Discurso durante a 177ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Senador Jefferson Peres, relator do novo processo contra o Senador Renan Calheiros, pela celeridade na tramitação.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Apelo ao Senador Jefferson Peres, relator do novo processo contra o Senador Renan Calheiros, pela celeridade na tramitação.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2007 - Página 34766
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, RELATOR, URGENCIA, DECISÃO, PROCESSO, REU, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, NECESSIDADE, AGILIZAÇÃO, OBJETIVO, MELHORIA, REPUTAÇÃO, LEGISLATIVO, BRASIL.

     O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Papaléo, gostaria que V. Exª me registrasse pela Liderança do meu Partido.

Falo bem rapidamente, Senador, sem criar transtorno e inquietação no coração dos Senadores que estão inscritos. Quanto ao Senador Dornelles, precisamos parar para ouvi-lo.

     É um mestre e professor de todos nós.

     Senador Papaléo, nosso Presidente, estamos vivendo um momento, Senador Sibá, em que ou debelamos essa crise, ou ela vai debelar todos nós. É extremamente doloroso e constrangedor até fazer uma fala dessa natureza. Eu sou amigo pessoal do Senador Renan e queria fazer um apelo ao Senador Jefferson Péres, que agora é Relator desse novo processo: que a celeridade deve vir com a pulsação do coração de todos nós e da própria sociedade, e espero até que do Senador Renan, para que respondamos rapidamente pelo sim ou pelo não, para que debelemos a crise, de maneira que o Senado, que está sangrando, rastejando, esvaindo-se em sangue em praça pública, possa ser recobrado rapidamente, para responder aos anseios da sociedade, dar celeridade àquilo que precisa ser dado, no sentido de fazer andar a Nação, porque estamos vivendo um momento extremamente ruim, de um clima extremamente ruim, de um mormaço que parece não passar nunca mais. A sensação que tenho, Senador Papaléo, é que todos nós estamos dentro de um elevador que enguiçou e não tem porta de saída, não há como sair. Estamos asfixiados, sem poder respirar e sem ter como sair.

     Queira Deus que encontremos rapidamente uma saída e que haja celeridade na Comissão de Ética, para que nós possamos, pelo sim, pelo não, ter uma resposta rápida e tirarmos esta Casa, a todos nós, dessa agonia que nós estamos vivendo.

     Este é o meu apelo ao Senador Jefferson Péres, para que dê celeridade ao Conselho de Ética, para que todos nós saiamos de baixo dessa nuvem que estamos vivendo.

     Os grandes temas da sociedade parecem já não interessar, como o exame da OAB, Senador Gilvam; parece que perdeu a graça dos primeiros dias, com tanta luta de estudantes; as pessoas não querem mais nem ouvir falar. Redução da maioridade penal: não querem ouvir falar. Violência: não querem ouvir falar. Diminuição da idade para se tirar carteira de motorista, exame toxicológico, coisa que vai ao encontro do combate à violência no Brasil: as pessoas não querem ouvir falar. O mote é um só: uma nuvem difícil que paira sobre a sociedade brasileira, sobre esta Casa.

     Sr. Presidente, desculpe a minha manifestação neste momento, mas nós precisamos dar celeridade para que saiamos desse elevador enguiçado e encontremos a porta de saída.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2007 - Página 34766