Pronunciamento de Expedito Júnior em 30/10/2007
Discurso durante a 198ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registra e agradece a presença do Senador Sibá Machado em Porto Velho, juntamente com a Senadora Fátima Cleide e o Ministro das Cidades, oportunidade em que se discutiram os efeitos do PAC em Rondônia.
- Autor
- Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
- Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Registra e agradece a presença do Senador Sibá Machado em Porto Velho, juntamente com a Senadora Fátima Cleide e o Ministro das Cidades, oportunidade em que se discutiram os efeitos do PAC em Rondônia.
- Publicação
- Publicação no null de 31/10/2007 - Página 38522
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, AGRADECIMENTO, PRESENÇA, SIBA MACHADO, FATIMA CLEIDE, SENADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS CIDADES, MUNICIPIO, PORTO VELHO (RO), DISCUSSÃO, EFEITO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
- SOLICITAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DIALOGO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), DEFESA, ABERTURA, DISCUSSÃO, PLANTIO, CANA DE AÇUCAR, REGIÃO AMAZONICA, ANTERIORIDADE, CONCLUSÃO, DECISÃO.
O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de registrar e de agradecer a presença do Senador Sibá Machado, durante a semana, na nossa capital, Porto Velho, levando, junto com a Senadora Fátima Cleide, o Ministro das Cidades, oportunidade em que se discutiram os efeitos do PAC em Rondônia, além da grande demonstração que o Senador Sibá Machado nos proporciona de abrir o diálogo de dois Estados irmãos: Acre e Rondônia.
E nesta oportunidade, aproveitando a Liderança do Senador Sibá - e eu conheço o trabalho que S. Exª faz naquela região -, faço um apelo para que S. Exª consiga conversar com a Ministra Marina Silva para que, em uma canetada, não tome a decisão de que nós não podemos mais plantar cana na Amazônia. Vamos discutir, vamos fazer com que o projeto socioecológico e econômico aponte para isso. Vamos discutir com a sociedade. Lá em Rondônia nós temos duas usinas de álcool já praticamente quase prontas: uma no Município de Santa Luzia d’Oeste e outra no Município de Cerejeiras. Se for à frente esse projeto do plantio da cana e nós não pudermos plantar a cana-de-açúcar em Rondônia, essas duas usinas já nascerão mortas.
Sr. Presidente, eu agradeço a possibilidade de abrir essa discussão por intermédio do Senador Sibá, que é da nossa região. Vamos fazer ali o que fazem as demais Bancadas, o que faz a Bancada do Sul, a Bancada do Nordeste, que se juntam para discutir os problemas, não só dos seus Estados, mas também os da região.
Eu tenho certeza de que o problema do plantio da cana no Estado de Rondônia não é só nosso, mas é também do Acre e de Rondônia, aliás, é um problema de toda a Amazônia.
Então eu peço que V. Exª use o seu poder de liderança que, tenho certeza, V. Exª tem, já agradecendo o apoio que deu a Rondônia em sua ida ao Estado, levando inclusive o Ministro das Cidades, o que proporcionou a possibilidade de o Governador Ivo Cassol discutir com os Ministros alguns dos maiores projetos para Porto Velho, para Rondônia. Que nós façamos também essa grande discussão do plantio de cana na região amazônica!