Discurso durante a 198ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela fabricação, desde 2001, de um milhão de automóveis na filial baiana da empresa Ford.

Autor
César Borges (PR - Partido Liberal/BA)
Nome completo: César Augusto Rabello Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDUSTRIAL. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Comemoração pela fabricação, desde 2001, de um milhão de automóveis na filial baiana da empresa Ford.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2007 - Página 38143
Assunto
Outros > POLITICA INDUSTRIAL. ESTADO DA BAHIA (BA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, A TARDE, AUTORIA, ORADOR, DEMONSTRAÇÃO, EMPENHO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DA BAHIA (BA), OBTENÇÃO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, EMPRESA MULTINACIONAL, COMPLEXO INDUSTRIAL, MUNICIPIO, CAMAÇARI (BA), SUPERIORIDADE, PRODUTIVIDADE.
  • LEITURA, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, IMPORTANCIA, COMPLEXO INDUSTRIAL, ESTADO DA BAHIA (BA), AMBITO INTERNACIONAL, SUPERIORIDADE, QUALIDADE, PRODUTIVIDADE, DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIA, TREINAMENTO, AUMENTO, CRIAÇÃO, EMPREGO.
  • REITERAÇÃO, EMPENHO, ORADOR, OPORTUNIDADE, GESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), BANCADA, CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO, DIREÇÃO, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, OBTENÇÃO, CONSTRUÇÃO, INDUSTRIA, MUNICIPIO, CAMAÇARI (BA), IMPORTANCIA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.

O SR. CÉSAR BORGES (Bloco/PR - BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Srªs e Srs. Senadores, na quinta-feira passada, estive nesta tribuna para dar conhecimento à Casa de um convite a mim feito pela Ford Motor Company do Brasil, que iria festejar, na Bahia, uma marca importantíssima para a empresa e muito importante para a Bahia: a fabricação do milionésimo carro. Um milhão de automóveis foram fabricados no Estado da Bahia desde 2001, mais precisamente desde 12 de outubro de 2001, quando foi inaugurada a fábrica, que representou o marco histórico no desenvolvimento industrial do nosso Estado e de todo o Nordeste brasileiro.

A Ford continua sendo a única indústria automobilística instalada em todo o Norte e o Nordeste do País. Nessa vasta Região temos uma única indústria automobilística, quiçá possamos conquistar novas indústrias para avançarmos no desenvolvimento industrial do Estado da Bahia, assim como do Norte e do Nordeste do País.

Fiz publicar um artigo no jornal de maior circulação do meu Estado, A Tarde, mostrando como foi possível essa conquista, que representa muito hoje para o desenvolvimento do Estado, não apenas na geração de empregos, com aproximadamente nove mil trabalhadores baianos, de acordo com o site da Ford, e na criação indireta de mais de 50 mil postos de trabalho, mas também no crescimento do produto industrial bruto da Bahia em níveis acima do restante do País, gerando um incremento substantivo nos últimos anos, em função da chegada de tão importante indústria automobilística.

Mas tudo isso se soma a um esforço e a um sucesso que fez com que o presidente da Ford desse uma entrevista e dissesse que os resultados em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador que sedia essa empresa, superaram as expectativas. Diz o artigo:

O Presidente da Ford para o Brasil e Mercosul comemora os resultados da montadora na Bahia. 

[...]

Chegamos a um milhão de unidades. Nós temos - diferente do que havia sido planejado inicialmente -, um grupo grande de engenharia na Bahia e, hoje temos o centro de desenvolvimento de produto mais importante da Ford localizado na Bahia. Temos um grupo de engenheiros que têm sido desenvolvido ao longo do tempo, muitos engenheiros locais, que têm sido desenvolvidos no setor automobilístico, e que têm agregado um valor muito importante ao tipo de trabalho que fazemos na Bahia [sic]. Não é simplesmente produzir e montar carros, mas existe um valor agregado muito grande no desenvolvimento da tecnologia, treinamento e trabalho gerado para engenheiros, técnicos, desenhistas e designers que atuam nas operações da Ford.

