Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a presença das autoridades de Roraima que compareceram ao debate sobre a situação da demarcação de áreas indígenas da Raposa Serra do Sol.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INDIGENISTA.:
  • Registra a presença das autoridades de Roraima que compareceram ao debate sobre a situação da demarcação de áreas indígenas da Raposa Serra do Sol.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2007 - Página 41553
Assunto
Outros > POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, AUTORIDADE ESTADUAL, ESTADO DE RORAIMA (RR), PARTICIPAÇÃO, DEBATE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA, SITUAÇÃO, POPULAÇÃO, DESAPROPRIAÇÃO, TERRAS, ANUNCIO, DISPONIBILIDADE, ORADOR, ACOMPANHAMENTO, NEGOCIAÇÃO, POSSIBILIDADE, APLICAÇÃO, PROJETO, RENDA MINIMA, CIDADANIA.

     O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria também de saudar o Vice-Governador pela presença. Esteve também presente o Governador Ottomar Pinto, além do Vice-Governador Anchieta Júnior e dos deputados e deputadas estaduais que aqui se encontram, por iniciativa do Senador Mozarildo Cavalcanti, que, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, promoveu um importante debate hoje a respeito da situação da demarcação de áreas indígenas da Raposa Serra do Sol e dos temas que S. Exª vem estudando a respeito das terras do Estado de Roraima. Hoje pudemos ouvir o depoimento de inúmeros deputados estaduais, além do Governador e do Vice-Governador, relativamente ao relatório que o Senador Mozarildo Cavalcanti está desenvolvendo com o objetivo de averiguar a situação dos brasileiros chamados não-índios que foram retirados da área indígena Raposa Serra do Sol.

     Vamos ouvir, proximamente, os Ministros da Justiça, da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, completando as informações sobre o tema.

     Tive a oportunidade, então, de bastante aprender com os depoimentos que ali ouvimos. E as conclusões, obviamente, deverão ser apresentadas depois de serem completadas as audiências públicas previstas.

     Cumprimento os Senadores Mozarildo Cavalcanti e Augusto Botelho e todos os que lá estivemos para ouvir essas observações importantes.

     Tive, nessa ocasião, a oportunidade de transmitir ao Governador, ao Vice-Governador e aos Deputados de Roraima que me disponho a ir lá para acompanhar, aprender mais e, inclusive, explicar a eles a proposição de uma renda básica de cidadania, de um fundo Brasil de cidadania.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2007 - Página 41553