Discurso durante a 179ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de aplauso à Sra. Martha Muse, Presidente da Tinker Foundation.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso à Sra. Martha Muse, Presidente da Tinker Foundation.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2007 - Página 35159
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, TIÃO VIANA, SENADOR, POSSE, PRESIDENCIA, SENADO, APRESENTAÇÃO, APOIO, CONFIANÇA.
  • HOMENAGEM, LIDER, ENTIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), INCENTIVO, RELACIONAMENTO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, COOPERAÇÃO, UNIVERSIDADE, PROGRAMA, CONCESSÃO, BOLSA DE ESTUDO.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, venho fazer uma pequena comunicação à Casa e pedir um voto de aplauso.

Mas, antes, eu queria saudar V. Exª, Senador Tião Viana, por assumir a Presidência do Senado Federal, expressar a minha confiança e, ao mesmo tempo, recordar o nosso estreito relacionamento nesta Casa durante estes anos todos, onde sempre tive de V. Exª a melhor de todas as impressões, como homem correto e Senador atento, sempre aprofundando o debate dos problemas, como diria o Senador Mercadante, e, ao mesmo tempo, se conduzindo como um grande nome que todos nós respeitamos.

Mas eu vinha justamente, hoje, pedir um voto de aplauso do Senado Federal a uma senhora que já tem 90 anos, mas que é uma figura importante nas relações Brasil-Estados Unidos.

É que terça-feira passada, a Americas Society, uma entidade americana de grande prestígio que trata das relações Brasil-Estados Unidos, promoveu uma grande homenagem a Martha Muse, que é Presidente da Tinker Foundation. Eu conheço a Tinker Foundation e Martha Muse há mais de 30 anos e sei o que ela representou sobretudo para o Nordeste do Brasil na vinculação entre as universidades brasileiras e americanas, onde sua fundação fez vários programas de bolsas, financiamentos de cursos e, ao mesmo tempo, promoveu muitas e muitas iniciativas que fizeram com que as universidades, sobretudo do Nordeste, tivessem com a Tinker Foundation um relacionamento benéfico a muitos jovens que usufruíram dessa relação de cooperação entre a Tinker Foundation e as universidades brasileiras do Norte do Brasil.

Assim, peço que V. Exª registre o voto de aplauso e o submeta à Casa. Não havendo sessão deliberativa hoje, não sei se poderíamos votá-lo. Mas comunique a Srª Martha Muse também esta manifestação do Senado brasileiro.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR JOSÉ SARNEY.

*********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2007 - Página 35159