Discurso durante a 226ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inauguração hoje de unidade do Sarah Kubitschek no Pará. Apelo ao Presidente Lula para que revolva os problemas de infra-estrutura no Marajó.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Registro da inauguração hoje de unidade do Sarah Kubitschek no Pará. Apelo ao Presidente Lula para que revolva os problemas de infra-estrutura no Marajó.
Aparteantes
Flexa Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 07/12/2007 - Página 44249
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INAUGURAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), HOSPITAL, REDE NACIONAL DE HOSPITAIS DA MEDICINA DO APARELHO LOCOMOTOR, AGRADECIMENTO, SENADOR, BANCADA, GOVERNO, APOIO, GESTÃO, ORADOR, AGILIZAÇÃO, PROCESSO.
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, EXERCICIO, OPOSIÇÃO, REITERAÇÃO, RECONHECIMENTO, PROVIDENCIA, GOVERNO, INTERESSE PUBLICO, ESTADO DO PARA (PA).
  • ANUNCIO, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ILHA DE MARAJO, ESTADO DO PARA (PA), SOLUÇÃO, ENERGIA ELETRICA, AUSENCIA, ITINERARIO, AREA, SUBDESENVOLVIMENTO, MISERIA, EXPECTATIVA, ATENÇÃO, PROBLEMA, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, LIBERAÇÃO, RECURSOS, INVESTIMENTO, TURISMO, SEMELHANÇA, AUXILIO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ANGOLA.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.

            Sr. Presidente, primeiro eu quero agradecer o Senador Flexa Ribeiro pela cessão do horário. Muito obrigado, Senador.

            Senador Presidente, quero, na tarde de hoje, também dizer a V. Exª: muito obrigado. Porque, exatamente no dia de hoje, a esta hora, estamos inaugurando o Hospital Sara Kubitscheck. Um hospital pelo qual, por várias vezes - e V. Exª sabe disso -, eu pedi desta tribuna, para que todos me ajudassem para que o Estado do Pará pudesse ter um hospital de referência. E V. Exª, por várias vezes, fez contato com a Drª Lúcia, juntamente com o Senador Suplicy e o Senador Paim. Eu quero dizer a V. Exª, Presidente, e Senador Flexa Ribeiro, que nós do Estado do Pará, tanto eu como V. Exª, que somos Oposição declarada, aqui neste Senado, ao Governo Federal e ao Governo do Estado do Pará, não fazemos política com ódio. Na hora que temos de elogiar e agradecer, nós temos humildade para fazê-lo. E é exatamente isto, Senador Flexa Ribeiro, que nós estamos fazendo hoje aqui, agradecendo as providências e a atenção que nos deram. Senador Camata, V. Exª ouviu, por várias vezes, eu pedir energia para o Marajó, eu falar do Hospital Sara Kubitschek, pedir a transamazônica, pedir as eclusas de Tucuruí para o meu Estado.

            V. Exª também me ajudou Exª, fazendo apartes e solicitando providências em caráter imediato. Hoje estamos festejando esse fato, mostrando que, na hora do agradecimento, sabemos fazê-lo. Tenho feito, e vou continuar fazendo, aqui desta tribuna, uma Oposição dura, muito dura. Não pouparei críticas, mas na hora de agradecer, temos a humildade para saber fazê-lo.

            Não torcemos pela desgraça. Não torcemos para não dar certo, principalmente no que se refere ao Estado do Pará, que tanto amamos. Hoje quero festejar a inauguração de um hospital que, há muito tempo, estava fechado, um hospital de suma importância para o Pará, o Hospital de Reabilitação Infantil, que o povo paraense desejava, que servirá às crianças do meu Estado, que não podia mais ficar dependendo apenas dos seus equipamentos para funcionar. Valeu a nossa luta, valeu a luta de vários Senadores.

            Quero dizer, agradecendo, ao Presidente Lula que ele não fez mais do que a obrigação. O povo paraense está agradecendo, mas é obrigação do Governo Federal fazer o que fez. Sua Excelência vai ao Marajó.

            Infelizmente vai conhecer só uma parte do Marajó amanhã, só uma parte, porque a parte de Campos, Soure, Salvaterra, Cachoeira, Santa Cruz, na parte mais sofrida o Presidente não vai.

            Mas queremos agradecer, porque vai resolver o problema de energia elétrica no Marajó, por que tanto clamamos aqui desta tribuna, por que tanto pedimos, eu e o Senador Flexa Ribeiro.

