Pronunciamento de Alvaro Dias em 26/11/2007
Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "O mulá Omar brasileiro", publicado na revista Veja, edição de 12 de setembro último.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro do artigo intitulado "O mulá Omar brasileiro", publicado na revista Veja, edição de 12 de setembro último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/11/2007 - Página 41906
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), QUESTIONAMENTO, ESCOLHA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DIREÇÃO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), POSSIBILIDADE, RETROCESSÃO, BRASIL, INTERESSE, UTILIZAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS, FUSÃO, EMPRESA PRIVADA, TELEFONIA, RETORNO, ESTATIZAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD).
O SR. ALVARO DIAS (PSDB -PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado, “O mulá Omar brasileiro”, publicado pela revista Veja, em sua edição de 12 de setembro de 2007.
O artigo do jornalista Diogo Mainardi analisa e lamenta a atual estrutura do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, na gestão do presidente Lula. Para o articulista, a escolha de Luciano Coutinho para a presidência do BNDES se compara a liderança do afegão, Mulá Omar, líder do Taliban, grupo fundamentalista que tentou impedir a entrada da modernidade no Afeganistão, proibindo o uso dos radinhos de pilha naquele país. Segundo Mainardi, Luciano Coutinho fez o Brasil retroceder no tempo ao implementar a reserva de mercado na área de computadores no governo Sarney. “No mesmo período em que, nos Estados Unidos, a Microsoft introduzia o Windows, a Apple o Macintosh, o Brasil, seguindo o caminho indicado por Luciano Coutinho, decidia fabricar sucata na Zona Franca de Manaus.”
Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*************************************************************************
Matéria referida:
“O mulá Omar brasileiro”.