Discurso durante a 174ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Agradecimento pela solidariedade que recebeu dos Senadores e da população.

Autor
Jarbas Vasconcelos (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PE)
Nome completo: Jarbas de Andrade Vasconcelos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Agradecimento pela solidariedade que recebeu dos Senadores e da população.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2007 - Página 34369
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, SENADOR, MENSAGEM (MSG), POPULAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, ORADOR, PEDRO SIMON, VITIMA, AFASTAMENTO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA.

     O SR. JARBAS VASCONCELOS (PMDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, sem embargo de voltar à tribuna para abordar o tema, quero manifestar os meus agradecimentos, em meu nome pessoal, às manifestações de solidariedade dos colegas Senadores, na quinta-feira à noite e na sexta-feira na sessão matutina, e às milhares e milhares de mensagens que tenho recebido do País inteiro, manifestações de solidariedade pela torpeza que fizeram comigo e com Pedro Simon na última quinta-feira.

     Numa Casa que se encontra tão degradada como o Senado nos dias atuais, ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de se surpreender com essas medidas pequenas e tacanhas.

     É injusto, profundamente injusto, atribuir isso apenas a uma questão do PMDB, da Liderança do PMDB, que não tem dimensão para tal. A medida foi tomada pelo Presidente, o que se senta nesta cadeira em que V. Exª está sentado, o Sr. Renan Calheiros, que tem levado esta Casa à sarjeta.

     De forma que quero agradecer a solidariedade que tenho recebido e reiterar a V. Exª que pretendo não mais só em meu nome, mas em meu nome e em nome de Pedro Simon, transformar isso, por um dever inclusive de justiça e de correção, em um problema suprapartidário, porquanto é a Casa que está sendo atingida, e não apenas os dois membros do Partido, do PMDB, e a Comissão de Constituição e Justiça. A Casa é que foi atingida, porque se hoje se faz isso comigo e com Pedro Simon, amanhã se fará com qualquer um outro Senador da República.

     Então, agradeço a V. Exª, Presidente Tião Viana. Pretendo voltar não mais externando somente uma posição minha, mas uma posição que acredito que deva ser a da maioria desta Casa, maioria democrática, maioria que eu tenho certeza de que não será subserviente e que vai, com destemor, enfrentar essa situação que nos parece desfavorável hoje, mas que vai ficar favorável. Haverá um determinado momento em que ela vai ficar favorável.

     Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2007 - Página 34369