Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade a homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Deputado e ex-Prefeito de Cariacica Aloísio Santos. Lamenta o encerramento das atividades da BRA.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Solidariedade a homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Deputado e ex-Prefeito de Cariacica Aloísio Santos. Lamenta o encerramento das atividades da BRA.
Publicação
Publicação no DSF de 07/11/2007 - Página 39251
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, CARIACICA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • APREENSÃO, ENCERRAMENTO, ATIVIDADE, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, QUESTIONAMENTO, ANTERIORIDADE, ASSINATURA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FINANCIAMENTO, RECURSOS, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), AERONAVE, EMPRESA BRASILEIRA DE AERONAUTICA (EMBRAER), EMPRESA, FALENCIA, AUSENCIA, EXAME, SITUAÇÃO FINANCEIRA, NEGLIGENCIA, CRISE, AVIAÇÃO CIVIL.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, associo-me ao Senador Casagrande com o voto de pesar pelo falecimento do ex-Deputado e ex-Prefeito Aloísio Santos, que foi nosso companheiro na Câmara dos Deputados - uma figura extraordinária. Fica aqui meu registro pedindo que seja transmitido à família.

            Em segundo lugar, Sr. Presidente, quero registrar, com muita tristeza aqui, uma notícia que acabo de ler: que a BRA Linhas Aéreas está encerrando as suas atividades. É lamentável que, na crise aérea que o Brasil vive, recebamos mais essa má notícia, e a minha preocupação, Sr. Presidente, é em saber que menos de um mês atrás, ou dois meses, o Presidente da República, em uma solenidade, assinou o financiamento de vinte aviões brasileiros, da Embraer, com recursos do BNDES, para esta empresa.

            Onde está o Presidente da República e sua assessoria que não examinam a situação financeira de uma empresa dessas, a sua saúde financeira?

            É uma Amafrutas aérea. É a mesma coisa! Vai ao Pará inaugurar a Amafrutas e dá no que dá. Agora, faz esse financiamento, anuncia esse financiamento, e o jornal diz aqui que sequer a empresa pagou a primeira prestação.

            Quero lamentar, Sr. Presidente, esse fato. O Governo precisava ter tido uma compreensão maior com essa empresa. Sabe V. Exª que estamos vivendo um momento grave. V. Exª mesmo, Senador Crivella, há poucos minutos se queixava, como todos aqui estão se queixando, dos aeroportos, das horas de espera. Uma situação como essa merecia deveria ter a intervenção do Governo, mesmo que provisória, já que o Governo não é para ter companhia aérea, mas pelo menos para não permitir que essa crise se agrave.

            Faço esse registro e voltarei a esse assunto nesta semana ainda.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/11/2007 - Página 39251