Discurso durante a 194ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta para infiltração ideológica do governo da Venezuela, Hugo Chávez, em municípios brasileiros, com objetivo de transformar o Estado em democracia socialista, conforme reportagem do jornal Correio Braziliense.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Alerta para infiltração ideológica do governo da Venezuela, Hugo Chávez, em municípios brasileiros, com objetivo de transformar o Estado em democracia socialista, conforme reportagem do jornal Correio Braziliense.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2007 - Página 37348
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, DENUNCIA, TENTATIVA, HUGO CHAVEZ, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, IMPLANTAÇÃO, BRASIL, IDEOLOGIA, REGIME POLITICO, COMUNISMO, DESRESPEITO, SOBERANIA NACIONAL.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, meus cumprimentos a V. Exª, Sr. Presidente, pela consolidação da legislação da área da saúde. O Brasil precisa muito disso, para que as leis fiquem mais acessíveis, e a interpretação delas, mais modernizada e à mão dos advogados e cidadãos brasileiros.

Quero hoje aqui cumprimentar o jornal Correio Braziliense. Trata-se de um jornal líder do Brasil, editado em Brasília, dos Diários Associados. Ele nos revela hoje, para choque da opinião pública, que o Sr. Hugo Chávez, Presidente da Venezuela, está tentando implantar no Brasil uma revolução marxista-comunista, que ele chama de bolivariana.

Ele já despachou quinze diplomatas, que, atentando contra a soberania brasileira, trabalham pelo interior do Brasil, nas principais capitais, para implantar, com associações brasileiras, o regime bolivariano, comunista-marxista, que só existe em Cuba e lá, onde ele tenta implantar. Ele também tenta implantá-lo no Brasil.

Imaginem se aparecesse aqui uma organização americana tentando implantar, com quinze emissários trabalhando, um regime nazista. Pois bem, ele está tentando implantar um regime marxista, regime que matou 250 milhões de pessoas no mundo, muito pior do que o nazismo, ou mais ou menos igual. E está gastando dinheiro no Brasil.

Diz aqui:

Fernandes criou a chamada Casa Bolivariana, que reúne todas organizações similares do Rio. É o caso do Círculo Bolivariano Che Guevara, que reúne universitários. Eduardo, um dos responsáveis, confirmou à reportagem que o Movimento Bolivariano recebe apoio do Consulado Geral da Venezuela, capitaneado pelo Embaixador Mario Guglielmelli Vera: “A gente conta com a ajuda deles, não só formando uma base de solidariedade à revolução na Venezuela e em Cuba, mas ajudando na construção de uma revolução [marxista] no Brasil. [Vejam vocês o que está acontecendo.] Ele ressaltou o trabalho intenso do novo cônsul, mas garantiu que o apoio é político e não financeiro.

E diz mais:

O capítulo novo do estatuto do Movimento determina que as finanças terão origem em contribuições não só dos militantes, mas “doações de pessoas e entidades jurídicas” - o que inclui qualquer tipo de patrocinador. Cada instância do Movimento deve anualmente “preparar um plano de arrecadação de fundos” e “tomar iniciativas com empreendimentos econômicos e financeiros, de propriedade coletiva, que venham representar a entrada de recursos.

O Sr. Jefferson Péres (PDT - AM) - Senador Gerson Camata, permita-me um aparte?

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES) - Vejam V. Exªs - o Regimento me impede de conceder aparte a V. Exª, mas veja V. Exª:

A infiltração ideológica [diz o Correio Braziliense] do governo de Hugo Chávez no Brasil vai muito além do livro Simon Bolívar - O Libertador. O Correio descobriu que o mandatário venezuelano tem um projeto político especial para o País, no qual assenta as bases de uma luta revolucionária em prol do comunismo do século 21. Parece piada, mas não é. O trabalho de campo está sendo coordenado pelo venezuelano Maximilian Arvelaiz, homem de confiança de Chávez. Há quase um mês, ele percorre várias capitais brasileiras com a missão de reorganizar os Círculos Bolivarianos e outras unidades de apoio à causa chavista [para transformar o Estado em uma democracia socialista].

Vejam V. Exªs, veja o Sr. Presidente, se não fosse a imprensa brasileira... O Brasil está sendo agredido, o Brasil está sendo atacado com a ideologia esquisita, que ninguém sabe o que é, de um homem que está se transformando num ditador na América Latina e que quer implantar um comunismo ao estilo de Cuba, e o Brasil não sabe que está sendo atacado. Foi preciso que o ilustre jornalista Cláudio Dantas Sequeira, do Correio Braziliense, descobrisse esse ataque à soberania do Brasil. Temos que abrir o olho para essa denúncia do Correio Braziliense.

Muito obrigado a V. Exª, Sr. Presidente, e às Srªs e aos Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2007 - Página 37348