Discurso durante a 204ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do Senador Antonio Carlos Magalhães, ao registrar os 10 anos do Programa Interlegis.

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do Senador Antonio Carlos Magalhães, ao registrar os 10 anos do Programa Interlegis.
Aparteantes
Antonio Carlos Júnior.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2007 - Página 39538
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, EX SENADOR, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, POLITICA NACIONAL, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DA BAHIA (BA), HISTORIA, SENADO, GESTÃO, PRESIDENCIA, MODERNIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, EFICIENCIA, ALCANCE, LEGISLATIVO, OPORTUNIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PROGRAMA, INTEGRAÇÃO, INTERNET, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CAMARA MUNICIPAL, SAUDAÇÃO, RESULTADO, BENEFICIO, DEMOCRACIA, REGISTRO, HOMENAGEM POSTUMA, DENOMINAÇÃO, AUDITORIO, EDIFICIO SEDE.
  • ELOGIO, INICIATIVA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR, FINANCIAMENTO, BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), PROJETO, SENADO, INTEGRAÇÃO, LEGISLATIVO, ESTADOS, MUNICIPIOS.

O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Jayme Campos, que preside os trabalhos desta sessão, Srªs e Srs. Senadores, eu citaria, para iniciar o meu pronunciamento, Senador Mão Santa, o grande estadista britânico Benjamin Disraeli. Dizia ele “que o legado dos grandes homens não é apenas a memória de um grande nome mas também a herança de um grande exemplo, de uma grande obra”.

Entretanto, por vezes, o tempo é cruel, fazendo desaparecer as referências que nos permitem avaliar a pessoa pela grandeza de sua obra. Daí ser necessário, de tempos em tempos, reavivar a lembrança desses grandes homens.

Não se trata de culto à personalidade. Essa não passa de uma mera estratégia para dominar pessoas. Lembrar os grandes homens é dar atualidade a sua obra, a seu grande exemplo.

O Senador Antonio Carlos Magalhães marcou profundamente a vida política nacional e, sem sombra de dúvida, a história do Senado da República. Não apenas no exercício de seus mandatos, durante os quais foi referência obrigatória para seu Partido, o meu Partido, para seu Estado, a sua querida Bahia, para os governos que apoiou ou se opôs.

Foi mais notável ainda no exercício da Presidência desta Casa Legislativa. Imprimiu aqui sua marca de líder, organizador e empreendedor, consolidando a posição de vanguarda, inovação e eficiência que, desde então, vem caracterizando nossa estrutura administrativa, permitindo aumentar o alcance da atividade política e legislativa do Senado Federal.

Foi esse espírito empreendedor, somado à visão de estadista, que permitiu a Antonio Carlos Magalhães perceber, desde o primeiro momento, a importância do Interlegis, que hoje comemora dez anos de existência. “O Interlegis é um projeto que eu vou tocar, que vou assumir na minha gestão”, disse o saudoso Antonio Carlos Magalhães, quando presidia esta Casa e quando defendeu a implantação do Interlegis.

Os resultados do Interlegis e a importância que adquiriu nesses dez anos de existência já foram sobejamente lembrados no dia de hoje, quando pela manhã realizamos, neste plenário, sessão solene para comemorar os dez anos de fundação do Interlegis. Essa instituição é referência nacional e internacional quando se fala em promoção da atividade legislativa, em desenvolvimento institucional, em integração e modernização.

O Interlegis é, pois, parte do legado do Senador Antonio Carlos Magalhães para o Senado Federal, para o Poder Legislativo brasileiro federal, estadual e municipal, para a democracia e a cidadania em nosso País.

Nada mais justo, portanto, do que a Resolução do Senado Federal nº 22, de 2007, originada de proposta do eminente Senador Expedito Júnior, estabelecendo a denominação do auditório do edifício-sede no Programa Interlegis como “Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães”.

