela Segurança da Casa. Então, quero uma providência em três minutos, senão eu vou tirar a moça fisicamente das mãos de qualquer segurança que esteja com as mãos nela. Eu, pessoalmente, vou tirá-la das mãos de quem quer que seja. Eu o farei, mais ninguém.
Então, Sr. Presidente, gostaria que V. Exª tomasse providências enérgicas, porque é um direito que ela tem. Ela não pode vir para cá sem blusa, mas pode fazê-lo com blusa, escrito o que estiver na blusa, pois é um direito dela. E não vamos admitir arranhões à liberdade de expressão por quem quer que seja, sensibilizando-me mais ainda em se tratando de uma pessoa que é militante do meu Partido, Sr. Presidente.