Discurso durante a 195ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem aos 100 anos de criação do Município de Anápolis - Goiás.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Homenagem aos 100 anos de criação do Município de Anápolis - Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37508
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, ANAPOLIS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), CUMPRIMENTO, CONVIDADO, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, ELOGIO, REGIÃO, SUPERIORIDADE, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO CENTRO OESTE, INFRAESTRUTURA, QUALIDADE, SANEAMENTO BASICO, ENSINO PUBLICO, IMPORTANCIA, POLO AGROINDUSTRIAL, INDUSTRIA FARMACEUTICA, COMERCIO, REGISTRO, LOCALIZAÇÃO, BASE AEREA DE ANAPOLIS (BAAN), FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), RESPONSABILIDADE, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
  • REITERAÇÃO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROJETO, INSTALAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), MUNICIPIO, ANAPOLIS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), VIABILIDADE, ESCOAMENTO, EXPORTAÇÃO, NECESSIDADE, APROVEITAMENTO, DEBATE, REFORMA TRIBUTARIA, GOVERNO FEDERAL, CRIAÇÃO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, REGIÃO CENTRO OESTE, CONTINUAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srªs e Srs. Senadores, inicialmente, gostaria de cumprimentar o Presidente Marconi Perillo pela iniciativa desta sessão solene, que, sem dúvida nenhuma, homenageia o nosso Estado de Goiás, especialmente a cidade de Anápolis, importantíssima para o desenvolvimento do nosso Estado.

Cumprimento, com muita satisfação, o Dr. Ridoval Darci Chareloto, que, neste ato, representa o Exmº Sr. Governador Alcides Rodrigues Filho. Ridoval é um companheiro anapolino que tem feito muito por Goiás, especialmente por sua querida Anápolis; cumprimento o Prefeito do Município de Anápolis, Dr. Pedro Fernando Sahiúm; cumprimento o Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Gérson Sant’Ana; cumprimento o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Goiás, Luiz Antônio Arantes; cumprimento a Conselheira Carla Santillo, na pessoa de quem quero fazer uma homenagem muito especial a Henrique Santillo, nosso inspirador, que, sem dúvida nenhuma, marcou a história de Goiás e foi, no Senado da República, um exemplo que temos a seguir. Carla, o nosso querido Henrique Santillo continua sendo e sempre será referência no Estado de Goiás quando se trata da ética, da decência, da representação do seu Estado com dignidade.

Cumprimento a todos que aqui estão, que muito fizeram por Anápolis e são responsáveis pela grandeza dessa cidade. Sei que a memória me trairia se eu fosse citar um por um, mas eu não poderia deixar de citar alguns, pedindo que todos se sintam homenageados quando eu citar esses que representam cada segmento.

Quero cumprimentar, em primeiro lugar, a nossa querida ex-Deputada Lídia Quinan, que muito honrou a mulher no Parlamento nacional, fazendo uma homenagem ao nosso querido Onofre Quinan, que muito fez por Anápolis e pelo Brasil; quero cumprimentar o nosso querido amigo Mounir Naoum, que me faz lembrar o meu tempo de primeira-dama em Anápolis, que foi companheiro nosso e Secretário do Irapuan durante seu governo em Anápolis; quero cumprimentar, com muito carinho o amigo e companheiro Adhemar Santillo, uma grande referência na Câmara Federal pela sua combatividade e pelo seu respeito e amor ao Estado de Goiás, e sua esposa, Onaide, que foi Deputada e representou muito bem a mulher goiana no Parlamento; quero cumprimentar, com muito carinho, o amigo e companheiro Pedro Canedo, que é da geração mais recente, também uma referência muito importante para a área política pelo seu trabalho, pela sua dedicação e, acima de tudo, pela sua identificação com Anápolis; cumprimentar a Irmã Rita pelo que ela representa na área social deste Município, pela dedicação, amor e tudo que temos como referência para a área social.

É muito bonito, Irmã Rita, ver o Congresso Nacional resolvendo a questão da Emenda nº 29, regulamentando-a, o que, sem dúvida nenhuma, é um tributo, uma referência àqueles que tanto lutam pela saúde no Brasil. Irmã Rita, de Anápolis, é sem dúvida nenhuma nossa representante nesta área.

Cumprimento o Deocleciano e todos os empresários, especialmente aqueles que ajudaram a organizar e a construir em Anápolis esse ponto de referência que tanto nos orgulha.

Queria dizer ao Senador Marconi Perillo que, sem dúvida nenhuma, esta homenagem ele a faz em nome de todo o povo do Estado de Goiás e acredito que em nome do povo anapolino, uma vez que ele obteve lá uma votação unânime. Ninguém melhor do que ele poderia, hoje, ser o autor deste requerimento, para mostrar ao Estado de Goiás o nosso apreço e nosso carinho a este Município que tanto diz da nossa história e que tanto faz para que nosso Estado seja hoje o terceiro eixo de desenvolvimento econômico do País.

Venho a esta tribuna para unir-me às comemorações do Centenário do Município de Anápolis, um dos principais pólos do desenvolvimento industrial e econômico do Estado de Goiás.

Anápolis, sem dúvida, orgulha a todos nós, goianos, por suas inúmeras conquistas nesses seus 100 anos de existência. É o terceiro maior Município em população e o segundo no ranking de competitividade e desenvolvimento, compondo a região mais desenvolvida do Centro-Oeste.

A cidade possui - como já mencionado aqui pelo Senador Marconi Perillo - um dos maiores pólos industriais do interior brasileiro, com destaque para a indústria farmacêutica de alta tecnologia na produção de genéricos. O complexo farmacêutico de Anápolis é considerado o maior da América Latina.

