Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao "Dia do Aviador", comemorado ontem. Apelo para que União cumpra decisão judicial referente ao Instituto Aerus de Seguridade Social.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Homenagem ao "Dia do Aviador", comemorado ontem. Apelo para que União cumpra decisão judicial referente ao Instituto Aerus de Seguridade Social.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37646
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, AVIADOR, CUMPRIMENTO, CATEGORIA PROFISSIONAL.
  • SOLICITAÇÃO, UNIÃO FEDERAL, CUMPRIMENTO, DECISÃO JUDICIAL, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), ASSOCIADO, ENTIDADE FECHADA, PREVIDENCIA COMPLEMENTAR.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dia 23 de outubro foi comemorado o Dia do Aviador. Deixo aqui os meus cumprimentos a esses profissionais.

Aproveitando o dia do aviador, vou abordar a questão do Instituto Aerus de Seguridade Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios doença do pessoal da Varig e Transbrasil.

Durante vários governos houve indevidos financiamentos de contribuições ao Aerus. Até mesmo o que era descontado na folha de pagamento dos próprios empregados era retido pelas patrocinadoras e não repassado ao Instituto.

Em virtude dessas irregularidades, foi ajuizada Ação Civil Pública pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu antecipação dos efeitos da tutela.

A União entrou com pedido de suspensão de liminar junto ao Supremo Tribunal Federal.

E a ministra Ellen Gracie suspendeu apenas a multa diária fixada contra a União em virtude do descumprimento da decisão. Note-se que a decisão foi mantida.

Ocorre que a União não vem cumprindo a decisão judicial.

Há poucos dias assistimos ao julgamento final da chamada Ação das Diferenças Tarifárias, movida pela Varig contra a União.

A Varig foi vencedora no Superior Tribunal de Justiça. O processo seguirá ao Supremo Tribunal Federal para que julgue o recurso extraordinário interposto pela União há alguns anos.

Há um dado curioso. Tudo aquilo que a União vier a pagar a título de antecipação dos efeitos da tutela na ação movida pelo Sindicato, poderá abater da indenização devida na ação da defasagem tarifária.

É que boa parte dos recursos dessa ação foram oferecidas pela Varig ao Aerus como garantia de suas obrigações não cumpridas.

O problema, portanto, tem fácil solução.

Só que os aposentados e pensionistas não podem esperar o desfecho dessa outra ação.

É preciso que seja cumprida a decisão que antecipou os efeitos da tutela na ação movida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Sr. Presidente, para finalizar.

Nesse momento em que vários assuntos e projetos são discutidos pelo Congresso Nacional como, por exemplo, a CPMF, o voto aberto, e outros, é importante também que União cumpra a decisão judicial referente ao Aerus.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37646