Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Requer o registro, nos Anais do Senado, do artigo escrito pelo jornalista Ruy Castro, publicado no jornal Folha de S.Paulo, intitulado "Pela Maria da Penha". Homenagem ao "Dia dos Professores", na pessoa da professora Helena Matiuzzo Felix, da cidade de Comodoro/MT.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FEMINISMO. HOMENAGEM.:
  • Requer o registro, nos Anais do Senado, do artigo escrito pelo jornalista Ruy Castro, publicado no jornal Folha de S.Paulo, intitulado "Pela Maria da Penha". Homenagem ao "Dia dos Professores", na pessoa da professora Helena Matiuzzo Felix, da cidade de Comodoro/MT.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37532
Assunto
Outros > FEMINISMO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESAPROVAÇÃO, CONDUTA, JUIZ, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DECLARAÇÃO, INCONSTITUCIONALIDADE, LEGISLAÇÃO, PROTEÇÃO, MULHER, VIOLENCIA, AMBITO, FAMILIA, OFENSA, FEMINISMO.
  • HOMENAGEM, DIA, PROFESSOR, OPORTUNIDADE, SAUDAÇÃO, PROFESSOR UNIVERSITARIO, MUNICIPIO, COMODORO (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, EMPENHO, TRABALHO, REGISTRO, ESCOLHA, NOME, ESTABELECIMENTO DE ENSINO.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, pediria rapidamente que ficasse registrado nos Anais do nosso Senado da República o artigo escrito pelo jornalista Ruy Castro, publicado na Folha de S.Paulo de ontem: “Pela Maria da Penha”. Que fique registrado na íntegra nos Anais do Senado da República artigo de Ruy Castro, publicado ontem na Folha de S.Paulo.

Escrevi um pronunciamento no dia 15 de outubro, que é o Dia do Professor, mas, após isso, fiz uma das minhas andanças no meu Estado de Mato Grosso e passei pelos Municípios de Mirassol do D’Oeste e Pontes e Lacerda, municípios extremamente promissores do meu Estado. Mas hoje não vou falar sobre eles. Fui até o Município de Comodoro. Passei por vários outros: Conquista D’Oeste, Vale de São Domingos, Nova Lacerda, encerrando em Comodoro.

Como, ainda meio próximo do Dia do Professor, eu precisava fazer este discurso, vou deixar para comentar a minha passagem por todos esses municípios num outro momento e vou ater-me ao Município de Comodoro. Não que seja mais bonito ou melhor do que os outros. É porque desejo homenagear uma pessoa muito especial daquela cidade. Trata-se de uma professora na verdadeira acepção da palavra, exemplo de vida e dedicação ao magistério.

Falo, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srª Senadora, com muito orgulho, da Professora Helena Matiuzzo Felix, com mais de 40 anos de magistério, quando nós, mulheres, podemos nos aposentar aos 25 anos como professoras, não é Senadora Marisa? Nós, que somos dessa área - eu, pelo menos, dei aula na Universidade Federal de Mato Grosso durante 26 anos -, sabemos que essa é uma tarefa árdua. Por isso é justa a aposentadoria com esse tempo de serviços prestados. A Dona Helena Matiuzzo tem mais de 40 anos exercendo o magistério e continua na sua função.

Ela estava presente, no dia 14 de outubro, e eu vi, emocionada, essa grande professora Dona Helena, que, de tamanho, é bem miúda, uma pessoa de estatura bem pequena, mas grande na sua forma de ser, no seu preparo. E lá ela estava sendo homenageada pela escola municipal que está levando seu nome, Helena Matiuzzo Felix. Embalada por um coral, ela ainda cantarolava. Além de ser professora, continua trabalhando, participando de um coral. Uma pessoa de cabelos branquinhos, lá estava ela, orgulhando todos os cidadãos de nosso Município de Comodoro, que fica na divisa de Rondônia. Foi um grande momento, com centenas de pessoas presentes a essa homenagem, a inauguração de uma escola.

Lá estive com valorosos companheiros do meu Partido, Partido dos Trabalhadores, meu grande companheiro Marcelo, o Presidente do Sindicato Rural, Onildo; nosso vereador José João; enfim, a militância do nosso Partido. Recebemos grupos de índios da comunidade indígena nambiquara. E destaco Mané Manduca, líder dessa comunidade nambiquara na região. Estivemos, enfim, conversando com essa população tão amiga, tão destemida.

Hoje, é muito fácil a gente chegar em nosso Comodoro, na divisa com o Estado vizinho de Rondônia, pois já temos asfalto até lá, temos uma estrada boa, conservada. Há 20 anos, aquele espaço físico da nossa geografia mato-grossense era inatingível. Hoje, a gente chega lá com facilidade.

Eu queria dar esse recado rapidamente em homenagem à D. Helena Matiuzzo, que hoje dá um nome a uma escola municipal com a dignidade e a grandeza que ela, com certeza, tem e merece de uma escola, no Município de Comodoro. Essa mulher tem uma história belíssima. Desde a fundação do nosso Município até os dias de hoje, aliás, muito antes, ela já era professora.

Mais uma vez, minha homenagem a todos os profissionais da educação do meu País e especialmente do meu Estado de Mato Grosso, na figura dessa grande mulher que é Helena Matiuzzo Felix.

Obrigada, Presidente.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA SERYS SLHESSARENKO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Pela Maria da Penha


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37532