Pronunciamento de Mão Santa em 27/09/2007
Discurso durante a 166ª Sessão Especial, no Senado Federal
Homenagem ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- Homenagem ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/09/2007 - Página 33334
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA NACIONAL, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO, OPORTUNIDADE, COMENTARIO, NOTICIARIO, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), DENUNCIA, REDUÇÃO, TRANSPLANTE DE ORGÃO.
- SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ASSISTENCIA, ENTIDADE, TRANSPLANTE, ESTADO DO PIAUI (PI), CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, IMPORTANCIA, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO.
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, estou aqui falando como médico, como cirurgião, e não poderia deixar de falar, no dia de hoje, como Senador da República, sobre o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, que é comemorado hoje.
O jornal Diário do Povo, importante jornal do Piauí, que hoje comemora 20 anos, traz uma reportagem muito interessante da jornalista e repórter Juliana Nogueira. Primeiramente - atentai bem! -, quero dizer que isto deve estar ocorrendo em todo o Brasil, governado pelo PT: “Número de doações de órgãos no Piauí sofre grande redução”. Estou aqui pacientemente esperando, porque a Central de Transplantes do Piauí foi criada em setembro de 2000, quando eu governava aquele Estado. Colocamos, então, o Piauí na era dos transplantes. Lá se faz transplante de córnea, de rim vivo, de rim vindo de cadáver e de coração, com êxito, traduzindo a grandeza, a competência e o avanço da classe médica.
O desgoverno por que passa hoje o Piauí faz com que mais de mil pessoas estejam na fila de espera por um órgão na Central de Transplantes do Piauí. Destas, 663 pessoas esperam por uma córnea; 368 pessoas, por um rim; e duas pessoas, por um coração. Imagine isso no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo, no Brasil! Imagine a deficiência!
Chamamos a atenção do Ministro José Temporão. Outro dia, conseguimos com S. Exª recursos para minimizar as dificuldades do Hospital Getúlio Vargas, onde se faz a maioria desses transplantes. Queremos, mais uma vez, importunar o Ministro. Esse problema deve ser nacional, mas, no Piauí, como diz a jornalista Juliana Nogueira, o número de doações de órgãos “sofre grande redução”. Então, que se faça uma campanha esclarecedora!
Hoje, no Dia do Doador, eles estão comemorando a IX Semana Nacional e a VII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos. Então, aproveitamos este instante para clamar pela ajuda do Ministro Temporão à Central de Transplantes do Piauí, que criamos em setembro de 2000, e para sensibilizar todas as brasileiras e todos os brasileiros, solicitando que doem órgãos, para proporcionar a um irmão nova vida.