Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação contra o PMDB pela destituição dos senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Autor
Marisa Serrano (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Indignação contra o PMDB pela destituição dos senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/2007 - Página 34215
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CRITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), AFASTAMENTO, PEDRO SIMON, JARBAS VASCONCELOS, SENADOR, MEMBROS, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, MOTIVO, AUTONOMIA, OPINIÃO, PARECER CONTRARIO, PRORROGAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF).
  • DESAPROVAÇÃO, CONDUTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), IMPORTANCIA, SENADO, RECUPERAÇÃO, CONFIANÇA, OPINIÃO PUBLICA, DEMONSTRAÇÃO, INTERESSE, SOLUÇÃO, PROBLEMAS BRASILEIROS.

            A SRª MARISA SERRANO (PSDB - MS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

            Quero fazer uma consideração acerca da resolução que foi lida há pouco dessa Mesa. Mesmo sabendo que a indicação para os componentes de uma comissão é uma prerrogativa dos partidos políticos, quero aqui, Sr. Presidente, Srs. Senadores, expressar o meu desconforto em saber que dois Senadores da estirpe de Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos foram destituídos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania pelo seu Partido, certamente pelas posições que tomaram ontem, na reunião da CCJ.

            Quero externar, como disse, o meu desconforto. É importante que esta Casa passe para a opinião pública a idéia não só de legalidade, como é o caso - e é legal o que foi feito -, mas também a idéia de que esta Casa quer uma moralização. E essa moralização, Sr. Presidente, Srs. Senadores, só poderá acontecer se começarmos a tomar atitudes aqui dentro que visem a essa moralização.

            Quando pessoas do porte de Pedro Simon são destituídas pelas suas idéias e pelas suas convicções, Jarbas Vasconcelos, pela sua história, também é destituído, por aquilo que pensa, por aquilo que luta - e não estão lutando por algo contra esta Casa nem contra o País, mas justamente a favor da seriedade, da decência -, isso nos deixa a todos, tenho certeza, muito tristes.

            Este é o registro que faço preocupada, porque, em um momento em que estamos lutando para que esta Casa dê ao País a idéia de sobriedade, de moralidade e de decência, fatos como esses nos levam a crer que temos muito a caminhar, para fazer com que o povo brasileiro volte a confiar, não só nos políticos, mas volte principalmente a acreditar que o Senado é uma Casa de homens sérios, responsáveis, decentes, preocupados não com problemas menores, não com seus problemas pessoais, mas com os problemas maiores da sociedade brasileira.

            Fica aqui o meu registro, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/2007 - Página 34215