Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de congratulações à família do Sr. João Pereira dos Santos, Presidente do Grupo Industrial João Santos, pelo transcurso do seu centenário.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de congratulações à família do Sr. João Pereira dos Santos, Presidente do Grupo Industrial João Santos, pelo transcurso do seu centenário.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37633
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, EMPRESARIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, REGIÃO NORDESTE, BRASIL, CRIAÇÃO, EMPREGO, TRABALHO.

     O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, está aqui o Senador Marco Maciel, conterrâneo do empresário João Santos. Caso S. Exª deseje falar em primeiro lugar, por hierarquia e por respeito, eu abrirei mão da palavra. (Pausa)

     Quero, portanto, com a aquiescência do Senador Marco Maciel, associar-me a essa homenagem justa que o Senado, por iniciativa de Flexa Ribeiro, presta a um dos empresários mais importantes não somente para o Nordeste, mas também para o Brasil.

     O Sr. João Santos, que hoje completa 100 anos, tem a sua vida toda dedicada ao trabalho. Empresário de grande respeito no Estado de Pernambuco - aí, fala um pouco, meu caro Senador Marco Maciel, o meu percentual de coração pernambucano -, é um homem de empreendimentos arrojados, corajoso. Transformou-se, portanto, com todo mérito, num grande capitão de indústria, tendo formado, também, uma grande geração de empresários, que aprenderam, sob o seu comando, a gerir indústrias. João Santos preside um grupo que, como sabemos, é familiar, mas também é um grande formador de mão-de-obra especializada, não somente técnica, como também de dirigentes empresariais.

     V. Exª esqueceu-se de que o Grupo João Santos também teve sucesso na hotelaria, inclusive sendo proprietário do famoso Hotel Glória, no Rio de Janeiro. É um empresário de muitas atividades e louvo o gesto do Senador Flexa Ribeiro de prestar-lhe sua homenagem.

     Nós, piauienses, Senador Mão Santa, temos o dever de participar dessa homenagem, até porque o Grupo João Santos, inclusive com a ajuda do Governo de V. Exª, instalou, no Município de Fronteiras, no nosso Estado, uma indústria de cimento, gerando empregos e, acima de tudo, transformando aquela região.

     Portanto, associo-me a essas homenagens. Tenho certeza de que mais sobre ele irá discorrer o Senador Marco Maciel, que conhece a fundo a trajetória empreendida não somente pelo Sr. João Santos, mas também por todo o seu grupo.

     Para finalizar, Senador Jayme Campos, quero apenas mostrar qual é o perfil de um empresário que gosta de gerar empregos e trabalho, e, acima de tudo, gosta de ver o produto do suor daqueles que com ele dividem a tarefa: no momento em que banco era disputado por todos - e ele possuía o Banco Industrial -, ele saiu dessa atividade para se dedicar à indústria, sob a alegação de que banco não gerava empregos como a indústria.

     Uma pessoa como essa o Brasil deve louvar e o Nordeste deve sentir-se orgulhoso no momento em que João Santos completa 100 anos, em atividade.

     Lembro-me, Senador Marco Maciel, de que, há cerca de 10 anos, ele resolveu sair das atividades e gozar de uma aposentadoria mais do que justa, mas não se adaptou à vida pacata de aposentado, retornando à frente dos negócios para, juntamente com seus filhos, gerir esse império.

     Portanto, associo-me, como piauiense, nordestino e, acima de tudo, brasileiro, a essa homenagem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37633