Discurso durante a 228ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifestação sobre o pronunciamento do Senador Heráclito Fortes.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. TRIBUTOS.:
  • Manifestação sobre o pronunciamento do Senador Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2007 - Página 44569
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. TRIBUTOS.
Indexação
  • REPLICA, QUESTIONAMENTO, HERACLITO FORTES, SENADOR, ACUSAÇÃO, ORADOR, REALIZAÇÃO, ACORDO, GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), APROVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), ESCLARECIMENTOS, ISENÇÃO, PARECER FAVORAVEL, PRORROGAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), SUSPENSÃO, LICITAÇÃO, MOTIVO, SUPERFATURAMENTO, DEMONSTRAÇÃO, EFICACIA, GOVERNO FEDERAL, COMBATE, CORRUPÇÃO, DEFESA, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, COMENTARIO, ANTERIORIDADE, GOVERNO, AUSENCIA, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE.

A SR. SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma explicação pessoal. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, serei breve, obrigada.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria em primeiro lugar de dizer que não é o Governador Blairo Maggi que está me pedindo para votar. Se S. Exª tiver que pedir a alguém vai ser ótimo, se exigir da bancada de Mato Grosso, isso porque pediria aos nossos outros queridos dois Senadores de Mato Grosso. A mim não precisa pedir. O nosso Governo já sabe, há muito tempo, que eu sou a favor da CPMF. Então, ninguém vai pedir para que eu vote pela CPMF. Eu já tenho essa posição e deixei muito claro ali da tribuna agora. Expus os motivos e coloquei quatro perguntas sobre por que votar a favor da CPMF. Eu quero que me responda quem vai votar contra, que não concorda com aquelas quatro questões.

Outra questão. Não vou entrar em outros detalhes, é que o senhor diz que algumas obras estão sendo suspensas pelo TCU por superfaturamento. Aleluia! Eu acho isso muito bom, eu acho isso ótimo. Em outros tempos, superfaturamentos campeavam soltos e eram significativos; ficava tudo “embaixo do tapete” e dava-se um jeito. Agora não. Se há superfaturamento, o TCU tem mais é que entrar e parar, suspender. Ótimo, é por aí! O caminho é este, o caminho da transparência, o caminho da responsabilidade, o caminho da seriedade. Tem obra superfaturada? TCU neles, para que as obras sejam apuradas às últimas conseqüências porque nós não precisamos tratar as coisas de outra forma neste País.

O dia em que acabar a corrupção neste País, nós não vamos mais ter problema. E o caminho do Presidente Lula é realmente o extermínio da corrupção. É o estímulo a que o TCU atue cada vez mais. E essa é a minha vontade também.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2007 - Página 44569