Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece que no entendimento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a PEC pactuada como primeiro item da pauta é a do Senador Paulo Paim, prevendo voto aberto para toda e qualquer votação, demonstrando um grande avanço institucional para o aprimoramento do parlamento brasileiro.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Esclarece que no entendimento na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a PEC pactuada como primeiro item da pauta é a do Senador Paulo Paim, prevendo voto aberto para toda e qualquer votação, demonstrando um grande avanço institucional para o aprimoramento do parlamento brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 20/09/2007 - Página 32176
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, ENTENDIMENTO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PRIORIDADE, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, AUTORIA, PAULO PAIM, SENADOR.

     O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, hoje, foi a voto uma matéria que já apreciamos na sessão legislativa: o voto aberto para todas as votações, que foi acolhida por unanimidade. É uma tradição parlamentar basicamente consolidada nos Parlamentos mais antigos e democráticos, é uma experiência de quase 220 anos no Parlamento americano (seção 5 do art. 1º): as votações são abertas. Pode haver sessão secreta para matérias de interesse nacional, para a argüição de embaixadores, mas o voto é sempre aberto, transparente e público.

     Nesse entendimento, feito em torno dessa concepção de votação, foi pactuado que, votadas todas as matérias que obstruem a pauta, a PEC do Voto Aberto viria a plenário como primeiro ponto de pauta. Foi esse o entendimento que nós fizemos em torno dessa PEC. São várias, mas a PEC que foi pactuada é do Senador Paulo Paim, prevendo voto aberto para toda e qualquer votação, pois entendemos que será um grande avanço institucional para o aprimoramento do Parlamento brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/09/2007 - Página 32176