Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de aspectos relativos à estimativa da receita para o ano de 2008, introduzindo alguns ajustes.

Autor
Francisco Dornelles (PP - Progressistas/RJ)
Nome completo: Francisco Oswaldo Neves Dornelles
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ORÇAMENTO.:
  • Apresentação de aspectos relativos à estimativa da receita para o ano de 2008, introduzindo alguns ajustes.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2007 - Página 36078
Assunto
Outros > ORÇAMENTO.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, RELATORIO, RECEITA FEDERAL, PROPOSTA, AJUSTE FISCAL, RECEITA, PROPOSIÇÃO, EXECUTIVO, EXERCICIO FINANCEIRO SEGUINTE, LEITURA, DETALHAMENTO, ALTERAÇÃO, TRIBUTOS, CRITICA, CONGRESSO NACIONAL, OMISSÃO, DEBATE, ORÇAMENTO, COMPARAÇÃO, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, EXPECTATIVA, VOTAÇÃO, COMISSÃO MISTA, RESPEITO, PRAZO.
  • DEFESA, CESSAÇÃO, COINCIDENCIA, EXERCICIO FINANCEIRO, ANO, CALENDARIO, VIABILIDADE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, POSSE, GOVERNO, AGILIZAÇÃO, REMESSA, PROPOSTA, ORÇAMENTO, CONGRESSO NACIONAL, DESNECESSIDADE, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTARIAS (LDO).

O SR. FRANCISCO DORNELLES (Bloco/PP - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, levei, semana última, à Comissão de Orçamento, o relatório da Receita para o ano de 2008, quando apresentei uma nova estimativa da receita calculada pelo Poder Executivo, nela introduzindo alguns ajustes.

No caso dos impostos de importação e do IPI vinculado, o ajuste é decorrência da valorização do real, que deve promover um incremento das importações e também um aumento da alíquota média em função das mudanças do padrão de consumo.

Promovi também um reajuste das receitas e contribuições seguintes:

- O Imposto de Renda sobre Produtos Industrializados no caso do fumo. O aumento da alíquota em 30%, medido para o período de doze meses, proporciona um impacto maior do que o previsto pelo Executivo;

- Em “IPI - outros”, promovi um acréscimo de R$789 bilhões, decorrentes da hipótese de que o crescimento industrial será maior do que o previsto na proposta do Poder Executivo. Observou-se que, em 2007, a arrecadação do IPI, em grande parte, foi justificada pela produção de alguns setores que mostram ainda muita pujança para o ano de 2008;

- No Imposto de Renda e na Contribuição Social sobre o Lucro, promovi um ajuste de R$8 bilhões. O acréscimo decorre da hipótese da maior lucratividade das empresas em relação ao que foi previsto pelo projeto do Executivo e do aumento de base para o ano de 2007;

- O imposto retido na fonte sobre remessas para o exterior também teve sua arrecadação acrescida. Isso pelo fato de que, com o real forte, existe uma grande tendência de as empresas fazerem maiores remessas para o exterior;

- Houve um acréscimo de R$770 milhões decorrente da maior intermediação financeira na arrecadação prevista do IOF;

- Promovi um reajuste, entretanto, para menos, no caso do Imposto de Renda retido na fonte e no caso da Cofins, porque entendi que o Governo Federal, ao fazer uma estimativa das receitas extraordinárias, alocou a esses impostos uma receita que, no meu entender, não será alcançada. Por esse motivo, a receita da Cofins estimada por mim é R$1 bilhão inferior àquela que foi apresentada pela Receita Federal.

- No que concerne à receita do INSS, foi estimado um aumento de R$900 milhões, decorrentes do aumento de arrecadação já ocorrido até 2007 e que serviu de parâmetro para a arrecadação de 2008.

- No rol das demais receitas, fiz um ajuste na receita dos royalties. A Receita Federal calculou o preço do petróleo em R$73,00, e eu fiz um cálculo conservador de R$77,00, o que indica que, talvez, na próxima revisão, tenhamos de aumentar, de fato, em decorrência do que está acontecendo no mundo;

- Fiz também um acréscimo na receita de dividendos, porque, examinando o lucro do Banco do Brasil e da Petrobras, entendi que a União terá condições de receber maior montante de arrecadação do que aquele verificado em anos anteriores.

Sr. Presidente, o Parlamento nasceu para votar o Orçamento. No Brasil, dedicamos pouco tempo à votação do Orçamento. O Governo manda a sua proposta em 31 de agosto e, em que pese o esforço feito na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, o tempo é muito pequeno. Na maior parte dos países do mundo, dois terços do tempo do Congresso é dedicado à votação do Orçamento.

Acho também que temos uma distorção grande no campo do Orçamento em relação à coincidência do ano calendário com o ano fiscal. Quando um Presidente da República ou um Governador assume, no dia 1º de janeiro, ele é obrigado, durante um ano, a administrar um orçamento que foi votado pelo governo anterior. Defendo que isso deva ser mudado. Devemos acabar com essa coincidência entre o ano fiscal e o ano calendário. Deveríamos ter um ano fiscal de julho a junho. Dessa forma, quando um Presidente assumisse, em janeiro, ele poderia, em março, já enviar a sua proposta de Orçamento, que vigoraria até o final de junho próximo.

Isso, entretanto, exigiria que tomássemos uma posição em relação à LDO. Eu tenho uma posição polêmica, que contraria a maior parte dos técnicos em orçamento: acho que o Executivo poderia enviar, com mais brevidade, o Orçamento ao Congresso, mesmo sem a LDO, ou seja, acho que tínhamos de pensar em vencer uma fase e dispensar a necessidade da LDO.

Dessa forma, se acabássemos com a coincidência do ano fiscal com o ano calendário, o Governo que assumisse no dia 1º de janeiro enviaria a sua proposta de Orçamento até março para que fosse votada até junho, e o ano fiscal, então, seria de julho a junho, o que corrigiria essa grande distorção de Presidente da República e Governadores ficarem durante um ano administrando orçamento feito em governos anteriores.

Entretanto, Sr. Presidente, esses pontos que eu levantei são polêmicos e merecem discussão mais profunda. O que queria informar ao Senado no dia de hoje é que eu apresentei, dentro do prazo, o relatório sobre as receitas do Orçamento, a estimativa para 2008. Espero que a Comissão de Orçamento possa votá-lo dentro do prazo fixado e que o Congresso possa examinar o Orçamento ainda este ano para que o Brasil não corra o risco de entrar no ano calendário de 2008 sem o Orçamento votado, o que é sempre um desgaste muito grande e traz distorções e dificuldades enormes para a Administração Pública.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2007 - Página 36078