Discurso durante a 193ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta o discurso do Senador Osmar Dias que foi cobrado pelo Ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, acerca de um boato.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Comenta o discurso do Senador Osmar Dias que foi cobrado pelo Ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, acerca de um boato.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2007 - Página 37090
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CRITICA, AUTORITARISMO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), COBRANÇA, SENADOR, ESCLARECIMENTOS, DECLARAÇÃO.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Osmar Dias, o Presidente termina sendo autoritário sem V. Exª tê-lo chamado. O simples fato de cobrar uma fofoca que recebeu de um Senador da República é um gesto autoritário. Vamos admitir que o Senador o tivesse chamado de autoritário. O que ia acontecer? Forca? Muito interessante isso aqui.

            Sr. Presidente, estamos vivendo num regime democrático; o Senador Osmar Dias tem todo o direito de expressar seu pensamento como, aliás, todos têm.

            É muito simples o Ministro Lupi estar sentado no berço esplêndido de um Ministério e querer cercear o direito de expressão de um companheiro. Não quero entrar na economia do Partido de V. Exª, mas acho um desrespeito e uma falta de informação do Presidente do PDT abordar um companheiro numa questão dessa natureza.

            Aliás, o Presidente Lupi está mandando às favas a memória do velho Brizola. O Brizola não trocava a comodidade de um ministério pelas suas convicções. Aliás, se as convicções do Brizola estivessem prevalecendo, essa questão jamais teria sido fechada.

            De forma que me solidarizo não com V. Exª, especificamente, mas com a coerência desta Casa. Lamento essa atitude de prestador de serviço do ministro de plantão.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2007 - Página 37090