Discurso durante a 197ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização, no Minicípio de Brasiléia/AC, no último fim-de-semana, de seminário sobre o tema: "Os Problemas Sociais, Econômicos e Administrativos dos Municípios Acreanos.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da realização, no Minicípio de Brasiléia/AC, no último fim-de-semana, de seminário sobre o tema: "Os Problemas Sociais, Econômicos e Administrativos dos Municípios Acreanos.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2007 - Página 38023
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSO, REUNIÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO ACRE (AC), ORGANIZAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, BRASILEIA (AC), DEBATE, DIRETRIZ, POLITICA PARTIDARIA, AMBITO REGIONAL, BUSCA, RETOMADA, CARGO PUBLICO, PREFEITO, VEREADOR.
  • REGISTRO, VISITA, MUNICIPIO, FEIJO (AC), ESTADO DO ACRE (AC), REUNIÃO, COOPERATIVA RURAL, ANALISE, IMPORTANCIA, REPRESENTAÇÃO CLASSISTA, AMBITO REGIONAL.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DEFESA, INTERESSE, POPULAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC).

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Caríssimo amigo, Senador Pedro Simon, que ora preside esta sessão, Srªs e Srs. Senadores, muito rapidamente, quero fazer o registro da minha prazerosa passagem pelo meu Estado, neste final de semana, Senador Sarney, de onde cheguei hoje pela manhã. Estou aqui ainda sonado, mas muito satisfeito por dois fatos significativos, para mim particularmente, para o PMDB acreano, inclusive.

Sob a Presidência do Deputado Flaviano Melo, realizamos ainda ontem, no Município de Brasiléia, um grande seminário sobre o tema: Os Problemas Sociais, Econômicos e Administrativos dos Municípios Acreanos. O PMDB realizou um grande seminário, reunindo lideranças e representantes de quase quatorze Municípios do Vale do Acre, incluindo alguns ainda de cima - de Santa Rosa, Manoel Urbano, Sena Madureira -, em um trabalho incansável, de apronto para o futuro processo eleitoral, mas com planejamento e consciência, discutindo entre nós, por enquanto, grandes temas, questões que pretendemos levar ao eleitor acreano no momento adequado. Vamos chegar com um discurso afinado, vamos chegar com propostas, vamos chegar com argumentos. Não chegaremos com discurso vazio.

Foi algo muito interessante e muito importante para o PMDB acreano, Senador, já pela segunda vez. Há cerca de 45 dias, dois meses atrás, realizamos o mesmo seminário no Vale do Juruá, outro grande vale do Estado, reunindo os Municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, todos aqueles que compõem o Vale do Juruá, mais os Municípios de Feijó, Tarauacá, estamos nessa caminhada de reorganização, de reestruturação, de reanimação do Partido.

Em todo o Estado do Acre, tenho certeza absoluta de que, com o pé no chão, com consciência e com muita discussão, inclusive, levaremos o PMDB novamente a ocupar espaços de poder no nosso Estado a partir da conquista de Prefeituras, muitos mandatos de Vereadores para que possamos nos preparar e prosseguir nessa luta, que é não só do PMDB, como do povo acreano também.

Antes de ir a Brasiléia, porém, estive em visita ao Município de Feijó, terra onde nasceu meu querido pai. Estive lá a convite do Presidente Messias, Presidente da Cooperativa dos Agricultores de Feijó, Cooperativa que reúne, por meio de 40 associações de produtores, Senador Mário Couto, 2.700 sócios, mais 127 sócios diretos, Cooperativa que é um fenômeno negativo no nosso Estado. Elas são criadas, são estruturadas, em seguida, minguam e desaparecem. E essa não. Fui ver com o maior interesse porque essa desperta muito atenção pelo fato de estar se consolidando. Ao invés de minguar, ela está crescendo; ao invés de perder a confiança dos associados, ela está adquirindo cada vez mais a confiança dos associados pelo trabalho incessante, sério, correto, que a administração da cooperativa vem imprimindo ao seu trabalho. Estive lá, por algumas horas, conversando com alguns produtores, principalmente com o Presidente Messias e a direção da cooperativa.

Expuseram, como é natural, nessa época de discussão de emendas no Orçamento, algumas reivindicações, que são absolutamente corretas e justas, para que voltemos a atenção no sentido de darmos apoio efetivo aos produtores do meu Estado. O Presidente Messias e a diretoria me relataram a situação aflitiva que vivem os produtores do Município de Feijó, na ânsia de superarem a dificuldade em que vivem, as vicissitudes, e se fortalecerem. Isso seria muito bom e interessante não somente do ponto de vista pessoal de cada um, mas da própria economia acreana.

Portanto, mesmo passado, mesmo cansado, Senador Pedro Simon, fiz questão de fazer esse dois registros, porque é algo que me dá imenso prazer.

Volto retemperado do meu Estado, quando tenho a oportunidade de ir ao encontro das pessoas, que estão ali, muitas vezes, sofrendo, angustiadas com questões que poderiam ser resolvidas com uma política correta e a boa vontade das pessoas públicas deste País. E muitas vezes não encontram essa repercussão.

Vi algo muito interessante do ponto de vista do funcionamento dessa Cooperativa: o nosso PMDB se reorganizando, se reestruturando, se reanimando, o que é muito interessante. E na base da discussão, Senador Pedro Simon, na base do planejamento, na base da discussão, elegendo os temas prioritários da sociedade acreana, nos debruçando sobre eles, traçando o nosso discurso, que será levado ao eleitorado muito em breve. A nossa interlocução será em cima do que discutimos nesses grandes encontros que estão sendo realizados, sob a Presidência do Deputado Flaviano Melo, Presidente Regional do nosso Partido.

Portanto, era esse o registro que gostaria de fazer. Agradeço imensamente a boa vontade de V. Exª em conceder-me esse tempo necessário.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2007 - Página 38023