Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE. EDUCAÇÃO.:
  • Comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 17/10/2007 - Página 35271
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, FISIOTERAPEUTA, TERAPEUTA OCUPACIONAL, CUMPRIMENTO, CONVIDADO, CLASSE PROFISSIONAL, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, ELOGIO, ATIVIDADE, IMPORTANCIA, SAUDE, POPULAÇÃO, DEFESA, VALORIZAÇÃO, PROFISSÃO, CRIAÇÃO, PISO NACIONAL DE SALARIOS, INCENTIVO, IGUALDADE, TRABALHADOR, CORPO DE SAUDE, NECESSIDADE, IMPLANTAÇÃO, ATENDIMENTO, FISIOTERAPIA, TERAPIA OCUPACIONAL, PROGRAMA, SAUDE PUBLICA, FAMILIA, BENEFICIO, MERCADO DE TRABALHO, FAVORECIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE.
  • HOMENAGEM, DIA, PROFESSOR, IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, NECESSIDADE, MELHORIA, PISO NACIONAL DE SALARIOS, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.

O SR. JOSÉ NERY (P-SOL - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Geraldo Mesquita, Srªs e Srs. Senadores, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais homenageados nesta sessão, eu gostaria de me dirigir à Drª Ana Cristhina de Oliveira Brasil, Vice-Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Conffito), aqui representando o Presidente do Conselho, Dr. José Euclides Poubel; Drª Ingridh Farina, Fisioterapeuta e Assessora do Conffito; Dr. Denílson Magalhães; Dr. Lukas Darien; Dr. Ricardo Lotif Araújo; Drª Luciana Mesquita de Abreu, todos integrantes ou Assessores do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Sr. Presidente, quero manifestar a minha solidariedade e os meus cumprimentos a todos os profissionais que atuam na área da fisioterapia e da terapia ocupacional pelo transcurso do seu Dia, homenagem prestada por esta Casa do Congresso Nacional a todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Brasil. Em especial, peço licença para cumprimentar os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do meu Estado, o Pará, que aqui represento.

Em várias oportunidades, temos tido a possibilidade de não somente receber o serviço prestado por essa categoria de profissionais, mas, igualmente, termos clareza da importância deste trabalho para a saúde da população brasileira. Portanto, esta Casa, ao homenagear uma das mais importantes profissões da área da Saúde, reconhece os relevantes serviços prestados ao povo brasileiro por esses dedicados profissionais.

No entanto, não posso deixar de registrar o quanto ainda devemos avançar no reconhecimento dessa atividade no atendimento e na promoção da saúde em nosso País. Em geral, os profissionais da área sofrem com a discriminação que lhes é imposta nas unidades de atendimento à saúde, tanto no setor público quanto no setor privado, pois, apesar de prestarem relevantes serviços, seus salários são sempre muito inferiores aos de outros profissionais, notadamente se comparado aos salários dos médicos.

Srªs e Srs. Senadores, é necessário que trabalhemos pela fixação de um piso nacional de salários para todos os profissionais da saúde, desde o nível auxiliar ao nível superior, a ser observado pelo setor público e privado, que, do meu ponto de vista, é o único meio de corrigir as distorções e discriminações hoje verificadas entre os profissionais da saúde. Tal medida alcançaria os laboriosos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Espero que os governantes, especialmente os do Governo Federal, se sensibilizem para a situação da saúde pública e das péssimas condições de atendimento ao povo brasileiro e vejam o quanto é importante que os profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional tenham presença garantida nas equipes de saúde, em especial no Programa Saúde da Família, o que garantiria emprego a milhares de profissionais que, uma vez formados, aguardam uma chance de atuarem em suas profissões. Grande importância tem o Programa Saúde da Família no atendimento e prevenção à saúde das pessoas, das populações mais excluídas e mais pobres, como se referiu há pouco o Senador Mão Santa, uma experiência iniciada em Cuba e que outros governos, como o brasileiro, vêm adotando como uma das formas de acompanhamento, monitoramento, prevenção e melhores condições de saúde da nossa população. As equipes que se espalham pelo País como um todo, equipes multiprofissionais, são importantíssimas no tratamento preventivo das doenças; contar com essas equipes e com os profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional seria uma forma de prestar assistência às pessoas de forma mais global em suas necessidades para que tenham saúde em abundância.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Permita-me V. Exª um aparte?

