Pronunciamento de Paulo Paim em 25/10/2007
Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao "Dia do Aviador", comemorado ontem. Apelo para que União cumpra decisão judicial referente ao Instituto Aerus de Seguridade Social.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA SOCIAL.:
- Homenagem ao "Dia do Aviador", comemorado ontem. Apelo para que União cumpra decisão judicial referente ao Instituto Aerus de Seguridade Social.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37646
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA, AVIADOR, CUMPRIMENTO, CATEGORIA PROFISSIONAL.
- SOLICITAÇÃO, UNIÃO FEDERAL, CUMPRIMENTO, DECISÃO JUDICIAL, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, APOSENTADO, PENSIONISTA, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), ASSOCIADO, ENTIDADE FECHADA, PREVIDENCIA COMPLEMENTAR.
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dia 23 de outubro foi comemorado o Dia do Aviador. Deixo aqui os meus cumprimentos a esses profissionais.
Aproveitando o dia do aviador, vou abordar a questão do Instituto Aerus de Seguridade Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios doença do pessoal da Varig e Transbrasil.
Durante vários governos houve indevidos financiamentos de contribuições ao Aerus. Até mesmo o que era descontado na folha de pagamento dos próprios empregados era retido pelas patrocinadoras e não repassado ao Instituto.
Em virtude dessas irregularidades, foi ajuizada Ação Civil Pública pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu antecipação dos efeitos da tutela.
A União entrou com pedido de suspensão de liminar junto ao Supremo Tribunal Federal.
E a ministra Ellen Gracie suspendeu apenas a multa diária fixada contra a União em virtude do descumprimento da decisão. Note-se que a decisão foi mantida.
Ocorre que a União não vem cumprindo a decisão judicial.
Há poucos dias assistimos ao julgamento final da chamada Ação das Diferenças Tarifárias, movida pela Varig contra a União.
A Varig foi vencedora no Superior Tribunal de Justiça. O processo seguirá ao Supremo Tribunal Federal para que julgue o recurso extraordinário interposto pela União há alguns anos.
Há um dado curioso. Tudo aquilo que a União vier a pagar a título de antecipação dos efeitos da tutela na ação movida pelo Sindicato, poderá abater da indenização devida na ação da defasagem tarifária.
É que boa parte dos recursos dessa ação foram oferecidas pela Varig ao Aerus como garantia de suas obrigações não cumpridas.
O problema, portanto, tem fácil solução.
Só que os aposentados e pensionistas não podem esperar o desfecho dessa outra ação.
É preciso que seja cumprida a decisão que antecipou os efeitos da tutela na ação movida pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.
Sr. Presidente, para finalizar.
Nesse momento em que vários assuntos e projetos são discutidos pelo Congresso Nacional como, por exemplo, a CPMF, o voto aberto, e outros, é importante também que União cumpra a decisão judicial referente ao Aerus.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.