Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações aos dirigentes e funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, pela responsabilidade sócio-ambiental.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Congratulações aos dirigentes e funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, pela responsabilidade sócio-ambiental.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2007 - Página 41627
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • IMPORTANCIA, CONCESSÃO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, PAZ, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ORGANISMO INTERNACIONAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), REALIZAÇÃO, FILME DOCUMENTARIO, ESTUDO, METEOROLOGIA, DIVULGAÇÃO, APREENSÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PLANETA TERRA, EXCESSO, EMISSÃO, GAS, AUMENTO, TEMPERATURA, MUNDO, NECESSIDADE, COMBATE, ALTERAÇÃO, CLIMA.
  • CUMPRIMENTO, DIRIGENTE, SERVIDOR, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), AMPLIAÇÃO, ATIVIDADE, SIMULTANEIDADE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, PARTICIPAÇÃO, CONSELHO, AMBITO INTERNACIONAL, MINERAÇÃO, ORIENTAÇÃO, PROTEÇÃO, NATUREZA, COMPROMISSO, COMBATE, POLUIÇÃO.
  • IMPORTANCIA, TRABALHO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), ABRANGENCIA, ATIVIDADE, RESPONSABILIDADE SOLIDARIA, APOIO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, PESCADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GRUPO RELIGIOSO, ASSISTENCIA, CRIANÇA, PROJETO, MUSEU, BIBLIOTECA, INCENTIVO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE, RECUPERAÇÃO, RIO, ESTADO DO PARA (PA), DEMONSTRAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, CIDADANIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a concessão do Prêmio Nobel da Paz de 2007 ao ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e ao Comitê Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC), constitui um claro sinal da preocupação mundial com a gravidade da situação do Planeta, em decorrência da emissão exagerada de gases produtores do chamado efeito estufa.

Estudo realizado pelo ex-economista-chefe do Banco Mundial, Sir Nicholas Stern, demonstra que s alterações climáticas foram consideradas “o maior e mais nocivo fracasso do mercado jamais conhecido”.

Os países mais pobres deverão ser os mais prejudicados, pois o cenário que se desenha mostra claramente uma trajetória de graves perturbações econômicas e sociais, somente comparáveis às crises geradas pelas duas guerras mundiais e pela grande depressão de 1929.

O aquecimento global atingiu níveis tão elevados que, talvez, já estejamos no chamado ponto sem retorno, situação em que os riscos econômicos e ambientais são de tal modo graves que possíveis tentativas de ações reparadoras no futuro não mais conseguiriam reverter o problema e suas conseqüências catastróficas.

Cientistas, autoridades mundiais e empresários conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais reconhecem que a ação irresponsável do homem, com a utilização irracional dos recursos naturais, é o principal fator causador do aquecimento global.

O Professor Ulisses Confalonieri, coordenador do grupo que elaborou o último relatório do Comitê Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), afirmou que a premiação do Nobel ao grupo “ajudará a diminuir o ceticismo sobre os efeitos do aquecimento global”.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, num mundo conturbado por problemas ambientais e de responsabilidade social, em que a maior economia do Planeta, os Estados Unidos, se recusa a ratificar o Protocolo de Kyoto, é com satisfação que registramos o exemplo de empresa que assume suas responsabilidades ambientais e sociais, e que tomou a iniciativa de promover seu processo de crescimento baseado no desenvolvimento sustentável.

A Companhia Vale do Rio Doce se tornou uma das principais empresas no cenário global da indústria de mineração e metais. Nos últimos anos, ela consolidou seu processo de internacionalização e planejou seu crescimento considerando não apenas as diferentes realidades das regiões onde atua, mas também o desenvolvimento das comunidades, a preservação do meio ambiente, a dinamização da economia e a construção de um futuro sustentável.

