Discurso durante a 174ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solidariedade aos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, e expectativa de uma solução para a situação ocorrida na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solidariedade aos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, e expectativa de uma solução para a situação ocorrida na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2007 - Página 34346
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PEDRO SIMON, JARBAS VASCONCELOS, SENADOR, AFASTAMENTO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

     O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Tião Viana, falarei na mesma linha do raciocínio do Senador Mão Santa. Apesar de não ser do PMDB, quero deixar, nesta tarde, meus votos de congratulações e de reconhecimento às pessoas dos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos.

     Fico meio preocupado, Sr. Presidente. Se estão fazendo isso com Jarbas Vasconcelos... Se maltratarem muito esse homem, tenho certeza de que Pernambuco todo vem para a porta do Senado, porque S. Exª é um ídolo incontestável daquele Estado. Se estão fazendo isso com S. Exª e com uma figura histórica deste Senado - com certeza absoluta, quando quiserem falar do Senado brasileiro, vão ter de falar em Pedro Simon -, se estão fazendo isso com esses dois Senadores, Sr. Presidente, afirmo a V. Exª que o Senador Mário Couto tem de estar preocupado, porque é um simples Senador, nunca foi Governador, tem sete meses de Senado, é um humilde coitadinho...

     Estou com medo. Começo a pensar: se estão cerceando o direito de falar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania...

     Sr. Presidente, até quando vai isso? Precisamos acabar com isso.

     Até quando vai esse caso Renan? Até quando vamos conviver com isso? Se não fosse o caso Renan, fariam isso com os Senadores? Não fariam. Está evidente que isso pertence a esse episódio.

     É só perguntar: por que não fizeram antes? Por que não tiraram antes? É só perguntar isso, Sr. Presidente. Por que só agora? Porque querem tirar o direito de voto, o direito da palavra dos dois Senadores.

     Isso é terrivelmente ruim para o Senado, enlameia mais esta Casa, sangra-a mais. Quando vamos parar com isso?

     Precisamos tomar uma posição, uma atitude definitiva para acabar com isso, senão será como o Senador Jarbas Passarinho falou: este Senado vai feder cada vez mais.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2007 - Página 34346