Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apreço ao Senador Romeu Tuma por seu ingresso no PTB. (como Líder)

Autor
Epitácio Cafeteira (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MA)
Nome completo: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Manifestação de apreço ao Senador Romeu Tuma por seu ingresso no PTB. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2007 - Página 36089
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ROMEU TUMA, SENADOR, INGRESSO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

O SR. EPITÁCIO CAFETEIRA (Bloco/PTB - MA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, meus 45 anos de vida pública, com momentos ora de tristeza, ora de alegria, hoje me conferem o prazer de saudar, desta tribuna, o Senador Romeu Tuma, pelo seu recente ingresso no PTB, fato que honra e engrandece o Partido.

Este é o pensamento, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, da totalidade dos membros do PTB, Partido cuja saga se revela na luta pela preservação das liberdades individuais, dos princípios democráticos norteadores do Estado de direito e da dignidade que, indeclinavelmente, deve circundar o trabalho daqueles que constroem o País.

Romeu Tuma, Sr. Presidente, identifica-se com esses valores e, também por isso, nós o recebemos de braços abertos. Na verdade, ele os têm vivenciado por toda a sua trajetória de vida.

Nascido em São Paulo, muito jovem ingressou na carreira policial. Bacharel em Direito, sempre à guisa de concursos públicos, tornou-se investigador e, em 1967, Delegado de Polícia. Foi Diretor de Polícia Especializada na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e Superintendente da Polícia Federal daquele Estado. Discreto e competente, assumiu os mais destacados cargos pertinentes à carreira por ele abraçada, entre eles o de Secretário da Receita Federal e Secretário da Polícia Federal. Romeu Tuma tornou-se uma unanimidade nacional, o que lhe valeu a carinhosa alcunha de “Xerife”. Nesta Casa, eleito para o segundo mandato e Corregedor reeleito pela sétima vez consecutiva, tem prestado relevantes serviços ao País.

O Partido Trabalhista Brasileiro saúda, portanto, o Senador Romeu Tuma com muita alegria, pelo que nos sentimos reciprocamente acolhidos.

Temos muito trabalho a fazer, muitos projetos a concluir, para o bem do Brasil, e sua contribuição, por certo, a exemplo do que se tem verificado ao longo de sua longa trajetória pública, será das mais brilhantes e profícuas.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - Muito obrigado, Senador Epitácio Cafeteira. A Presidência aplaude o PTB por mais essa importante conquista.

O SR. EPITÁCIO CAFETEIRA (Bloco/PTB - MA) - Sr. Presidente, de uma Bancada de quatro Senadores, hoje somos sete; a quinta Bancada partidária do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2007 - Página 36089