Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar às vítimas dos grave acidentes ocorrido em Santa Catarina, na BR - 282, envolvendo um ônibus e dois caminhões e condolências às famílias.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO. :
  • Homenagem de pesar às vítimas dos grave acidentes ocorrido em Santa Catarina, na BR - 282, envolvendo um ônibus e dois caminhões e condolências às famílias.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2007 - Página 34762
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CODIGO DE TRANSITO BRASILEIRO.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, RODOVIA, REGIÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PARTICIPAÇÃO, FESTA, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, COOPERATIVA, AGROINDUSTRIA.
  • IMPORTANCIA, DEBATE, RESPONSABILIDADE, ACIDENTE DE TRANSITO, ESPECIFICAÇÃO, GRAVIDADE, CONSUMO, BEBIDA ALCOOLICA, IMPRUDENCIA, IMPERICIA.

     A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a gentileza e a compreensão dos demais Senadores, porque estou com um requerimento de pesar semelhante ao que o Senador Neuto de Conto apresentou.

     Gostaria de deixar registrado que o acidente, pelas proporções, pelo número de vidas ceifadas e de pessoas em condições precárias internadas nos hospitais da região, foi de repercussão nacional. Tanto que foi veiculado pela grande imprensa com bastante destaque. Hoje pela manhã, quando acordei, liguei a televisão para acompanhar os noticiários e fiquei profundamente chocada, como imagino que devam ter ficado chocados milhares de brasileiros que assistiram àquelas cenas.

     Imagino a situação do Senador Neuto de Conto, que é da região. Mas todos nós catarinenses efetivamente hoje estamos de luto, porque a 282 é uma rodovia importantíssima, que vem sendo submetida a obras de melhoria, inclusive o trecho, Senador Neuto de Conto, onde houve o acidente foi recentemente restaurado e estava sinalizado.

      Portanto, indiscutivelmente, o acidente aconteceu por imperícia, talvez até também da carreta, que depois do primeiro acidente acabou ampliando ainda mais a dimensão da tragédia. Há fortes indícios de que a carreta estava desgovernada por falta de freios. Portanto, há até a questão de falha no equipamento.

     Precisamos, diante dessa tragédia, como tantas outras que vêm acontecendo, ter mecanismos para efetivamente debatermos e colocarmos para a sociedade a irresponsabilidade por trás de tudo isso. Temos acompanhado muitas vezes vários acidentes envolvendo álcool, envolvendo a imprudência e o quanto isso está ceifando vidas e causando situações absolutamente trágicas, como essa que estamos sofrendo agora, lá em Santa Catarina.

     Então, eu queria deixar também o nosso registro.

     O ônibus do primeiro acidente estava voltando das comemorações dos quarenta anos da Cooper Alfa, que é uma das cooperativas mais importantes do nosso Estado e também do Brasil, cujas solenidades ocorreram em Chapecó, na maior feira da agroindústria também do nosso Estado, a Efapi.

     Em Santa Catarina, Senador Neuto de Conto, no mês de outubro, sempre nos preocupamos, porque é o mês das tão faladas e elogiadas festas de outubro, como a Oktoberfest, em Blumenau; as Marejadas, em Itajaí; a Fenarreco, em Brusque; a Fenaostra, em Florianópolis; e a Efapi, em Chapecó. Todas ocorrem no mês de outubro e acabam gerando muitos episódios de imprudência, de abuso do álcool.

     Então, nós nos preocupamos com a segurança do trânsito nas nossas estradas, em razão da imprudência, da imperícia. Um acidente como esse, efetivamente, tem que nos fazer refletir e criar condições para que não continuem se repetindo acidentes com essa magnitude e que provoquem esse sofrimento.

     Como disse o Senador Neuto de Conto, mais de trinta pessoas perderam a vida, e há mais de oitenta pessoas internadas em caso grave nos hospitais.

     É muito importante que, além do voto de pesar e de um minuto de silêncio que o Senador Neuto de Conto propôs, a partir dessa tragédia, que nos abala e nos deixa a todos nós catarinenses profundamente impactados, tenhamos capacidade também de refletir e tomar medidas contra a imprudência, a imperícia, essa vinculação entre direção e álcool, que muitas vezes acabam ampliando o número de tragédias, que entristecem a todos nós.

     Era isso, Sr. Presidente. Peço mil desculpas por ter-me alongado, mas realmente a dimensão da tragédia foi muito impactante para todos nós, para o Brasil e para o nosso Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2007 - Página 34762