Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de votos de pesar pelo falecimento da jornalista Grazielle Loureiro e do ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Cariacica, Aloízio Santos.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro de votos de pesar pelo falecimento da jornalista Grazielle Loureiro e do ex-Deputado Federal e ex-Prefeito de Cariacica, Aloízio Santos.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2007 - Página 39250
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, CARIACICA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), VITIMA, CANCER, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, JORNAL, A GAZETA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, 30 segundos, só para encerrar o dia.

            Tivemos duas notícias muito tristes no Estado do Espírito Santo, uma ontem e outra hoje de madrugada. O falecimento do Sr. Aloísio Santos, que foi três vezes deputado federal, prefeito de Cariacica por dois mandatos. Faleceu de câncer. Minhas homenagens. A Bancada capixaba no Senado fez um requerimento de voto de pesar à família dele. Tivemos também o falecimento da jornalista Grazielle Loureiro, do jornal A Gazeta, um jornal importante do meu Estado. Uma moça de 27 anos que veio a falecer num acidente de carro. Então, fizemos dois requerimentos.

            Quero deixar registrada na Casa a minha tristeza com relação a esses acontecimentos, pela importância profissional e política dessas pessoas, na segunda-feira, num acidente, e na data de hoje, terça-feira, do Sr. Aloísio Santos.

            Obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR RENATO CASAGRANDE.

**************************************************************************************

O SR. RENATO CASAGRANDE (PSB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar a perda, no dia de ontem, de dois capixabas ilustres e importantes nas suas áreas de atividades profissionais. O primeiro é o ex-Deputado Federal e o ex-Prefeito Aloísio Santos, falecido vítima de um câncer. A outra, é a jovem e aguerrida jornalista Grazielle Loureiro, que morreu vitima de um acidente de carro no percurso entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Durante muitos anos, Aloísio Santos fez parte do quadro político do Espírito Santo e do Brasil. Deputado federal por três vezes foi em duas oportunidades prefeito da cidade de Cariacica, na Grande Vitória. Aloísio ocupava atualmente o cargo de diretor-presidente da Centrais de Abastecimento do Estado, a Ceasa. Aos 67 anos, Aloísio se preparava para voltar a concorrer à prefeitura de sua cidade, com grandes chances de triunfo. É de se lamentar a perda de dessa expressiva liderança política, uma grande perda para Cariacica e para o Espírito Santo.

Gostaria de fazer ainda uma homenagem à jornalista Grazielle Loureiro, de apenas 27 anos, que faleceu juntamente com sua mãe, Adélia Loureiro, de 65 anos.

Grazielle sempre foi uma profissional sensível e compenetrada no que fazia, de um texto fiel à realidade e àquilo que apurava. Grazielle trabalho na CBN, no Portal Gazeta On Line e no Jornal A Gazeta. Tudo isso, sem deixar de lado o bom humor, que é uma prerrogativa de sucesso numa profissão cotidianamente desgastante e exigente, como é a cobertura diária das atividades políticas, econômicas e sociais do Espírito Santo.

A simpatia de Grazielle nos contagiava a todos e, certamente, o jornalismo capixaba perdeu uma profissional que cresceria ainda mais na medida da sua respeitabilidade, empenho e faro para a notícia.

Quero aqui manifestar ainda as minhas condolências aos familiares dos dois, do deputado Aloísio e da jornalista Grazielle, e deixar o meu abraço e a minha solidariedade.

Muito obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2007 - Página 39250