Discurso durante a 188ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da participação do Brasil nos Jogos Olímpicos Especiais de Verão, disputados em Xangai, China.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESPORTE.:
  • Registro da participação do Brasil nos Jogos Olímpicos Especiais de Verão, disputados em Xangai, China.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2007 - Página 36297
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESPORTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ATLETA PROFISSIONAL, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, BRASIL, EFICACIA, PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, OBTENÇÃO, SUPERIORIDADE, MEDALHA, LEITURA, NOME, ATLETAS, COMENTARIO, ESCOLHA, PROXIMIDADE, CIDADE, SEDE.
  • IMPORTANCIA, OLIMPIADAS, ATLETAS, CRIAÇÃO, OPORTUNIDADE, DESENVOLVIMENTO, CAPACIDADE, APTIDÃO FISICA.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr.Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de registrar nesta tribuna a brilhante participação dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos Especiais de Verão - Special Olympics, disputados em Xangai, na China, durante os dias 02 e 11 de outubro. Esta foi a 12ª edição dos Jogos que já são parte do calendário do Comitê Olímpico Internacional e reúnem atletas com deficiência mental a cada dois anos em edições alternadas entre verão e inverno.

Com 13 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze, a delegação brasileira comemorou o bom desempenho obtido nos Jogos. Ao todo, participaram 67 atletas de diversos estados brasileiros.

         Do Estado do Paraná, participaram nove jovens especiais. No atletismo, competiram os atletas Gustavo Henrique da Silva Lopes, da Escola Nilza Tartuce, Erica Daniela Chaves Soares, da Escola Mercedes Stresser, e Renata Daiana Correa Garbelotto. Na patinação, os atletas Felipe Godoy e Jéssica Ananias, da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, que trouxe duas medalhas de ouro para o Brasil. No tênis, as atletas Danielle Aparecida Costa e Karen Richner. Na natação, o atleta José Alberto Eger Vera e, no futebol, o atleta Adriano Machado.

Os Jogos Especiais mostraram o quanto os chineses estão preparados para receber as Olimpíadas de Pequim em 2008. Durante a competição, cerca de 40 mil voluntários trabalharam para a realização do maior evento do ano. Para cada um dos 7.460 atletas, de 164 países, havia um voluntário que o acompanhava pessoalmente.

Segundo noticiou a imprensa, a dimensão do evento motivou o interesse de 22 cidades para a realizar as próximas edições. A edição de inverno, em 2009, será realizada nos Estados Unidos, mas a disputa para sediar os jogos de verão, em 2011, já começou, tendo Atenas como uma das cidades candidatas. O Brasil já está na disputa para sediar os jogos de 2015.

Os Jogos Olímpicos Especiais são um dos eventos promovidos pela Special Olympics - uma organização internacional fundada em 1968 por Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente norte-americano John Kennedy. A entidade oferece treinamento e competições esportivas durante todo o ano em 26 esportes olímpicos para crianças e adultos com deficiência mental.

No Brasil, a organização realiza competições nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Todo o trabalho desenvolvido, de acordo com sua missão institucional, tem como objetivo a criação de oportunidades para que os atletas desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo, com suas famílias, outros atletas da Special Olympics Brasil e a comunidade em geral.

            E foi esta coragem e este entusiasmo que fizeram do Brasil um dos países de destaque nas Olimpíadas Especiais da China. Parabéns a todos os atletas que participaram desta competição, equipe técnica, professores, apoiadores e familiares por esta conquista tão importante para o paradesporto brasileiro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2007 - Página 36297