Há pouco, por volta das 15h30min, nós lá nos encontrávamos, o Presidente em exercício da Casa, Senador Tião Viana, o Senador Marco Maciel, o Senador Antonio Carlos Júnior, o nosso querido Líder do Democratas, Senador José Agripino, Deputados Federais, entre eles o Deputado Antonio Carlos Magalhães Neto. Lá, fizemos a denominação de Auditório Antonio Carlos Magalhães, projeto em que ele acreditou e que realizou, sendo respeitado não só pelo Senado, mas por todo o Poder Legislativo.

Sr. Presidente, Senador Mão Santa, vincula-se, nesse ato simbólico, criador e criatura, o grande nome e sua grande obra, como disse Disraeli.

Senador Antonio Carlos Júnior, com muita alegria ouço V. Exª.

O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador Efraim Morais, é com muita emoção e também com gratidão que aparteio V. Exª. Agradeço a homenagem prestada ao Senador Antonio Carlos Magalhães, merecida homenagem, que, de qualquer maneira, reconforta a todos nós em função do trabalho que ele desenvolveu no Senado e pelo amor que tinha por esta Casa. Agradeço a V. Exª, ao Senador Expedito Júnior e a todos os Srs. Senadores por essa belíssima homenagem feita ao Senador Antonio Carlos Magalhães.

O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB) - Agradeço a V. Exª, Senador Antonio Carlos Júnior. A emoção que V. Exª traduz neste momento tivemos a oportunidade de senti-la há pouco, quando V. Exª falou, em nome da família de seu pai, aquela figura que marcou esta Casa, este Senado, pelas suas posições firmes, duras muitas vezes, mas sempre firmes e leais. V. Exª, ao falar, traduziu a emoção do seu povo, do seu querido povo. E ninguém mais do que Antonio Carlos Magalhães amou e defendeu o seu povo da Bahia.

Portanto, fico feliz de tê-lo como aparteante nestas poucas palavras para prestar a homenagem singela, porém sincera, ao nosso querido Senador Antonio Carlos Magalhães. Não é uma homenagem do Senador Efraim Morais, mas uma homenagem do Senado Federal a Antonio Carlos Magalhães.

Senador Antonio Carlos Júnior, quis o destino que a condução do Programa Interlegis acabasse vinculado à 1ª Secretaria do Senado Federal. Quiseram os Srs. Senadores que, nesta ocasião, eu estivesse no exercício deste cargo, o que me dá a responsabilidade, na condição de Diretor Nacional desse programa, por ser o 1º Secretário, de levar adiante o importante legado de Antonio Carlos Magalhães.

É uma responsabilidade bastante gratificante, uma vez que o Interlegis é uma entidade cada vez mais viva e atuante. Acredito piamente que este Programa vai continuar trazendo resultados qualitativos fundamentais para a atuação do Parlamentar brasileiro, esteja ele ocupando cadeiras no Congresso, nas Assembléias e Câmara Distrital ou nas milhares de Câmaras de Vereadores deste querido País, o nosso Brasil.

Sr. Presidente Jayme Campos, também foi obra de ACM o início da costura da parceria que viabilizou definitivamente o Interlegis. Foi com certa surpresa que o Banco Interamericano de Desenvolvimento foi apresentado àquele projeto. E, sem dúvida, a ousadia do Senador ACM acabou recompensando os dois lados. O Interlegis se tornou o primeiro projeto do Poder Legislativo financiado pelo BID em todo o mundo, projetando o nome do Senado Federal brasileiro como referência em inovação e consolidando o papel do Banco como incentivador das boas mudanças na estrutura do Estado, inaugurando novas frentes de atuação.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, encerando estas breves palavras, quero certificar que o Programa Interlegis se sente honrado em passar a ostentar em seu edifício-sede o nome daquele que foi o principal responsável pela sua existência. E a escolha do auditório foi particularmente feliz, por ser uma das áreas de maior movimentação, abrigando dezenas de eventos ao longo de todo o ano, inclusive importantes videoconferências, transmitidas para todas as Assembléias Estaduais.

Sr. Presidente, que a energia empreendedora contida no nome do Senador Antonio Carlos Magalhães continue canalizando bons fluídos para todo o Interlegis.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2007 - Página 39538