Discurso durante a 198ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra e agradece a presença do Senador Sibá Machado em Porto Velho, juntamente com a Senadora Fátima Cleide e o Ministro das Cidades, oportunidade em que se discutiram os efeitos do PAC em Rondônia.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registra e agradece a presença do Senador Sibá Machado em Porto Velho, juntamente com a Senadora Fátima Cleide e o Ministro das Cidades, oportunidade em que se discutiram os efeitos do PAC em Rondônia.
Publicação
Publicação no null de 31/10/2007 - Página 38522
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, AGRADECIMENTO, PRESENÇA, SIBA MACHADO, FATIMA CLEIDE, SENADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS CIDADES, MUNICIPIO, PORTO VELHO (RO), DISCUSSÃO, EFEITO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • SOLICITAÇÃO, SIBA MACHADO, SENADOR, DIALOGO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), DEFESA, ABERTURA, DISCUSSÃO, PLANTIO, CANA DE AÇUCAR, REGIÃO AMAZONICA, ANTERIORIDADE, CONCLUSÃO, DECISÃO.

O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de registrar e de agradecer a presença do Senador Sibá Machado, durante a semana, na nossa capital, Porto Velho, levando, junto com a Senadora Fátima Cleide, o Ministro das Cidades, oportunidade em que se discutiram os efeitos do PAC em Rondônia, além da grande demonstração que o Senador Sibá Machado nos proporciona de abrir o diálogo de dois Estados irmãos: Acre e Rondônia.

E nesta oportunidade, aproveitando a Liderança do Senador Sibá - e eu conheço o trabalho que S. Exª faz naquela região -, faço um apelo para que S. Exª consiga conversar com a Ministra Marina Silva para que, em uma canetada, não tome a decisão de que nós não podemos mais plantar cana na Amazônia. Vamos discutir, vamos fazer com que o projeto socioecológico e econômico aponte para isso. Vamos discutir com a sociedade. Lá em Rondônia nós temos duas usinas de álcool já praticamente quase prontas: uma no Município de Santa Luzia d’Oeste e outra no Município de Cerejeiras. Se for à frente esse projeto do plantio da cana e nós não pudermos plantar a cana-de-açúcar em Rondônia, essas duas usinas já nascerão mortas.

Sr. Presidente, eu agradeço a possibilidade de abrir essa discussão por intermédio do Senador Sibá, que é da nossa região. Vamos fazer ali o que fazem as demais Bancadas, o que faz a Bancada do Sul, a Bancada do Nordeste, que se juntam para discutir os problemas, não só dos seus Estados, mas também os da região.

Eu tenho certeza de que o problema do plantio da cana no Estado de Rondônia não é só nosso, mas é também do Acre e de Rondônia, aliás, é um problema de toda a Amazônia.

Então eu peço que V. Exª use o seu poder de liderança que, tenho certeza, V. Exª tem, já agradecendo o apoio que deu a Rondônia em sua ida ao Estado, levando inclusive o Ministro das Cidades, o que proporcionou a possibilidade de o Governador Ivo Cassol discutir com os Ministros alguns dos maiores projetos para Porto Velho, para Rondônia. Que nós façamos também essa grande discussão do plantio de cana na região amazônica!


Este texto não substitui o publicado no null de 31/10/2007 - Página 38522