            Aquilo que o Suplicy fala - e é bom que isso exista, Suplicy - é que o Presidente Lula nos escuta pela TV Senado, V. Exª me falou isso uma vez. E é bom que ele nos escute. E parece que ele nos escutou agora, levando o Sarah e a energia elétrica para a Ilha do Marajó.

            Oxalá! Tomara que a assinatura dos convênios, hoje, seja realidade e que o Marajó saia da escuridão, que o Marajó saia daquilo de que sempre padece, há muitos e muitos anos, que é a falta de energia elétrica.

            Tomara que Nossa Senhora de Nazaré possa iluminar a cabeça do Presidente Lula e, lá, ele possa resolver também os problemas de transporte no Marajó. Não é só energia, Senador Flexa Ribeiro, que precisamos; precisamos, urgentemente, resolver, Senador Alvaro Dias, o nosso problema de transporte no Marajó.

            Espero que o Presidente tenha essa consciência de resolver os problemas de infra-estrutura no Marajó. Um Marajó tão abandonado, um Marajó tão desprezado, um Marajó para o qual ninguém olha, um Marajó em que existem milhares e milhares e milhares de cidadãos passando alta necessidade, com a falta de transporte, com a falta de energia. 

            Oxalá, tomara, Senador Flexa Ribeiro, que o Presidente Lula, que já deu tanto dinheiro para a África e a Colômbia, tenha a sensibilidade de fazer o que fez em Angola, ou seja, liberar R$2 bilhões para investimento no turismo na Ilha do Marajó, colocar transporte. Ele vai ver agora que o Marajó é muito mais pobre que Angola. Em vez de dar dinheiro para Angola, ele deveria estar protegendo os cidadãos brasileiros que necessitam da proteção do Governo Federal.

            É com muita honra que concedo um aparte a V. Exª, Senador Flexa Ribeiro.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Mário Couto, V. Exª tem toda a razão de hoje festejar a abertura da Rede Sarah e todos esses benefícios que o Presidente Lula leva ao Pará. Eu gostaria que Sua Excelência fosse ao Pará todas as semanas e pudesse atender o Pará em todas as suas necessidades. Para mim, inauguração tem menor importância. O importante é atender à população tanto que V. Exª e eu dissemos que queríamos estar lá. Ainda ontem recebi um convite do coordenador da Bancada, Deputado Paulo Rocha, para acompanhar a comitiva e disse a S. Exª que não, que eu fazia questão de estar aqui, até porque espero votar a CPMF na sessão de hoje, e que a minha satisfação é ver o Rede Sarah funcionando.

            Mas quero dizer a V. Exª que tive informação de que o nosso amigo, defensor desta causa ao longo de todos esses cinco anos que o hospital ficou pronto e paralisado, o Agostinho Monteiro, foi barrado pela Governadora, que não lhe deu acesso ao prédio, autorizando apenas a entrada da Deputado Regina Barata para representar os deficientes. Eu não aceito uma coisa dessa. Quero trazer aqui, interrompendo o pronunciamento de V. Exª, a informação que tive ao sair do gabinete agora. Então, quero prestar minha solidariedade não só a Agostinho Monteiro, mas também a todos aqueles que lutaram bravamente para que o Sarah fosse realmente entregue àqueles que necessitam, que são os deficientes lá do nosso Estado do Pará.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Senador Flexa, nós dissemos várias aqui, eu e V. Exª, que nós não precisávamos estar na inauguração e que nós entendíamos e entendemos que o importante é que as obras sejam realizadas. Não cabe a nós, Senador Flexa Ribeito, ter só o interesse de estar em cima de um palanque, Senador. Cabe a nós nos interessarmos e lutarmos para que as obras que hoje estão sendo inauguradas sirvam ao povo do Estado do Pará. Isso é que é importante. Não queremos exibição política. Não somos disso, Senador, tanto que não estamos no Pará hoje. Estamos aqui, loucos para votar a CPMF, mas parece que isso não vai acontecer, Senador Arthur Virgílio.

            O Governo quer mais um final de semana. Não importa, Senador, mais um, dois ou três finais de semana, vamos sair vitoriosos dessa luta que o nosso partido e o DEM tomaram a liderança, juntamente com companheiros de outros partidos. Temos a certeza que o povo paraense estará torcendo, e iremos festejar essa grande vitória na próxima terça-feira.

            Esperem, povo do nosso querido Brasil!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/12/2007 - Página 44249