Discurso durante a 179ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário à decisão de licenciamento do Presidente Renan Calheiros.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário à decisão de licenciamento do Presidente Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2007 - Página 35161
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, TIÃO VIANA, SENADOR, POSSE, PRESIDENCIA, SENADO, PERIODO, LICENÇA, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, ELOGIO, RESPONSABILIDADE, CONDUTA.
  • ANALISE, CRISE, SENADO, REPUDIO, POPULAÇÃO, SENADOR, VOTAÇÃO SECRETA, ELOGIO, AGILIZAÇÃO, TRAMITAÇÃO, MATERIA, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, SESSÃO SECRETA, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CONTINUAÇÃO, URGENCIA, DEBATE, IMPORTANCIA, DESIGNAÇÃO, RELATOR, REPRESENTAÇÃO, CONSELHO, ETICA, ACUSAÇÃO, RENAN CALHEIROS, CONGRESSISTA, SAUDAÇÃO, DECISÃO, LICENCIAMENTO.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, DECISÃO, VALDIR RAUPP, SENADOR, RECONDUÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, ANTERIORIDADE, AFASTAMENTO, MOTIVO, DIVERGENCIA, PARTIDO POLITICO.
  • EXPECTATIVA, AGILIZAÇÃO, CONSELHO, ETICA, EXAME, REPRESENTAÇÃO, ACUSAÇÃO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, URGENCIA, SENADO, PRODUTIVIDADE, VOTAÇÃO, INTERESSE NACIONAL.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Tião Viana, quero expressar meus cumprimentos pela função tão importante que V. Exª vai, a partir de hoje, levar adiante, nesses 45 dias em que o Presidente Renan Calheiros houve por bem se licenciar da função de Presidente.

     Desde quando V. Exª aqui chegou - e fui seu companheiro, seu colega desde o primeiro dia em que iniciou o seu mandato -, pude constatar o respeito que V. Exª tem obtido da parte de todos os Senadores da Bancada do Partido dos Trabalhadores e de todos os Partidos.

     V. Exª assume a Presidência num momento de grande dificuldade e responsabilidade para todo o Senado. Felizmente, desde a sessão de 12 de outubro, em que, como resultado do que ocorreu naquele dia, houve um verdadeiro clamor popular, o Senado Federal deu passos importantes, e eu gostaria aqui de citá-los.

     Logo após aquela sessão fechada, houve como que um clamor de que não deveria mais haver sessões fechadas para se examinar se houve falta de decoro parlamentar por parte de um Senador. E, de pronto, em poucos dias, votamos a proposição do Senador Delcídio Amaral, minha própria e de mais de cinqüenta Senadores que assinaram aquela proposição, dando um passo importante.

     O segundo passo importante foi a reação, que já levava em conta a sugestão, iniciativa de V. Exª, para que a Comissão de Constituição e Justiça logo votasse a proposta de emenda à Constituição para que o voto se desse, daqui para frente, em aberto. Já estamos avançados na discussão dessa PEC, e eu gostaria de sugerir que, dentre outros fatos que venham a marcar a gestão de V. Exª, continuemos a debater e logo votar, em primeira e segunda votação, essa PEC sobre o voto aberto.

     Em terceiro lugar, houve a decisão muito importante do Senador Leomar Quintanilha, Presidente do Conselho de Ética, de designar para relator de uma das representações de maior complexidade, o Senador Jefferson Péres, que, para todos nós, constitui um símbolo de isenção, de imparcialidade, de busca da verdade e da justiça.

     Em quarto lugar, depois de ter o Senador Valdir Raupp surpreendido a todos com a retirada dos Senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos, o que causou enorme protesto e apelo da parte de todos, eis que ele, sensível a esses apelos, reconduziu os Senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon à Comissão de Constituição e Justiça, o que nos tranqüilizou.

     Em quinto lugar, cito a decisão do próprio Senador Renan Calheiros. Diante do apelo, da recomendação, inclusive de seus amigos, companheiros de Partido para se licenciar do cargo, ele houve por bem fazê-lo, inclusive para dedicar-se a sua defesa. E V. Exª, Senador Tião Viana, percebendo a vontade de todos nós de fazer com que esta Casa esteja fortalecida, poderá fazer as suas recomendações como Presidente, inclusive ao Presidente Leomar Quintanilha, para que o Conselho de Ética possa analisar todas as representações, se possível até a primeira semana de novembro, ao mesmo tempo em que nós estejamos a analisar tudo que precisamos fazer, seja a PEC relativa à CPMF, seja aquela relativa às Licitações que teremos que votar também na Comissão de Assuntos Econômicos e tantos outros projetos.

     Portanto, quero dizer-lhe, Senador Tião Viana, que o período em que V. Exª estará Presidindo o Senado vai ser um período de altíssima produtividade. Nós, provavelmente, teremos que trabalhar de manhã, de tarde e de noite. E V. Exª poderá contar com a colaboração de todos nós.

     Eu gostaria, Senador Tião Viana, de inscrever-me para também falar sobre o ator Paulo Autran, uma vez que, assim como o Senador Arthur Virgílio, encaminhei requerimento de pesar por parte de todo o Senado em homenagem a esse extraordinário e maior ator brasileiro, sobre quem gostaria de falar. Por isso, peço minha inscrição.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2007 - Página 35161