Discurso durante a 208ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria do jornal O Globo, intitulada "Mães de Vítimas da Violência participam do Programa Federal Mulheres de Paz". Cumprimentos ao Ministro da Justiça e à CPI dos Bancos, pelos resultados obtidos no combate aos crimes financeiros, com a recuperação de 2,8 bilhões de dinheiro desviado do Banestado.

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.:
  • Registro da matéria do jornal O Globo, intitulada "Mães de Vítimas da Violência participam do Programa Federal Mulheres de Paz". Cumprimentos ao Ministro da Justiça e à CPI dos Bancos, pelos resultados obtidos no combate aos crimes financeiros, com a recuperação de 2,8 bilhões de dinheiro desviado do Banestado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2007 - Página 40201
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS.
Indexação
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DIVULGAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, GRUPO, MÃE, VITIMA, VIOLENCIA, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, MULHER, MOBILIZAÇÃO, PAZ, OBJETIVO, RECUPERAÇÃO, JUVENTUDE, INFANCIA, PREVENÇÃO, INGRESSO, CRIME, OPORTUNIDADE, RETORNO, DEBATE, MEDIDA PROVISORIA (MPV).
  • IMPORTANCIA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DIVULGAÇÃO, RECUPERAÇÃO, ATIVO, DESVIO, DINHEIRO, BANCO PARTICULAR, SUPERIORIDADE, VALOR, MULTA, ILEGALIDADE, REMESSA DE VALORES, EXTERIOR, DECLARAÇÃO, JUIZ, MELHORIA, REPRESSÃO, CRIME DO COLARINHO BRANCO, RESULTADO, ATUALIZAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO, POLICIA FEDERAL, APERFEIÇOAMENTO, TRABALHO, INQUERITO POLICIAL, FACILITAÇÃO, ATUAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, JUSTIÇA, OFERECIMENTO, DENUNCIA, CONDENAÇÃO.
  • CUMPRIMENTO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO PUBLICO, POLICIA FEDERAL, CONTINUAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCOS, INEFICACIA, RECUPERAÇÃO, DINHEIRO, DESVIO, BANCO PARTICULAR.

O SR. ROMEU TUMA (Bloco/PTB - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Serys Slhessarenko, eu ia deixar para abordar este assunto outro dia, mas, com a presença de V. Exª aqui, julguei conveniente trazer esta página do jornal O Globo publicado ontem. Refiro-me à matéria Mães de Vítimas da Violência participam do Programa Federal Mulheres da Paz. Se V. Exª se lembra, veio para cá uma medida provisória que nós alteramos em relação ao que veio da Câmara, substituindo a expressão “mães da paz” por “mulheres da paz”, porque nem todas são mães e todas as mulheres que vivem em situação de risco podem colaborar.

Então, o Governo mandou por projeto de lei, que foi rejeitado novamente na Câmara em razão de um acordo anterior. Fiquei feliz de ler hoje, no jornal, uma matéria feita pela repórter Karla Rocha. Como se falou aqui em defesa da mulher, falo agora da participação efetiva da mulher em defesa da sociedade, pela paz. Tecnicamente preparadas, elas irão formar um grupo para colaborar com as áreas de risco, em defesa da sociedade, principalmente dos adolescentes e das crianças que estão a um pé da criminalidade, a um pé de serem “pombos-correio” na venda de drogas.

Então, é um projeto importante, inteligente, que o Governo traz, em boa hora, de volta à discussão em razão da rejeição da Medida Provisória.

Eu não podia deixar de aproveitar a presença de V. Exª.

Mas outra coisa, Sr. Presidente Mozarildo Cavalcanti, o Ministro Márcio Thomaz Bastos e o Ministro Tarso Genro desenvolveram, dentro do Ministério...

O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - Senador Romeu Tuma, peço desculpas por interromper V. Exª, mas eu gostaria de informar que a TV Senado parou de transmitir a sessão plenária e está transmitindo a Comissão de Constituição e Justiça. Isso não é regimental, pois a sessão plenária se sobrepõe às comissões.

Portanto, quero pedir, estando na Presidência, que seja interrompida a transmissão da CCJ e se volte a transmitir a sessão plenária, que tem prioridade sobre as comissões.

O SR. ROMEU TUMA (Bloco/PTB - SP) - Muito obrigado, Presidente. (Pausa.)

Eu posso continuar, Sr. Presidente?

O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti. Bloco/PTB - RR) - Se V. Exª quiser continuar sem... Mas quero reiterar à TV Senado o pedido de que volte a transmitir a sessão plenária porque essa atitude não se justifica regimentalmente. Vou, inclusive, indagar do Presidente Tião Viana se essa ordem partiu da Presidência.

O SR. ROMEU TUMA (Bloco/PTB - SP) - Achei importante essa notícia publicada na Folha de ontem, que vem ao encontro de uma informação recebida do Secretário Nacional de Justiça, de que o Delegado Romeu Tuma Júnior esteve em Nova Iorque e trouxe, em recuperação de ativos, um milhão e seiscentos, parte do dinheiro desviado do Banestado.

Ontem, os jornais publicaram que multas de remessas ilegais chegam a 2,8 bilhões. Portanto, o Ministro Tarso Genro merece todos os cumprimentos, assim como a Receita. Foram valores de autuação da Receita e abrangem o período até julho deste ano, não incluindo casos recentes como a Operação Kaspar 2, que tratou de um grupo de bancos suíços que, numa operação da Polícia Federal, alcançaram praticamente três bilhões em remessas ilegais.

Como participei da CPI dos Bancos, verifico que a matéria é clara na citação dos bancos que foram investigados. Infelizmente, o relatório da CPI ficou paralisado por um confronto entre Presidente e Relator, mas a CPI seguiu o seu caminho através do Ministério Público e da Polícia Federal.

Numa parte da entrevista, um juiz disse que a repressão aos crimes financeiros melhorou porque a Polícia Federal está se atualizando e se especializando nesse tipo de crime e a mudança do trabalho dentro dos inquéritos tem facilitado a ação do Ministério Público nas suas denúncias e da Justiça na condenação e na recuperação de ativos.

Portanto, multas de 2,8 bilhões são recuperações de ativos. Foi desvio feito na área bancária das remessas irregulares.

Aqui, eu queria cumprimentar a CPI, Senadores. Dizem que CPI só “dá em pizza”, mas ela dá em pizza para o cara que está na cadeia e que tem de comer pizza. Ela demora, caminha, mas se consolida com a ação da Polícia e do Ministério Público e, depois, com a condenação na Justiça e, sem dúvida nenhuma, traz a tranqüilidade de que o dinheiro desviado e ilegalmente remetido será, sem dúvida, restituído ao Brasil. Isto foi o que aconteceu na semana passada: foi dado um cheque do valor já arrecadado e localizado. E continuarão as operações nesse sentido.

Pedi a palavra a V. Exª para cumprimentar o Ministro por este ato.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2007 - Página 40201