Discurso durante a 194ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "O MEC acorda tarde", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 20 de setembro do corrente.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da matéria intitulada "O MEC acorda tarde", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 20 de setembro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2007 - Página 37446
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, SISTEMA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AQUISIÇÃO, MATERIAL ESCOLAR, INDUÇÃO, CORRUPÇÃO, LOBBY, EDITORA.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs.e Srs. Senadores, venho à Tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “O MEC acorda tarde”, publicada no O Estado de S. Paulo em sua edição de 20 de setembro do corrente.

A matéria destaca que o sistema de compra de livros didáticos adotado pelo Ministério da Educação (MEC) continua apresentando gravíssimos problemas. Segundo a reportagem esse sistema além de oferecer um terreno fértil para a corrupção, sujeito a lobbies de editores e, principalmente, amplamente infiltrado pela “esquerda festiva”, ele se caracteriza pelo enviesamento ideológico nos critérios de escolha e pela falta de controle em sua distribuição, a ponto de obras rejeitadas por especialistas do próprio governo continuarem sendo livremente utilizadas em salas de aulas.

Sr. Presidente, para que conste dos anais do Senado, requeiro que a matéria acima citada seja considerada como parte integrante deste pronunciamento.

Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAPALÉO PAES EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************

Matéria referida:

“O MEC acorda tarde”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2007 - Página 37446