E diz mais, Sr. Presidente:

O projeto foi muito interessante porque a Bahia não tinha tradição de produção na área automobilística. A chegada da Ford construiu uma nova fábrica, uma nova planta, com novos processos, novos produtos e com novas pessoas que foram treinadas e desenvolvidas para produzir esses veículos na Bahia, e, hoje, o Complexo de Camaçari é um orgulho para a Ford não só no Brasil, mas a nível mundial, em termos de qualidade, produtividade dos resultados que a operação vem obtendo ao longo dos anos.

Sr. Presidente, V. Exª vai me permitir um tempo adicional para que eu possa registrar que nada disso aconteceu por acaso, mas porque o Estado da Bahia tinha um governo determinado, que estava pronto a dar apoio e ser o parceiro necessário a esse investimento.

Tive a honra de presidir, àquela época, o Governo do Estado da Bahia. Eu era o Governador. Foi um momento histórico. V. Exª disse que tomamos a oportunidade do Espírito Santo. Eu diria que disputamos com o Espírito Santo; disputamos com São Paulo; disputamos com Pernambuco. O Rio Grande do Sul, na verdade, abriu mão do projeto, porque não soube entender a sua grandiosidade. Mas o Governo da Bahia estava ali presente. Fomos parceiros.

Eu acompanhava aquela obra. Praticamente de quinze em quinze dias eu tinha uma reunião no site da fábrica, porque toda a infra-estrutura ficou como responsabilidade do Governo do Estado. Cumprimos os nossos prazos, e a Ford também. Em menos de dois anos - de dezembro de 1999, quando foi assinado o Protocolo, até 12 de outubro de 2001 - ,inauguramos a fábrica. Foi um trabalho hercúleo - a força e a competência dos baianos e, é claro, a vontade da Ford.

Mas é preciso destacar aqueles que estavam ali, porque nada disso aconteceu por acaso. Hoje, temos muito a comemorar. Felizmente, a Ford é um sucesso. O Brasil vende muitos automóveis. Estamos batendo recorde de produção. Há financiamento. Parabenizo o Governo Federal, porque deu essas condições de crescimento, mas, no momento da aposta, no momento em que muitos criticavam os incentivos fiscais que foram dados, incentivos fundamentais para a ida da empresa para a Bahia, éramos nós que estávamos à frente do Governo. Tenho de me referir também à Bancada Federal do Estado da Bahia, seja na Câmara dos Deputados seja aqui no Senado Federal, que, capitaneada pelo saudoso Senador Antonio Carlos Magalhães, soube enfrentar aqueles que não queriam estender o benefício do regime automotivo para a Ford para a Bahia. Foi uma luta também difícil, em que houve muita incompreensão. Tivemos de enfrentar forças, por exemplo, de São Paulo, daqueles que não queriam ver no Nordeste uma indústria como essa. Preferiam vê-la, mais uma vez, na concentração industrial e de riquezas do Sudeste.

Vencemos a luta! Agora é preciso destacar que, se temos sucesso, se estamos completando um milhão de automóveis produzidos na Bahia, temos de reconhecer o trabalho daqueles que souberam acreditar no Estado, que organizaram o Estado, que colocaram recursos e que muitas vezes foram incompreendidos na época e não tiveram o apoio de tantos que talvez agora comemorem.

Faço, portanto, questão de registrar o evento em que estiveram presentes o Presidente Lula e o Governador Jaques Wagner, que assumiram compromissos com novos investimentos da empresa, que assumiram compromissos com o futuro da empresa. Isso é muito bom, Sr. Presidente. Que hoje todos possam apoiar esse grande sucesso que é a conquista de uma indústria automobilística - a Ford Motor Company - para o Estado da Bahia!

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2007 - Página 38143