São mais de 15 indústrias do ramo, que geram cerca de 5 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. São essas indústrias, constituintes do Pólo Farmacêutico de Goiás, que compõem, ao lado de outras empresas, o Distrito Agroindustrial de Anápolis, primeiro pólo para a industrialização do interior do País.

É com muita emoção que quero aqui, neste momento, saudar o ex-Governador Irapuan Costa Junior, que foi o idealizador deste Distrito Industrial. Portanto, eu não poderia deixar, neste momento, de lembrá-lo também como um grande entusiasta em favor do desenvolvimento de Anápolis.

É em Anápolis que está sediada, também, uma das principais bases da Força Aérea Brasileira, responsável pela guarda do espaço aéreo e núcleo central do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam).

Em 9 de fevereiro de 1972, foram iniciadas as primeiras edificações da atual Base Área de Anápolis. Eu fui testemunha disso, vivendo naquele momento na cidade de Anápolis, numa situação incômoda, mas que, sem dúvida nenhuma, se transformou numa situação de muita alegria, pelas amizades que fizemos lá, pelo carinho com que fomos recebidos, mesmo numa situação incômoda que, de certa forma, chocou, no primeiro momento, a população de Anápolis. Mas foi com muito orgulho que saímos de lá levando conosco toda a alegria de ver a cidade de Anápolis, colaborando com o Município e, principalmente, respeitando a nossa presença ali.

Hoje, a Base Aérea é a primeira Ala de Defesa Aérea, 1ª Alada, com missão específica de realizar operações de defesa aérea no território nacional.

Podemos dizer, sem medo de errar, que Anápolis é uma cidade estratégica para o progresso goiano e exemplo para o nosso País.

Ao contrário de centenas de Municípios brasileiros, onde a precariedade de ações se reverte na baixa qualidade de vida de suas populações, Anápolis possui um sistema de abastecimento de água tratada que supre as necessidades de 95% da população. Isso é um privilégio em se tratando de um Município brasileiro. E, sem dúvida nenhuma, isso se deve aos pioneiros, que tanto lutaram em favor da saúde naquele Município, tornando-o um centro de referência nessa área.

A estação de esgoto de Anápolis é uma referência, como eu disse aqui.

Não poderia deixar de fazer referência à educação no Município.

O nível superior é atendido por diversas faculdades e universidades, dentre as quais cito a Universidade Estadual de Goiás, que também é orgulho para todos, pois foi ali que nasceram as primeiras raízes dessa universidade que hoje é um patrimônio dos goianos e que muito deveu à iniciativa arrojada do nosso ex-Governador e o hoje Senador Marconi Perillo.

O ensino fundamental e o médio são formados por aproximadamente 150 escolas, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados, todos de grande qualidade.

É preciso também destacar aqui que Anápolis tem 2.500 estabelecimentos de comércio varejista, que representa, sem dúvida nenhuma, a pujança do povo goiano e do Estado de Goiás. Por isso é que, ao decidir apresentar, ao lado do Senador Marconi Perillo, o projeto de lei para a criação de Zona de Processamento de Exportação, ZPE, para o Estado de Goiás, firmei o propósito de incluir o Município de Anápolis e São Simão.

As ZPEs são áreas de livre comércio, idealizadas em 1988, com o propósito de facilitar a instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados exclusivamente com o exterior, através de benefícios fiscais e administrativos e de uma estrutura aduaneira facilitadora.

No Brasil, existem hoje dezessete ZPEs, distribuídas majoritariamente nas regiões Sudeste e Nordeste.

No entanto, não há uma sequer no Estado de Goiás, apesar de sua localização privilegiada entre os principais eixos de escoamento de produção agrícola do País, além de seu forte peso na pecuária, no comércio e na indústria nacionais.

Quero chamar a atenção para a importância dessas ZPEs, principalmente neste momento em que discutimos a reforma tributária, porque, todas as vezes que falamos em reforma tributária, antes mesmo de o Governo oferecer um fundo para o desenvolvimento para Região Centro-Oeste, fala-se em cortar os nossos incentivos fiscais, que são o grande instrumento do nosso desenvolvimento.

Felizmente, hoje, temos aqui uma Bancada totalmente integrada, a fim de não permitir que o Estado de Goiás desacelere o seu crescimento em função da queda ou da extinção dos benefícios fiscais. Esse é um compromisso nosso aqui juntamente com as Bancadas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ao justificarmos a criação da ZPE de Anápolis, salientamos que o Município já demonstrou sua importância estratégica para o setor exportador nacional mediante a implementação do Porto Seco Centro-Oeste.

Acreditamos que a criação de uma ZPE no Município representará um estímulo importante para o desenvolvimento das econômicas municipal e estadual, com o aproveitamento das potencialidades locais.

A instalação de novas empresas e o fortalecimento das que hoje se encontram em operação, graças ao regime aduaneiro e cambial especial, acarretará a geração de empregos e renda, indispensáveis para garantir a melhoria das condições de vida da população local.

Gostaria de encerrar meu pronunciamento, cumprimentando a população de Anápolis, o Prefeito, Sr. Pedro Sahiúm, as demais autoridades aqui presentes e desejando que os 100 anos hoje comemorados se multipliquem em centenários de desenvolvimento social e econômico para o crescimento de Goiás e do Brasil.

A todos os anapolinos os nossos cumprimentos e o nosso reconhecimento. Acima de tudo, esse reconhecimento é de uma goiana que se sente perfeitamente integrada à cidade de Anápolis.

Muito obrigada. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37508