Discurso durante a 194ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a aprovação do Programa Renda Mínima no Senado. Defesa da criação da renda básica incondicional para qualquer pessoa. Anúncio da participação do Deputado Federal Ciro Gomes, de um diálogo sobre o livro do orador que estará sendo lançado em São Paulo, na próxima segunda-feira.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Comentário sobre a aprovação do Programa Renda Mínima no Senado. Defesa da criação da renda básica incondicional para qualquer pessoa. Anúncio da participação do Deputado Federal Ciro Gomes, de um diálogo sobre o livro do orador que estará sendo lançado em São Paulo, na próxima segunda-feira.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2007 - Página 37441
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, APROVAÇÃO, PROGRAMA, RENDA MINIMA, DEFESA, CRIAÇÃO, PROJETO, RENDA, ABRANGENCIA, TOTAL, POPULAÇÃO, PAIS.
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, CIRO GOMES, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE GOIAS (GO), LANÇAMENTO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), LIVRO, AUTORIA, ORADOR, DEFESA, JUSTIÇA, GARANTIA, CIDADANIA, RENDA, POPULAÇÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Permita-me agradecê-lo, Senador Mão Santa, que preside esta sessão. No início da tarde, V. Exª mostrou-me esse livro, salvo engano de 1994, quando o Governador, depois Ministro e hoje Deputado Federal Ciro Gomes, do Ceará, do PSB, colocou, com muita propriedade, que se deveria instituir neste País, ao tempo em que havia o debate aqui - o Senado já havia aprovado o Programa de Garantia de Renda Mínima na época, por meio de um Imposto de Renda negativo, e ele colocava, exatamente, idéias na direção da Constituição -, um fundo que proveria uma renda mínima para todos.

Conforme tenho transmitido a V. Exª, com o tempo e interagindo com pessoas no mundo que têm trabalhado e estudado todas as experiências de transferência de renda, cheguei à conclusão de que a melhor e mais racional forma é garantir renda básica incondicional para toda e qualquer pessoa, não importando sua origem, raça, sexo, idade, condição civil ou mesmo socioeconômica.

Felizmente, o Deputado Ciro Gomes aceitou o convite que lhe formulei, para, na próxima segunda-feira, realizar o que V. Exª propõe. Ou seja, na nova Livraria Cultura, na próxima segunda-feira, em São Paulo, no Conjunto Nacional, onde há um belo auditório, o Deputado Ciro Gomes e eu realizaremos um diálogo sobre o meu novo livro, que vai se chamar: Um Notável Aprendizado - A Busca da Verdade e da Justiça do Boxe ao Senado, desde o boxe, ou seja, desde os tempos de menino e da adolescência em que eu lutava boxe até o Senado Federal, onde continuo a lutar pela verdade, pela justiça e pela renda básica de cidadania.

O Deputado Ciro Gomes foi designado, recentemente, para ser o Relator do projeto que institui um Fundo Brasil de Cidadania, que, quando inteiramente aprovado e acumulado, possibilitará o pagamento a todos os 190 milhões de brasileiros, se for em 2010, da renda básica incondicional, universal a todos, como um direito inalienável de participarmos da riqueza da Nação: o Senador Mão Santa, o Senador Eduardo Azeredo, o Senador Augusto Botelho, o Senador Suplicy, o Presidente Lula, o João, o José, a Maria, o Antonio Ermírio de Morais, a Xuxa, a Paula, a Hortênsia, enfim, todas as pessoas, inclusive na sua família, principalmente, todas as pessoas, sabe de onde, no Piauí, em Guaribas e Acauã.

Agradeço a gentileza de V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2007 - Página 37441