Discurso durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 35 anos de sucesso da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 35 anos de sucesso da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2007 - Página 45331
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE PARTICULAR, MUNICIPIO, CANOAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ELOGIO, QUALIDADE, ENSINO, ESPECIFICAÇÃO, AREA, ATUAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAUDE, ESPORTE, TECNOLOGIA.
  • APRESENTAÇÃO, DADOS, DEMONSTRAÇÃO, EMPENHO, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, REGIÃO, CRIAÇÃO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, AREA, EDUCAÇÃO, SAUDE, ALIMENTAÇÃO.
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, AUMENTO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO BASICA, ENSINO SUPERIOR, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, INCENTIVO, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, BRASIL.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela Liderança do PTB. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente César Borges.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com enorme satisfação que participo, desta tribuna, a celebração dos 35 anos de sucesso de um dos mais importantes empreendimentos educacionais do Brasil, a Universidade Luterana do Brasil, Ulbra, com sede em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre.

O espírito empreendedor e a preocupação com a educação se encontraram, há 35 anos, e estabeleceram uma aliança, na forma de comunhão cívica e educacional, fazendo ressurgir primeiramente um colégio chamado Cristo Redentor, que evoluiu para uma faculdade de Administração, que começou a funcionar apenas com uma singela turma de cinqüenta alunos.

No dia 16 de agosto de 2007, a Universidade Luterana do Brasil comemorou 35 anos de instalação do curso de Administração, o início de sua atuação na área da graduação. A Universidade é mantida pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), tendo sua primeira escola sido fundada em 1911, quando imigrantes alemães construíram a primeira capela da Celsp. A Ulbra é, portanto, uma instituição confessional cristã da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), caracterizada por voltar-se para o futuro, buscando sempre o melhor em todas as suas áreas de atuação, disponibilizando para acadêmicos, profissionais e toda a comunidade serviços de qualidade, nas áreas da educação, saúde, esporte e tecnologia.

Assim, em apenas três décadas e meia, a Ulbra tornou-se um dos maiores empreendimentos educacionais brasileiros, contando atualmente com 126 mil alunos matriculados e atuando não apenas em cidades do Rio Grande do Sul, como Canoas, Guaíba, Gravataí, Torres, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Carazinho e Santa Maria, mas também nos Estados de Tocantins, Amazonas, Pará, Goiás e Rondônia.

A Ulbra é, de fato, um exemplo de sucesso e merece ser enaltecida, sobretudo por não se desviar de seu compromisso inicial, mantendo exemplares padrões de qualidade no ensino e na formação do indivíduo.

Se há muito a exaltarmos no campo educacional, é preciso também registrar que a Ulbra atua, com a mesma competência, em inúmeras outras áreas e faz ainda da responsabilidade social um dever da sua instituição.

Segundo o balanço social apresentado pela Universidade, entre inúmeros outros itens, em projetos, programas e ações sociais, a Ulbra vem investindo cerca de R$400 mil/ano, enquanto a área de meio ambiente e do desenvolvimento sustentável ficou, nos últimos dois anos, com cerca de R$5 milhões. A Ulbra foca sua ação social tanto no público interno como externo, atendendo a funcionários e a comunidades com programas de alimentação, educação, saúde e assistência social.

É muito bom poder comemorar o sucesso de uma instituição como a Ulbra num país como o Brasil, que se esforça, cada dia mais, para mudar de patamar educacional e para mudar seu nível de competitividade, mas mantendo o espírito cooperativo e solidário, tão necessário para o enfrentamento da desigualdade social brasileira.

É sabido que a educação de qualidade é o caminho mais seguro para a construção de uma nação, na qual os cidadãos possam participar, em bases mais igualitárias e democráticas, de todos os processos sociais e econômicos.

É necessário ampliar exponencialmente a produção científica nacional, que deve ser proporcional ao tamanho da diversidade de nossa realidade social, econômica, cultural, política, ambiental e familiar. O Brasil precisa aumentar ainda mais seu potencial de formar 12 mil doutores por ano.

Precisamos de muitos mais!

Necessitamos de estrategistas de negócios diversificados, Presidente César Borges, de empreendedores que aproveitem as novas oportunidades, para gerar novos mercados nos quais participarão novos fornecedores e novos consumidores.

Serão mais brasileiros incluídos autonomamente nessa era de crescimento econômico que o Brasil experimenta.

Assim, poderemos gerar mais empregos e renda suficientes para viabilizar ao Brasil um salto qualitativo para o século XXI, em condições mais competitivas e democráticas.

Somente com investimentos adequados e focados em um projeto futuro de nação é que poderemos transformar o Brasil num país diferente do atual, no qual pelo menos 50 milhões de brasileiros dependem da assistência básica do Estado, configurando um enorme passivo social.

Precisamos fazer todo esforço possível para transformar esse imenso contingente de pessoas desprivilegiadas num grande ativo humano socialmente competitivo.

Somente com a educação básica, a técnica e a de nível superior com ótimos padrões de qualidade e franqueadas a todos os brasileiros e brasileiras é que será possível transformar essa utopia em realidade.

Mas isso é possível!

Olhemos a trajetória da Ulbra, desde seu início como um pequeno colégio, até a grande corporação educacional em que se transformou, em menos de quatro décadas.

É possível, sim, transformar o Brasil. O exemplo da Ulbra cristaliza essa possibilidade.

Por isso, Sr. Presidente César Borges, Srªs e Srs. Senadores, fico feliz, como gaúcho e como brasileiro, em poder enaltecer e mostrar como é possível melhorar um país, o nosso Brasil. E a Ulbra é um grande exemplo dessa possibilidade.

            Encerro minhas palavras, Presidente César Borges, louvando o espírito cristão, empreendedor e solidário do Reitor da Ulbra, professor Ruben Eugen Becker, que conseguiu transformar um sonho em realidade.

E aproveito também este momento para saudar, nas pessoas da professora Sirlei, que nos está assistindo neste momento lá no nosso Rio Grande do Sul, da professora Nena, do pró-Reitor Jairo Jorge, todos os ilustres professores, trabalhadores e todos os colaboradores, alunos e ex-alunos que vivem o dia-a-dia dessa instituição referência no ensino gaúcho e brasileiro.

Longa vida para a Ulbra, Universidade Luterana do Brasil!

Obrigado, Presidente César Borges.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2007 - Página 45331