Discurso durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a presença do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na Comissao de Serviços de infra-estrutura, com boas notícias sobre a BR-163 e a Ferronorte.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registra a presença do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na Comissao de Serviços de infra-estrutura, com boas notícias sobre a BR-163 e a Ferronorte.
Publicação
Publicação no DSF de 19/10/2007 - Página 36440
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PRESENÇA, COMISSÃO, SENADO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ANUNCIO, SOLUÇÃO, PENDENCIA, ASFALTAMENTO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO PARA (PA), BENEFICIO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO, PROMESSA, CONTINUAÇÃO, OBRAS, FERROVIA, REGIÃO NORTE, ACESSO, CAPITAL DE ESTADO.

            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei breve.

            Quero apenas dizer que hoje tivemos a satisfação de receber na Comissão de Infra-Estrutura a presença do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

            Parece-me que o Ministério dos Transportes, agora, traz um novo alento. Temos alguns problemas sérios de logística, no que diz respeito à questão das estradas, das nossas ferrovias e das nossas hidrovias, e, para minha grata surpresa e certamente para o povo do Mato Grosso, tivemos boas notícias sobre uma das obras mais sonhadas por todos nós, que é a BR-163, importante não só para os mato-grossenses como certamente para o povo paraense - tivemos também a presença do Senador Flexa Ribeiro na comissão. Entendo que o Ministro deu um importante passo, na medida em que está conseguindo desenrolar, ou seja, desentravar o projeto da pavimentação asfáltica da BR-163, ligando o Mato Grosso, especificamente a cidade de Guarantã do Norte, até a cidade de Santarém.

            É uma obra muito importante, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tendo em vista que teremos uma nova saída para escoarmos a nossa produção, que seria para exportação, o que, com certeza, melhorará sobremaneira a nossa competitividade no mercado internacional.

            Não bastasse isso, temos uma obra sonhada de muitos anos, a Ferronorte, que, lamentavelmente, foi paralisada até a cidade de Alto Araguaia. E nós cobramos do Ministro, naturalmente, o prosseguimento dessa obra que demanda o Alto Araguaia, passando por Rondonópolis e indo até a cidade de Cuiabá.

            Lamentavelmente, a concessão dada à empresa que ganhou, a ALL, é uma concessão esdrúxula, pelo prazo de 90 anos e, acima de tudo, sem nenhum compromisso de prosseguir a obra até o fim. Entretanto, o Ministro nos assegurou que, a despeito de essa empresa privada ser detentora da concessão, o Governo Federal vai assumir a responsabilidade de prosseguir essa obra até a cidade de Cuiabá, se Deus quiser até, no máximo, o início do ano que vêm.

            Dessa forma, Sr. Presidente, quero cumprimentar, mesmo que não esteja presente aqui, o ilustre Senador Marconi Perillo, Presidente daquela Comissão, que nos permitiu fazermos alguns questionamentos ao Ministro do Transporte e obtermos uma resposta altamente positiva para o desenvolvimento do Mato Grosso e, certamente, para o desenvolvimento do Estado do Pará.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/10/2007 - Página 36440