Discurso durante a 196ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de congratulações à família do Sr. João Pereira dos Santos, Presidente do Grupo Industrial João Santos, pelo transcurso do seu centenário.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de congratulações à família do Sr. João Pereira dos Santos, Presidente do Grupo Industrial João Santos, pelo transcurso do seu centenário.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2007 - Página 37634
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, EMPRESARIO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), RELEVANCIA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

     O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, para mim, foi uma honra ter o Senador Marco Maciel, Vice-Presidente da República e Presidente da República por diversas vezes, assinando também o requerimento de homenagem ao empresário João Santos.

     O Senador Marco Maciel, assim como o Senador Sérgio Guerra e o Senador Jarbas Vasconcelos, que representam, de forma competente e honrosa, o Estado de Pernambuco, eles conhecem a vida do industrial João Santos. A minha iniciativa, tenho certeza, é também a do Senador Marco Maciel e a dos demais Senadores da Casa: fazer uma justa homenagem, Senador Marco Maciel, ao Seu Santos, como é conhecido por todos, que amanhã completa cem anos de vida. Começou sua vida como menino de recado de Delmiro Gouveia, que também foi um grande empreendedor no Brasil. Inclusive, dizia-me o Senador Marco Maciel que foi ele quem imaginou a Usina de Paulo Afonso. Seu Santos, começando com ele, construiu um grupo industrial diversificado, dando oportunidade de empregos diretos a oito mil brasileiros e a 24 mil de empregos indiretos.

     Quero, aqui, homenagear essa figura que, aos cem anos, poderia, há várias décadas, estar gozando do fruto do seu trabalho e de tudo o que ele construiu, mas se mantém à frente dos seus negócios, como bem disse o Senador Marco Maciel, verificando e acompanhando, diariamente, as atividades do seu grupo industrial.

     Senador Mão Santa, digo isso tendo V. Exª na Presidência da sessão do Senado, porque o seu Piauí também tem o empreendedorismo do Seu Santos, como o meu Pará e a Amazônia, esquecida por muitos, teve no empresário João Santos a visão, como bem disse o Senador Marco Maciel, de futuro, e instalou uma fábrica no Amazonas, em Manaus.

     Comprou a fábrica de cimento em Capanema e instalou uma fabrica de cimento na Transamazônica. Aliás, esta fábrica, durante 15 anos, ficou pronta, esperando energia. Isso porque ele acreditou no governo militar, que havia feito um acordo segundo o qual se ele construísse a fábrica, a Caima, no Município de Itaituba, a 30 km da sede, em plena selva amazônica, lá chegaria a energia para a fábrica funcionar. A fábrica ficou pronta, mas só funcionou há três anos, porque o Governo de Almir Gabriel, do PSDB, levou energia de Tucuruí, por intermédio do Linhão do Tramoeste, até Itaituba, e pôs a fábrica para funcionar.

     Seu Santos fez esse investimento, levando uma nova condição de vida para aquela região e para o Município de Itaituba.

     Quero aqui, às vésperas da comemoração do centenário do empresário João Santos, prestar-lhe as minhas homenagens e pedir que sejam encaminhados, Senador Marco Maciel, a sua família - seus filhos, ao Fernando, ao José, a todas as suas filhas - votos de congratulações do Senado Federal. Faço isso na certeza absoluta de que todos os Senadores irão me acompanhar neste requerimento de homenagem a este grande brasileiro que ainda hoje, já com 100 anos, pensa no futuro do Brasil e no futuro de seus negócios, para continuar gerando emprego e renda para milhares de brasileiros.

     Muito obrigado, Presidente Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2007 - Página 37634