Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre o Relatório das Atividades Desenvolvidas e dos Resultados Obtidos no Exercício de 2006 relativos ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comentários sobre o Relatório das Atividades Desenvolvidas e dos Resultados Obtidos no Exercício de 2006 relativos ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2007 - Página 43079
Assunto
Outros > BANCOS. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, RELATORIO, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), APRESENTAÇÃO, DADOS, FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO NORTE (FNO), CRESCIMENTO, QUANTIDADE, PROGRAMA DE INVESTIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, AGRICULTURA, AGROINDUSTRIA, INDUSTRIA, TURISMO, INFRAESTRUTURA, EXPORTAÇÃO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADOS, PAIS, ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi-me enviado pelo Basa - Banco da Amazônia - o Relatório das Atividades Desenvolvidas e dos Resultados Obtidos no Exercício de 2006 relativos ao FNO - Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.

A publicidade desse tipo de informação é relevante na medida em que se cobra cada vez mais a eficiência por parte das políticas levadas a cabo pelo Estado.

A transparência é exigida pela sociedade em razão dos impostos cobrados e da obrigatoriedade de que esses tributos sejam revertidos em benefícios para todos -- e não apenas para alguns poucos.

É conhecida, de longa data, a notória incapacidade de o Estado Brasileiro dar retorno, em termos de serviços e infra-estrutura econômica e social, das verbas que lhe são destinadas por meio de inúmeros tributos.

Os recursos do FNO, por exemplo, correspondem a 0,6% da parcela de 3% da arrecadação dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados.

Esses recursos serviram, ao longo de 2006, para financiar dez programas, voltados para todos os campos de atividades econômicas, como agricultura, agroindústria, indústria, turismo, melhoria da infra-estrutura ou incentivo à exportação.

De acordo com o relatório do Basa, em 2006, foram financiadas vinte e nove mil operações de crédito, totalizando novecentos e oitenta e seis milhões de reais! As operações rurais representaram 99% do total do período. Além disso, os mini e micro produtores representaram 97% do total de contratações.

É relevante observar que a agricultura familiar, com 91% dos atendimentos, foi a grande beneficiária do FNO. Além disso, 26% das operações atenderam municípios tipificados como de baixa renda; 26% em estagnados de média renda; 39% em cidades consideradas como dinâmicas de menor renda e apenas 9% em cidades de alta renda.

Dentre os vários objetivos elencados pelo FNO podemos destacar os seguintes:

a) fortalecer e consolidar os arranjos produtivos locais;

b) aumentar a oportunidade de emprego, de ocupação de mão-de-obra e da massa salarial;

c) agregar valor à produção regional;

d) ampliar a base produtiva e a arrecadação fiscal;

e) combater o êxodo rural pelo estímulo à permanência do homem no campo;

f) criar oportunidade para a introdução de novas tecnologias;

g) contribuir para a geração e aumento de excedentes exportáveis;

h) contribuir para reduzir as desigualdades regionais;

i) estimular o aproveitamento econômico das vocações regionais;

j) melhorar a qualidade de vida do produtor rural;

k) promover o desenvolvimento da região; e

l) conter o desmatamento desordenado.

Esses são os objetivos que me parecem mais significativos. Não creio ser importante tratar detalhadamente de cada um deles. Pelos dados apresentados, creio que podemos perceber que o BASA está desempenhando de maneira adequada o seu papel de fomentador do desenvolvimento regional.

Nesse intento, é importante destacar a especial atenção concedida aos estados do Acre, Amapá e Roraima, haja vista a existência de fatores de dificultam o desenvolvimento, como, por exemplo, as questões de caráter fundiário, vias de acesso ruins, mão-de-obra com baixa qualificação e baixa organização contábil das empresas.

Os resultados das ações do Basa têm-se refletido diretamente no incremento da renda e do emprego, agindo de maneira fundamental para a diminuição das desigualdades regionais.

Creio que o Estado Brasileiro finalmente entrou em uma nova era em termos de administração pública. Temos, como nunca dantes, um compromisso simultâneo com o desenvolvimento e com a responsabilidade com as contas públicas. Isso, em boa parte, se deve ao fortalecimento de agências de fomento, como o Basa.

Na condição de amazônida, fico esperançoso de que a região Norte cumprirá o seu destino de ser não apenas o pulmão do planeta, mas de também ser fonte de riqueza sustentável para milhões de brasileiros.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2007 - Página 43079