Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de congratulações à família do Sr. João Pereira dos Santos, Presidente do Grupo Industrial João Santos, pelo transcurso do seu centenário.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de congratulações à família do Sr. João Pereira dos Santos, Presidente do Grupo Industrial João Santos, pelo transcurso do seu centenário.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37633
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, EMPRESARIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, REGIÃO NORDESTE, BRASIL.

     O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Para encaminhar a votação. Com revisão do orador.) - Muito obrigado, nobre Senador Flexa Ribeiro, pela precedência que me concedeu no encaminhamento da votação do requerimento de autoria do ilustre representante do Estado do Pará.

     Inicialmente, devo dizer que a iniciativa de V. Exª é muito oportuna, porque João Santos - o “Seu” Santos, como é conhecido pelas pessoas mais próximas - completa 100 anos, dedicados integralmente ao trabalho empreendedor. E, para isso, nunca lhe faltaram características que marcam um verdadeiro empreendedor. Primeiro, a visão de mundo, a visão de Brasil e a visão de Nordeste que João Santos tem. Em segundo lugar, sua capacidade de trabalho. Nada se faz sem trabalho, às vezes sem muito trabalho. A ele também não faltou perseverança. Não basta a pessoa ser trabalhadora se não for capaz de perseverar naquilo que está fazendo. Foram estas as principais características de sua vida.

     João Santos se dedica, diuturnamente, apesar da idade, a acompanhar o desenvolvimento de suas empresas, com a visão de que o Nordeste deve ser uma prioridade. Devo mencionar a circunstância de que ele sempre teve presente de que empreender no Brasil era ultrapassar muitos obstáculos. Ele enfrentou crises e conseguiu superá-las. A história de um País, certa feita afirmou Tancredo Neves, é a história de suas crises. Se isso se aplica ao plano político, vale também aplicá-lo ao plano econômico-social. João Santos viveu as crises do Nordeste e as que infelizmente este ainda vive. Isso porém não o fez desistir do trabalho, sobretudo, de acreditar no Brasil e no Nordeste.

     Creio que o Senado Federal, como Casa da Federação, não podia deixar de se manifestar, como o faz agora, pela passagem da data que tem, para nós, enorme significação.

     Pessoas como João Santos podem ser consideradas homens públicos. Muitas vezes se pensa que homens públicos apenas são aqueles que exercem cargos públicos, detêm mandatos eletivos ou exercem funções importantes na administração. Não. Homem público é todo aquele que tem o sentimento de nacionalidade ou, para usar uma expressão de Machado de Assis, “instinto de nacionalidade”. João Santos tem esse instinto de nacionalidade: ama o Brasil e quer vê-lo cada vez mais forte.

     Concluo minhas palavras, cumprimentando o Senador Flexa Ribeiro, e dizer que aqui expresso também o sentimento dos ilustres colegas da representação de Pernambuco no Senado Federal: o Senador Jarbas Vasconcelos e o Senador Sérgio Guerra, porque sei que a sociedade pernambucana, como um todo, participa desse júbilo que constitui o centenário do “Seu” Santos, consciente da grande contribuição que deu a Pernambuco, ao Nordeste e ao País, e que transmite a seus filhos e a todos integrantes de suas mais diferentes empresas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37633