Discurso durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença, hoje, no Senado Federal, do Arquiduque de Luxemburgo. Anúncio da visita do presidente Lula ao Espírito Santo para inaugurar obras.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da presença, hoje, no Senado Federal, do Arquiduque de Luxemburgo. Anúncio da visita do presidente Lula ao Espírito Santo para inaugurar obras.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2007 - Página 42213
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, CHEFE DE ESTADO, PAIS ESTRANGEIRO, LUXEMBURGO, SENADO, PARTICIPAÇÃO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), INAUGURAÇÃO, FORNO, SIDERURGIA, PROPRIEDADE, INDUSTRIAL, INDIA, ANUNCIO, PRESENÇA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ANALISE, IMPORTANCIA, INICIATIVA, APOIO, GOVERNO FEDERAL, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO, AÇO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), RELEVANCIA, AMERICA LATINA.
  • COMENTARIO, EMPENHO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AMPLIAÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, VITORIA, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INAUGURAÇÃO, PONTE, RIO DOCE (MG), MUNICIPIO, COLATINA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), GASODUTO, ASSINATURA, CONVENIO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, CONSTRUÇÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, HABITAÇÃO POPULAR, MUNICIPIOS, REGIÃO.
  • ELOGIO, RELEVANCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), COMPARAÇÃO, ANTERIORIDADE, GOVERNO.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, daqui a alguns instantes estará no Salão Nobre desta Casa, pela primeira vez na história do Senado brasileiro, o Arquiduque de Luxemburgo, Chefe do Poder Executivo daquele país. E, amanhã, em Vitória, participará de um evento muito importante: a inauguração do segundo alto-forno da Companhia Siderúrgica de Tubarão, da ArcelorMittal, do grande industrial da Índia, Sr. Mittal, que acompanha o Arquiduque. Amanhã, ambos receberão o Presidente Lula na inauguração desse alto-forno. Isso transforma a CST na maior siderúrgica do Hemisfério Sul, da América Latina. Portanto, trata-se de um grande evento, um evento muito importante para o Brasil.

Ao mesmo tempo, o Presidente Lula tomará conhecimento da segunda maior siderúrgica da América Latina, que será construída na cidade de Anchieta, no litoral do Espírito Santo, na localidade de Ubu, pela Baosteel chinesa, associada à Companhia Vale do Rio Doce.

Com essas duas iniciativas, o Espírito Santo se transformará no maior produtor de aço da América do Sul, maior que São Paulo e maior que Minas Gerais.

O Presidente Lula vai desembarcar no Aeroporto de Vitória, com as obras daquele aeroporto retomadas, depois de uma interrupção que durou quase um ano. O Aeroporto de Vitória foi construído para receber 500 mil passageiros/ano e está recebendo três milhões de passageiros/ano, num sufoco muito grande, numa dificuldade operacional muito grande. Essa obra, iniciada pelo Presidente Lula e que deve terminar no ano que vem, pelo mês de junho ou julho, transforma o Aeroporto de Vitória num dos maiores do Brasil, com a construção da segunda pista, com a nova estação de passageiros e com uma estação de cargas. O Aeroporto de Vitória hoje já recebe aviões internacionais de carga: três vôos semanais, que pousam ali graças à grande atividade de importação e exportação realizada por via aérea de mercadorias de alto valor agregado.

O Presidente Lula também vai à cidade de Colatina, no norte do Espírito Santo. Colatina recebeu a visita, em 1949, do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que lá inaugurou a primeira ponte sobre o Rio Doce. O Presidente Lula inaugura, amanhã, a segunda ponte sobre o Rio Doce, uma ponte muito importante não só para o Espírito Santo, mas também para o Brasil. Dali, dessa ponte, com o contorno da cidade de Colatina, com a segunda ponte do Rio Pancas e com o viaduto que corta a rodovia estadual com destino a Nova Venécia, há, então, a penetração da BR-259, que, saindo de Vitória, vai a Colatina, Aimorés, Governador Valadares e vem parar em Brasília. Dá acesso, portanto, aos portos do Espírito Santo e ao interland brasileiro essa importante rodovia.

            O Presidente da República, conforme, há pouco, citava aqui o ilustre Senador Delcídio Amaral - que nos deu uma aula de pós-graduação em matéria de energia; parabéns a S. Exª -, vai inaugurar o primeiro trecho, que praticamente está pronto: Vitória-Cabiúnas, no Rio de Janeiro. Mas Cabiúnas vai ser uma segunda etapa, a ser inaugurada no começo de janeiro. Agora, o de Cacimbas-Vitória, já fornecendo gás para Vitória, o segundo gasoduto, vai ser inaugurado amanhã pelo Presidente Lula. Logo a seguir, o Presidente vai ao Palácio do Governo, onde terá oportunidade de assinar vários convênios, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, de infra-estrutura em Vitória, em Cachoeiro de Itapemirim, em Vila Velha, na Grande Vitória e para a construção também de casas populares.

De modo que é uma visita muito importante do Presidente da República, que, ouso dizer, com cinco anos de governo, já fez mais pelo Espírito Santo do que os oito anos do governo anterior. O Presidente Lula tem esta marca de um trabalho muito importante e muito grande feito no Espírito Santo, com essas obras que se multiplicam por todo o território do Estado.

            O Senhor Presidente da República também marca este dado: quer dizer, depois de 67 anos, pela primeira vez um Presidente da República vai ao interior do Espírito Santo, ao interior norte, onde inaugura importantes obras. A ponte sobre o Rio Doce é importante, tem mais de dois quilômetros. É uma ponte cuja construção comecei, como Governador, em 1986; deixei 60% dela pronta. Entretanto, a obra sofreu várias paralisações, passou para o Governo Federal; Ministros do Governo anterior a recomeçaram e pararam. Amanhã, finalmente, essa grande obra, a ponte sobre o Rio Doce, o contorno da cidade de Colatina, a ponte sobre o Rio Pancas e o viaduto sobre a BR-259 vão ser inaugurados pelo Presidente da República.

Tenho que agradecer ao Sr. Presidente e cumprimentá-lo por essa grande vitória do seu Governo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2007 - Página 42213