Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogia a conduta do presidente Tião Viana e solicita esclarecimentos sobre possível acordo para absolver Renan Calheiros.

Autor
Osmar Dias (PDT - Partido Democrático Trabalhista/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Elogia a conduta do presidente Tião Viana e solicita esclarecimentos sobre possível acordo para absolver Renan Calheiros.
Publicação
Publicação no DSF de 22/11/2007 - Página 41564
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • ELOGIO, CONDUTA, TIÃO VIANA, PRESIDENTE, INTERINO, SENADO, INCENTIVO, MELHORIA, TRABALHO, CONGRESSISTA, IMPORTANCIA, NOTA OFICIAL, IMPRENSA, DEFESA, LEGISLATIVO, REITERAÇÃO, PROTESTO, NEGOCIAÇÃO, PRORROGAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, EXISTENCIA, ACORDO, ABSOLVIÇÃO, RENAN CALHEIROS, SENADOR.

     O SR. OSMAR DIAS (PDT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também gostaria de cumprimentar V. Exª pela forma com que vem presidindo o Senado Federal nessa interinidade, que faz com que a gente perceba, ou sinta, que não é uma interinidade. V. Exª tem conduzido a Casa com rigor, tem dado ritmo aos trabalhos e tem permitido que os Senadores exerçam os seus mandatos com tranqüilidade.

     A resposta dada por essa nota, evidentemente, é tudo que nós esperávamos, porque há muita notícia que sai de dentro do Senado e que não é verdadeira.

     Eu gostaria que o pronunciamento que fiz ontem da tribuna desta Casa, protestando contra o conluio ou acordo, ou como o queiram chamar, para votar a CPMF vinculado à absolvição ou não do Senador Renan Calheiros, também fosse esclarecido, porque não fica bem a imprensa brasileira noticiar que no Senado corre solto um acordo para absolver o Senador Renan Calheiros em troca da aprovação da CPMF.

     Dessa forma, eu não vou dar meu voto para avalizar qualquer acordo que seja espúrio, escuso, absurdo e escondido. Isso também tem de ser esclarecido. Acho que V. Exª tem conduzido a Casa com toda clareza. E poderíamos ter, também, os esclarecimentos em relação a esse assunto que está me incomodando, porque eu não gostaria de votar nem uma nem outra matéria se continuar essa história de vinculação dos dois.

     Gostaria de pedir, também - se ainda for possível -, a minha inscrição para uma comunicação inadiável.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/11/2007 - Página 41564