Discurso durante a 225ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do décimo aniversário da obtenção do título de "Cidade Patrimônio da Humanidade" pelo Município de São Luís/MA.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do décimo aniversário da obtenção do título de "Cidade Patrimônio da Humanidade" pelo Município de São Luís/MA.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2007 - Página 44162
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MUNICIPIO, SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), ANIVERSARIO, TITULO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), PATRIMONIO, MUNDO, SAUDAÇÃO, POVO, ELOGIO, ACOLHIMENTO, TURISMO, AGRADECIMENTO, MIGRANTE, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORTE.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Senadora Roseana Sarney, querida amiga, maranhenses aqui presentes, Srs. Parlamentares, seja qual for o conjunto das palavras que irei proferir aqui, para mim, o que importa é que estou tendo a oportunidade de manifestar o meu apreço, o meu carinho ao povo do Maranhão, ao Estado do Maranhão.

Antes do início desta sessão, estava ali no cantinho conversando com a Senadora Roseana e ela me revelava, o que é absolutamente natural, pelas responsabilidades que tem hoje, o seu cansaço por estar à frente de questões tão difíceis, de trato tão importantes.

Daqui a pouco, haverá sessão do Congresso para apreciar o PPA; temos o Orçamento, temos questões complicadas aqui na Casa. E grandes responsabilidades pesam sobre os ombros da Senadora Roseana. Mas eu disse a ela: Senadora, esqueça o cansaço, porque hoje é dia de cantar: Maranhão, que terra boa, onde o poeta nasceu! E ela tem razões de sobra, de sobejo para hoje estar sorrindo e festejando: ontem, foi o aniversário de sua querida mãe; hoje, está São Luís e o povo do Maranhão festejando uma data especial.

Queria revelar o meu carinho e o meu apreço ao Maranhão, ao povo do Maranhão, relatando aqui alguns fatos que me prendem ao Estado, às pessoas que ali vivem e trabalham. A primeira vez que estive em São Luís foi na segunda metade da década de 60. Estudante aqui em Brasília, meu pai era Deputado Federal, e fui convidado pelo meu então companheiro, na época, Haroldo Sabóia, filho de um Deputado do Maranhão já falecido - o velho Sabóia, muito querido, correligionário do Senador José Sarney -, a passar umas férias naquele Estado - 15 dias maravilhosos.

O Senador José Sarney era Governador na época. Tive a oportunidade de circular muito por São Luís, cidade fantástica, cidade muito interessante. Conheci também Alcântara. Mas revi São Luís há pouco tempo, no final de 2002, quando governava o Estado a Senadora Roseana Sarney. Meu filho Geraldo Neto passou em um concurso para o Hospital Sarah Kubitschek e assumiu o cargo em São Luís. Ficou cerca de um ano lá exercendo seu ofício com muito prazer, ele, sua mulher e o Lucas, que já havia nascido.

E vejam as coisas da vida. Na época, na primeira vez que fui a São Luís, jovem ainda, estudante, o Senador Sarney, que não é tão mais velho do que eu, já estava governando o Estado. E hoje nos encontramos aqui: S. Exª Senador, e eu Senador, com a maior admiração por esse homem público, tentando, modestamente, aprender na convivência com S. Exª. É a vida!

São Luís, que abraça a todos que ali chegam. São Luís, de povo trabalhador, de povo corajoso.

O Senador Mozarildo estava revelando aqui a existência de 40 mil maranhenses no seu Estado. Eu não sei quantificar...

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Geraldo, 45% da população de Roraima é maranhense. Quarenta e cinco por cento! Portanto, é muito mais de 40 mil.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC) - Desculpe, Senador. Retificando a informação: 45% da população de Roraima é maranhense - coisa fantástica!

Eu não sei quantificar, Senador Mozarildo, o número de maranhenses que vivem no meu Estado, no Acre, meu querido Estado, mas é muita gente. Tenho certeza absoluta de que eles não me perdoariam se eu não aproveitasse a oportunidade de falar, inclusive em nome deles, agora, nesta oportunidade, e parabenizar o povo do Maranhão e, em especial, o povo de São Luís por essa conquista, uma conquista de fundamental importância.

Tenho certeza absoluta de que todos nós brasileiros nos honramos e nos sentimos muito bem em festejar a data que hoje comemoramos em relação à cidade de São Luís.

Disse, no início, que não importava o conjunto das palavras que eu iria proferir aqui. É um discurso muito singelo, muito curto, mas, repito, queria ter esta oportunidade, este privilégio de vir aqui à frente das senhoras e dos senhores, com a Senadora Roseana presidindo, ao lado de sua querida mãe, e dizer do meu apreço, do meu carinho ao povo do Maranhão, ao povo de São Luís e deixar aqui, em meu nome e em nome dos acreanos e em nome dos maranhenses que vivem em meu Estado, os nossos sinceros parabéns por esta data que se comemora hoje.

Senadora Roseana, era isso que eu queria deixar aqui como nossa mensagem e agradeço a oportunidade. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2007 - Página 44162