Pronunciamento de Expedito Júnior em 27/11/2007
Discurso durante a 218ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comunica a decisão do Partido Republicano - PR de se manter provisoriamente no bloco de apoio ao governo, sem fechamento de questão quanto à CPMF.
- Autor
- Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
- Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA PARTIDARIA.
TRIBUTOS.:
- Comunica a decisão do Partido Republicano - PR de se manter provisoriamente no bloco de apoio ao governo, sem fechamento de questão quanto à CPMF.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/11/2007 - Página 41941
- Assunto
- Outros > POLITICA PARTIDARIA. TRIBUTOS.
- Indexação
-
- REGISTRO, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO (PRE), DEBATE, PROPOSTA, SAIDA, BANCADA, GOVERNO, COMENTARIO, ENTENDIMENTO, CONTINUAÇÃO, APOIO, INDEPENDENCIA, VOTAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), REITERAÇÃO, DECLARAÇÃO DE VOTO, ORADOR, OPOSIÇÃO, PRORROGAÇÃO.
- ANUNCIO, REPETIÇÃO, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO REPUBLICANO (PRE), POSTERIORIDADE, VOTAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), DEFINIÇÃO, DIRETRIZ, POLITICA PARTIDARIA.
O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é só para fazer um comunicado: a nosso pedido, fizemos hoje uma reunião do nosso Partido, o PR. A nossa proposição era a de que o Partido deixasse o bloco de apoio ao Governo nesta Casa e que buscássemos outro caminho.
Hoje de manhã, o Partido se reuniu no gabinete do Senador João Ribeiro. Jamais a nossa colocação era a de que deveríamos iniciar uma oposição; muito pelo contrário, deixaríamos o bloco. Mas chegamos a um acordo, a um entendimento.
Agora, há pouco, eu falava com a Líder Ideli Salvatti. A nossa preocupação era a de que o bloco da maioria fizesse o fechamento de questão e nos deixasse numa saia justa. Então, já há o compromisso de que não há fechamento de questão quanto à CPMF, nem do bloco, tampouco do nosso Partido, o PR. Sobre essa questão da CPMF, cada Senador vai votar com sua consciência e com seus compromissos.
Eu tenho o meu voo já declinado, várias vezes, desta tribuna: o compromisso de votar contra a prorrogação da CPMF.
Mas, por esse entendimento, a Bancada decidiu que, primeiro, não vamos tratar desse assunto, para que não se confunda CPMF com a questão que estamos levantando, que diz respeito à saída do Bloco.
Então, logo após a votação da CPMF, o Partido se reunirá novamente, e, aí sim, vamos tomar uma decisão sobre quais serão os rumos do PR nesta Casa. Por enquanto, cada Senador vote com sua consciência, vote com seus compromissos! Tenho meus compromissos de campanha, tenho meus compromissos com o povo do Estado de Rondônia e tenho deixado muito clara minha posição na tribuna do Senado: votarei contra a prorrogação da CPMF por um compromisso que fiz com o povo do meu Estado, com o povo de Rondônia.