O SR. JOSÉ NERY (P-SOL - PA) - Com muita satisfação, concedo o aparte ao Senador Paulo Paim.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador José Nery, de forma muito rápida, primeiro para cumprimentar meu amigo, companheiro, lutador, Senador que aprendi a respeitar aqui em nosso dia-a-dia, e cada vez mais, Geraldo Mesquita Júnior, pela iniciativa brilhante da homenagem que faz, e à qual fiz questão de assistir durante todo o período, aqui, sentado em minha Bancada, percebendo a importância dessa homenagem. Senador José Nery, meus cumprimentos pelo pronunciamento que faz, cumprimento a todos, mas a V. Exª em especial, nesse momento, por apontar caminhos, por apontar alternativas, busca espaço para que esses profissionais, efetivamente, ocupem o justo lugar no mercado de trabalho pela competência e pela qualidade da atividade que desempenham. Quero dar um depoimento de um minuto, se me permitirem os Fisioterapeutas e os Terapeutas Ocupacionais. O Senado acompanhou e sabe - o Senador Papaléo - que estou com um filho internado no Hospital Mãe de Deus, há quatro meses, em Porto Alegre, e o papel desses profissionais é algo capaz de emocionar qualquer um de nós e não somente a mim que sou pai. Muitas vezes, o menino - que está há quatro meses internado no hospital - está irritado, cansado, não quer fazer os exercícios, chegam lá os profissionais, verdadeiros psicólogos, pastores da vida, eu diria, que o tratam com um carinho inquestionável e o convencem a se movimentar, a se mexer, a fazer os exercícios. Hoje fiquei sabendo que ele começou a dar os primeiros passos. Então, queria dar esse depoimento. Vocês, profissionais dessa área, fazem um trabalho belíssimo, belíssimo! Por isso, a minha homenagem, Senador Mesquita Júnior, pela iniciativa, Senador José Nery, Senador Papaléo Paes e a todos que aqui se pronunciaram. Faço este depoimento como reconhecimento ao belíssimo trabalho desempenhado por homens e mulheres que, ao se dedicam a essa profissão, fazem-no muito bem. Muito obrigado, em nome de todos aqueles que, com certeza, dependem muito de vocês. Muito obrigado!

O SR. JOSÉ NERY (P-SOL - PA) - Obrigado, Senador Paulo Paim, pelo aparte, pelo depoimento emocionado de quem acompanha de perto os serviços prestados por esses profissionais em sua própria família.

Todos nós temos visto a dedicação do Senador Paulo Paim ao acompanhar o tratamento do seu filho, que está se recuperando gradativamente, para a alegria de todos nós que convivemos com S. Exª.

Sabemos da dedicação de V. Exª ao Brasil, aos trabalhadores e a todos aqueles que querem construir uma Pátria mais justa. Sabemos que nesses últimos quatro meses a questão que envolve a saúde e a recuperação de seu filho tem sido algo que o preocupa muito, e que nos preocupa também. Por isso, saudamos a feliz notícia de que o seu filho começa a dar os primeiros passos, sinal mais visível da recuperação dele. O aparte de V. Exª, Senador Paulo Paim, só engrandece este breve pronunciamento que fazemos nesta tarde, juntamente com o pronunciamento de outros Senadores e Senadoras que aqui prestam essa justa homenagem aos Fisioterapeutas e da Terapia Ocupacional.

Tenho acompanhado no Estado do Pará, em Belém, em Abaetetuba, em Barcarena e em outros Municípios, o trabalho desses profissionais, sobretudo na recuperação de vítimas de acidentes graves. É importante - e o Senador Paulo Paim define com perfeição - não só a recuperação física dos pacientes, mas o incentivo à recuperação do paciente na sua integralidade, cuida da alma, do bem-estar.

Esse é um testemunho de que vocês, profissionais da fisioterapia e da terapia ocupacional, devem cada vez mais se orgulhar da profissão que exercem e dos desafios postos para que esse trabalho seja melhor reconhecido pelo Poder Público e pela sociedade. Essas profissões só se engrandecerão com a melhoria na qualidade de saúde do nosso povo.

Saúdo também o Senador Geraldo Mesquita Júnior pela iniciativa desta sessão, que nos dá a oportunidade de nos somarmos aos demais Senadores que aqui se pronunciaram para demonstrar a relevância desse trabalho para a saúde do povo brasileiro.

Antes de encerrar meu pronunciamento, esta breve saudação, peço licença aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, dignos homenageados, para prestar uma homenagem aos profissionais da educação, ao professor, em especial, que teve seu dia comemorado e ressaltado desta tribuna do Senado Federal por várias Srªs e Srs. Senadores. Trata-se de uma das profissões humanas mais dignas e mais completas na formação da nossa sociedade.

Infelizmente, a educação não adquiriu, ainda, o status necessário de atenção que se exige para que haja, de fato, educação de qualidade. Com muito esforço, dos próprios profissionais da educação dos diversos níveis de ensino - da educação infantil, da educação especial, do ensino fundamental, do ensino médio, do ensino superior, das instituições de pesquisa -, em todos os níveis do conhecimento, o professor é fundamental e tem uma missão indissociável na construção de um Brasil mais justo e mais digno para todos.

Os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais também contaram com a inestimável contribuição dos professores e professoras para adquirirem seu nível de informação. Portanto, ao saudar aqui os mestres do Brasil, aqueles que estão nas capitais, nas cidades, e sobretudo aqueles que estão nas comunidades mais longínquas, no interior do Brasil, onde a informação chega com muita dificuldade, onde a comunicação é muito tênue, tenho certeza de que os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais aqui presentes, representando essa laboriosa classe de profissionais, se associam a esta homenagem aos professores e professoras do Brasil, que lutam por melhores salários e por melhores condições de trabalho, que lutam, por exemplo, no ensino fundamental e médio, para que haja um piso nacional.

Por sinal, daqui a pouco estaremos discutindo e votando nesta Casa o piso nacional para os professores de ensino fundamental e médio. Tenho certeza de que essa luta conta com a solidariedade e o apoio de todas as Srªs e Srs. Senadores para o engrandecimento do Brasil e para o fortalecimento da educação.

Portanto, esta é uma dupla homenagem aos fisioterapeutas, aos terapeutas ocupacionais e aos professores do País.

Recebam, pois, as nossas saudações, a nossa solidariedade e a merecida homenagem do Senado Federal.

Parabéns a todos.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/10/2007 - Página 35271