Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento da Sra. Helena Northfleet, mãe da Ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento da Sra. Helena Northfleet, mãe da Ministra Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2007 - Página 41444
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MÃE, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

            O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminhei à Mesa requerimento de voto de pesar dirigido à Ministra Ellen Gracie pela perda de sua genitora, D. Helena Northfleet.

            Trata-se de solidariedade nesse momento de dor, que Malherbe dizia ser la douler eternelle (a dor eterna), que é a perda de uma mãe.

            Sr. Presidente, a melhor homenagem que podemos fazer à D. Helena é reconhecer o valor da filha que ela, contemplada pelo destino, deu ao Brasil: a Ministra Ellen Gracie, não só por ser a primeira mulher a integrar a nossa Suprema Corte e a presidi-la, como também por sua cultura e dignidade, que a tornam a figura exemplar e humana que todos reconhecemos neste País.

            Associo-me, portanto, à manifestação de pesar de todo o Senado, por esse momento doloroso por que passa a Srª Ministra, pela perda de sua mãe, cuja memória louvamos neste instante.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2007 - Página 41444