Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denuncia falta de respeito com o Hino Nacional que foi executado ao som de forró, com a presença de um casal dançando e um boi-bumbá, na abertura do I Simpósio da Amazônia.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SIMBOLOS NACIONAIS.:
  • Denuncia falta de respeito com o Hino Nacional que foi executado ao som de forró, com a presença de um casal dançando e um boi-bumbá, na abertura do I Simpósio da Amazônia.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2007 - Página 41415
Assunto
Outros > SIMBOLOS NACIONAIS.
Indexação
  • PROTESTO, DESRESPEITO, HINO NACIONAL, ALTERAÇÃO, EXECUÇÃO, MUSICA, APRESENTAÇÃO, DANÇA, CASAL, FOLCLORE, SOLENIDADE, CONGRESSO NACIONAL, ABERTURA, SIMPOSIO, REGIÃO AMAZONICA, NECESSIDADE, PRESIDENCIA, CONTROLE, PROGRAMAÇÃO, RESPEITO, LEGISLATIVO.

            O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ainda há pouco eu estava presente à solenidade de abertura do I Simpósio da Amazônia. Na abertura, foi anunciada a execução do Hino Nacional. Esperamos a execução. O Hino Nacional foi executado ao som de forró, por um grupo paraense - sou paraense, represento o Amapá, mas sou paraense. Até aí, tudo bem. Inovação. Mas, de repente, indignou-me a falta de respeito para com a Pátria nesta Casa Legislativa, no Congresso Nacional. Em pleno Salão Negro do Congresso Nacional, na presença do Sr. Vice-Presidente da República, do Sr. Presidente do Senado, do Sr. Presidente da Câmara dos Deputados, de quase todos os Deputados e Senadores da Amazônia e de muitas outras autoridades, aparece um casal, com roupa caipira, e um boi-bumbá; ambos dançando ao som do Hino Nacional.

            Sr. Presidente, não sei se estou ultrapassado, se sou conservador, mas, para mim, que tenho 55 anos de idade, que já tenho certa experiência de vida, que já presenciei muitos eventos, nunca na minha vida passei por tanta indignação como ainda há pouco, durante a dança do boi-bumbá - isso deve ser inovação do Governo do Estado do Pará -, que demonstrou falta de respeito ao País.

            Os senhores representantes do Estado do Pará que me perdoem, mas não consegui aceitar isso e, em sinal de protesto pela minha Pátria, comuniquei o fato ao Senhor Presidente da República.

            Sr. Presidente, estou me retirando em protesto à falta de respeito ao nosso Hino Nacional. Comuniquei o ocorrido ao Sr. Presidente Tião Viana, Presidente do Senado; e ao Sr. Presidente da Câmara dos Deputados.

            Saibam as senhoras e os senhores que muitos ficaram estarrecidos, olhando aquele quadro de falta de respeito à Pátria e sem coragem de protestar.

            Sr. Presidente, toda e qualquer solenidade que houver no Congresso Nacional, peço a V. Exª, como Presidente da Casa, que faça uma revisão da mesma, uma análise da programação, para que esta Casa não dê o mau exemplo da falta de brasilidade, deixando que se execute o Hino Nacional em ritmo de forró, e que, durante a execução do Hino, haja danças de bois-bumbás e de pessoas com vestimentas folclóricas na nossa frente.

            Quero fazer este registro de indignação porque este País não pode ficar mais avacalhado do que está. 

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2007 - Página 41415