Discurso durante a 228ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Indagações ao pronunciamento da Senadora Serys Slhessarenko.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. TRIBUTOS.:
  • Indagações ao pronunciamento da Senadora Serys Slhessarenko.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2007 - Página 44568
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. TRIBUTOS.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, PRONUNCIAMENTO, SERYS SLHESSARENKO, SENADOR, TENTATIVA, INTIMIDAÇÃO, CONGRESSISTA, PRORROGAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), DESAPROVAÇÃO, CONDUTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ALTERAÇÃO, COMPORTAMENTO, ANTERIORIDADE, GOVERNO, PARECER CONTRARIO, CONTRIBUIÇÃO, DESTINAÇÃO, SAUDE.
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, AUSENCIA, PLANEJAMENTO, RENOVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), INEFICACIA, GESTÃO, RESULTADO, CRISE, SAUDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE, IMPORTANCIA, CONTENÇÃO, GASTOS PUBLICOS, MELHORIA, APLICAÇÃO, RECURSOS, ORIGEM, TRIBUTOS, COMENTARIO, SUSPENSÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), LICITAÇÃO, OBRA PUBLICA, MOTIVO, SUPERFATURAMENTO.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª.

Senadora Serys, fique absolutamente tranqüila, porque a nossa amizade é inoxidável, resiste ao tempo e à chuva. Resiste às mudanças de comportamento do seu Partido.

Estou aqui, Senadora Serys, para lhe mandar uma série de declarações e afirmações de pessoas ilustres do seu Partido, tais como o Presidente Lula, feitas contra a CPMF, um pouquinho lá atrás. Aqui tem uma fantástica, do Palocci, dizendo que se prepararia para a renovação da CPMF, inclusive dando três alternativas. Não se prepararam. Não se prepararam.

Quando eu disse que V. Exª fazia uma ameaça é porque virou refrão. Antes, tínhamos ouvido aqui do Senador Wellington: “Ah, vocês vão chegar na base e vocês vão ver”. Como se a base fosse nos crucificar porque estamos aqui tomando conta do dinheiro do povo.

No momento em que o Brasil está querendo a CPMF, vemos o Tribunal de Contas proibir, suspender licitações de obras superfaturadas. O Presidente da República vai ao Rio de Janeiro dar R$12 milhões para escolas de samba. Gosto muito, adoro escola de samba; mas, num momento como este não podemos, até para dar o exemplo, fazer festa para escolas de samba. É muito bom para o Rio de Janeiro e para o Brasil, mas devemos pensar no País, na economia que é preciso ser feita, Senadora Serys.

O problema do Governo de V. Exª não é de arrecadação. O Governo de V. Exª está abarrotado de dinheiro. É problema de gestão! Tanto é que estamos com crise em outros setores que não têm CPMF. O Governo está vivendo uma crise de má administração. Isso acontece na saúde e na educação. As estradas estão esburacadas. Vão criar fundo para cada uma dessas graves crises que o Governo vive? É o questionamento.

Concordo. V. Exª, pressionada pelo Governador Blairo Maggi, que é um grande líder, aliou-se à sua cartilha eleitoral no Estado. Compreendo como é que são essas coisas; existe esse compromisso político. Blairo, inclusive, é um candidato à Presidência da República e V. Exª sabe disso. Eu até estudo a possibilidade de apoiá-lo como um grande realizador; no entanto, não sou obrigado a concordar que, pelo fato de o Mato Grosso precisar renovar uma dívida, nós tenhamos que votar pela CPMF.

Os acordos de V. Exª com o Governador Blairo, respeito-os todos. Aliás, depois que vi aqui o Senador Eduardo Suplicy ser porta-voz da Senadora Roseana, fiquei muito feliz, mas alguns companheiros ficaram muito frustrados porque passaram a vida inteira próximos à Senadora e não tiveram esse privilégio. Veja como o Partido de V. Exª muda! A metamorfose ambulante que o Presidente Lula tanto prega está aí.

Agora não fique pensando, Senadora Serys Slhessarenko, que o Brasil não está acompanhando isso. Vocês se protegem na blindagem pessoal do Presidente Lula, mas o povo brasileiro está atento ao que vem acontecendo. Daí por que fique V. Exª absolutamente tranqüila e, se precisar, eu vou ao Mato Grosso ajudá-la nessa justificativa de V. Exª com o Blairo, porque é para o bem do Mato Grosso. Não tem essa história de Esquerda, nem de Direita, não; V. Exª e o Blairo estão juntos porque querem o bem do Mato Grosso, e o Mato Grosso irá aplaudi-la, aí sim, porque V. Exª se uniu a um adversário. É outra questão.

Mas o voto da CPMF não pode ser colocado nem por V. Exª, nem por este pedagogo universal, que é o Senador Wellington Salgado. Nós não podemos levar a coisa dessa maneira, principalmente diante de um pedagogo, um educador; não se pode mostrar às criancinhas brasileiras que estão nos ouvindo neste horário que ou se vota ou não se chega em casa inteiro. Não é bem assim, meus caros amigos.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2007 - Página 44568