Discurso durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimentos ao Presidente Lula pela sanção de dois projetos da autoria de S.Exa., o que federaliza o Porto de Regência, em Linhares, e o que homenageia o primeiro prefeito negro do Brasil, Mário Gurgel.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Agradecimentos ao Presidente Lula pela sanção de dois projetos da autoria de S.Exa., o que federaliza o Porto de Regência, em Linhares, e o que homenageia o primeiro prefeito negro do Brasil, Mário Gurgel.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2007 - Página 41671
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROJETO, AUTORIA, ORADOR, FEDERALIZAÇÃO, PORTO, MUNICIPIO, LINHARES (ES), REGIÃO NORTE, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), POSSIBILIDADE, RECEBIMENTO, RECURSOS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, HOMENAGEM, PIONEIRO, NEGRO, PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, HISTORIA, VIDA PUBLICA.
  • ANUNCIO, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), INAUGURAÇÃO, FORNO, INDUSTRIA SIDERURGICA, CONHECIMENTO, CONSTRUÇÃO, SIDERURGIA, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, MUNICIPIO, ANCHIETA (ES), SUPERIORIDADE, AMERICA LATINA, PARCERIA, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD).
  • SAUDAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, IMPORTANCIA, PRESENÇA, INAUGURAÇÃO, PONTE, MUNICIPIO, COLATINA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ANALISE, RELEVANCIA, OBRA URBANISTICA, CRESCIMENTO ECONOMICO, LIGAÇÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DA BAHIA (BA), DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna esta tarde para fazer um agradecimento ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta semana, dois projetos de minha autoria, coisa rara, foram sancionados pelo Senhor Presidente da República sem que eu tivesse ido lá pedir, sem que eu tivesse solicitado a algum assessor ou procurado alguém do Palácio.

            Reclama-se muito aqui de que poucos projetos chegam a se transformar em leis de iniciativa dos Parlamentares. Tive a sorte e o mérito de, em uma semana, ter dois projetos sancionados pelo Presidente da República. Penso que nem o Senador Paulo Paim teve algum dia em sua vida uma oportunidade como essa.

            O primeiro projeto, Sr. Presidente, é muito importante porque transforma, federaliza, inclui na relação dos portos federais do Brasil o Porto Federal de Regência, no Município de Linhares, no norte do Espírito Santo. Esse porto é muito importante para o futuro do Brasil. Primeiro, ele atualmente é um porto usado pela Petrobras para escoamento de gás, escoamento de petróleo e para os navios do tipo supply das plataformas que atuam extraindo gás e petróleo na costa norte do Estado do Espírito Santo.

            Mas, com a sua federalização, o Governo Federal poderá aplicar recursos que já existem no PAC para transformá-lo num porto muito importante, inclusive para Brasília, porque, com a execução das obras da BR-484, a rodovia que corta transversalmente o Brasil, saindo lá do Município de Linhares, da BR-101, e vindo aqui para o interior do Brasil, ele se transforma num porto muito importante para o desenvolvimento econômico do norte do Espírito Santo, do leste de Minas e do sul da Bahia, que possui indústrias de celulose, de papel e, agora, uma nova modalidade muito importante de exportação de gado, a exportação de rezes vivas, em navios que levam de quinze a vinte mil rezes de uma vez, vivas, até o mercado onde elas são abatidas e transformadas em alimentos e outros produtos industriais.

            Ouviremos falar muito do Porto de Regência, em Linhares, quando se contar a história do desenvolvimento dessas regiões brasileiras. Quero agradecer ao presidente ter sancionado essa lei.

            E uma outra, Sr. Presidente, foi uma homenagem muito importante que o Presidente da República prestou ao primeiro negro Prefeito de uma capital do Brasil, Mário Gurgel. Foi Deputado Federal, foi Prefeito de Vitória eleito, foi um grande democrata, cassado na época dos militares. Sofreu muita perseguição. Um homem muito pobre. Começou como engraxate em Vitória, vindo do Rio Grande do Norte, e se transformou no Prefeito e no Deputado Federal mais votado do Estado do Espírito Santo. Esse homem morreu pobre. Tive muitas oportunidades de ajudá-lo, até financeiramente. Agora, ele passou a ser o nome de uma avenida que passa sobre a BR-262, entre o bairro de Jardim América e o trevo da Ceasa, no Município de Cariacica, no Estado do Espírito Santo. O Presidente da República sancionou essa lei. A família de Mário Gurgel vai, no próximo dia 29, a Vitória, agradecer esse ato do Presidente da República.

            O Presidente vai a Vitória, Sr. Presidente, no dia 29, para um programa muito importante: inaugurar o terceiro alto-forno da maior siderúrgica da América Latina, a Arcelor Mittal, que está no Estado do Espírito Santo. Vai tomar conhecimento da segunda maior siderúrgica da América Latina, que transformará o Espírito Santo no maior produtor de aços e perfilados do Brasil, a usina Baosteel, chinesa, em associação com a companhia Vale do Rio Doce, a ser construída no Município de Anchieta.

            O Presidente da República irá à Colatina, no Estado do Espírito Santo, para inaugurar a segunda ponte sobre o Rio Doce, a segunda ponte sobre o Rio Pancas, o contorno de Colatina e o viaduto da ligação de Colatina, em direção a Aimorés, da BR-259, com o Estado de Minas Gerais.

            O Presidente Getúlio Vargas, em 1951, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esteve em Colatina e inaugurou a primeira ponte sobre o Rio Doce. Desde 1951, nunca mais um presidente da República foi a Colatina.

            O Presidente Lula, no dia 29, pela manhã, depois de 64 anos, será o segundo Presidente da República a visitar o norte do Espírito Santo. Vai inaugurar, então, essas importantes obras do Governo Federal no Município de Colatina.

            Eu anuncio essa viagem do Sr. Presidente da República, que participa de dois importantes eventos para a história econômica do Espírito Santo, mas também para a história econômica do Brasil. A BR-259 e essa ponte ligam o Espírito Santo ao Estado de Minas Gerais, ao Estado da Bahia e também a Brasília. Esse segundo alto-forno da Arcelor Mittal é uma importante realização para o Brasil, porque transforma essa usina na maior produtora de aço do Hemisfério Sul, da América Latina, portanto. São eventos importantes para a história do Espírito Santo.

            Eu quero agradecer ao Presidente as duas leis de minha autoria que sancionou e cumprimentá-lo pelas importantes obras que entrega ao Brasil, no dia 29, no Estado do Espírito Santo.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2007 - Página 41671