Em 2006, a Companhia Vale do Rio Doce ingressou no International Council on Mining & Metals (ICMM) -- Conselho Internacional de Mineração e Metais, --, entidade sediada em Londres, que reúne 16 das maiores empresas de mineração do mundo e tem como missão principal aprimorar as formas de atuação das empresas de mineração, no âmbito social e ambiental, em todo o Planeta.

Todos nós sabemos que existe uma visão muito crítica, e até negativa, em relação  ao papel das empresas mineradoras no que diz respeito à sustentabilidade ambiental.

Mudanças climáticas, impactos da mineração na biodiversidade, direitos dos povos indígenas são temas relevantes que são tratados no ICMM, numa perspectiva de maior responsabilidade social, ambiental e de desenvolvimento sustentável.

O aumento acelerado da demanda mundial de minérios nos últimos anos, em decorrência do rápido crescimento das economias das nações asiáticas, particularmente da China, a elevação dos preços das commodities e a ampliação da capacidade das empresas mineradoras, como a Companhia Vale do Rio Doce, tudo isso tem contribuído para gerar maiores preocupações ambientais.

Questões como mudanças climáticas, biodiversidade, degradação do solo, direitos humanos, saúde pública e segurança têm impacto significativo sobre as possibilidades de desenvolvimento do setor de mineração, no longo prazo. Paralelamente, as empresas de mineração poderão ser obrigadas a restringir o acesso aos recursos naturais e a reduzir sua contribuição econômica e social.

A Companhia Vale do Rio Doce preocupa-se com todos esses problemas e incorporou em suas atividades o Sistema de Desenvolvimento Sustentável do ICMM, que engloba dez princípios, relatórios públicos independentes, o que significa um compromisso de atuação saudável do ponto de vista ambiental e social e uma garantia para o mercado de boas práticas da indústria de mineração.

O ICMM trabalha em parceria com entidades ligadas ao setor ambiental, o que facilita a compreensão e o entendimento mútuo entre ambientalistas e a indústria de mineração e a melhoria dos métodos de conservação e desenvolvimento de áreas em que as empresas operam.

Como afirmou o Presidente do ICMM, Paul Mitchell, “O programa de desenvolvimento socioeconômico do ICMM é voltado para maximizar a contribuição da indústria de mineração dos países ou comunidades onde as empresas operam. Os projetos incluem desenvolvimento em diversas áreas, como a social, a dos negócios e a dos direitos humanos. (....). O objetivo é identificar os fatores de desenvolvimento do setor de mineração e instruir as práticas operacionais para gerar uma renda sustentável a partir do solo”.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com satisfação que registro o trabalho meritório desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce, que envolve ações e atividades de responsabilidade social e ambiental.

Gostaria de destacar aqui algumas dessas atividades relevantes que contam com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce:

- o apoio à melhoria das condições de vida e às técnicas de maricultura dos pescadores da região de Mangaratiba, no Rio de Janeiro;

- o trabalho da Pastoral da Criança e do Menor, em Itabirito;

- o Projeto do Museu Vale do Rio Doce, que estimula a reflexão de jovens e crianças para o mundo da arte; e

- a biblioteca itinerante, com foco especial nas crianças.

Esses são apenas alguns dos projetos de cidadania e de responsabilidade social apoiados pela Companhia Vale do Rio Doce.

A recuperação do Rio Paraupebas, no Pará; a parceria com o Instituto Ethos; o Programa de Gestão de Resíduos da Vale, que fornece sobras de madeira para as paneleiras de Goiabeiras, de Vitória, no Espírito Santo; e o programa que cuida da solução de questões pessoais dos empregados e familiares, tudo isso representa o compromisso de responsabilidade social de uma empresa que não apenas ocupa o primeiro lugar entre as empresas brasileiras, mas também é capaz de contribuir para dar dignidade e cidadania a seus empregados e às comunidades onde atua, tanto no Brasil como no exterior.

Quero, neste momento, me congratular com todos os dirigentes e funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, empresa que é motivo de orgulho para todos nós brasileiros.

Muito obrigado.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2007 - Página 41627