Discurso durante a 179ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de aplauso ao Município de Parintins, no Estado de Amazonas, pelo transcurso do aniversário de 155 anos de fundação.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso ao Município de Parintins, no Estado de Amazonas, pelo transcurso do aniversário de 155 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2007 - Página 35160
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), SAUDAÇÃO, CRIATIVIDADE, POPULAÇÃO, TRADIÇÃO, FESTA, FOLCLORE, ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, PREFEITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB).

     O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresento voto de aplauso ao Município de Parintins, no Estado do Amazonas, pelo transcurso de seu 155º aniversário e peço que o Senado comunique a manifestação, que sei que será unânime da Casa, ao Prefeito Bi Garcia e ao Vice-Prefeito Messias Cursino, a Dom Giuliano, que é o Bispo de Parintins e de toda aquela região, daquela prelazia do Baixo Amazonas.

     Lembro que o Parintins é a terra do Boi-Bumbá, a terra do Boi Caprichoso, do Boi Garantido; é a terra, Sr. Presidente, onde em campanha política, ao contrário de outras cidades onde os partidos fazem pichações nos muros, eles fazem murais, fazem verdadeiras obras de arte. Tanto quanto já se disse dos baianos - e esse é um elogio muito grande -, os parintinenses não nascem, eles estréiam. São todos músicos, são todos poetas, são todos homens e mulheres com muita capacidade de criar, são todos figuras de muito humor, de muito sarcasmo, de muito sentimento humano.

     E, neste momento, Parintins vive uma administração muito fecunda, com obras, com realizações... Obras que contam com ajuda federal, que contam com ajuda estadual e que contam, sobretudo, com a determinação de fazer uma administração exitosa, fiscalmente correta, justa nas suas priorizações, liderada pelo Prefeito Bi Garcia, que é do meu Partido. Mas, sobretudo, esquecendo-se se é de partido daqui ou de lá, é lembrarmos que uma belíssima civilização se estabelece ali.

     Ninguém como o parintinense consegue fazer o mergulho mais profundo nas suas raízes. Suas músicas são as suas músicas; sua comida é a sua comida; e o boi-bumbá é inesquecível.

     Portanto, desejo ao povo de Parintins, que me adotou como seu filho, por decisão da Câmara Municipal e do Município, que seja capaz de reproduzir, ao longo de todos os anos que virão pela frente, muito mais criação, muito mais construtividade, muito mais progresso, muito mais justiça. Porque aquele povo é tão rico na sua alma, no seu sentimento humano, que ele merece de fato tudo de bom.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2007 - Página 35160